Nossas cidades ainda não encontraram uma solução para a gestão dos resíduos sólidos

São Paulo recicla apenas 1% do total do lixo que recolhe. Nos demais municípios da região metropolitana, os melhores índices de reciclagem estão em Santana do Parnaíba, com quase 17%, Barueri e Santo André, ambos em torno de 5%.

Resultado: a região metropolitana de São Paulo, que produz 10% do lixo total do país e que concentra a maior capacidade de inovação tecnológica e de recursos, não conseguiu ainda encontrar uma solução para a gestão e destinação final dos seus resíduos sólidos.

Com isso, continua-se gastando uma fortuna para enterrar o lixo. O cenário de São Paulo ainda é uma beleza, já que aqui não há mais lixões, que são realidade ainda em metade dos municípios do Brasil. Além disso, menos de 20% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva.

Esses números foram apresentados hoje no Encontro Internacional sobre Resíduos Sólidos Urbanos, pela Gina Rizpah Besen, que defendeu tese de doutoramento sobre o tema na Faculdade de Saúde Pública da USP.

Um comentário sobre “Nossas cidades ainda não encontraram uma solução para a gestão dos resíduos sólidos

  1. Uma vergonha. Moro em Montreal e aqui a grande maioria da populacao recicla o lixo. Nao vou citar numeros porque nao me lembro, mas para se ter uma ideia, a partir do mes que vem, a coleta do lixo vai passar de 2 vezes por semana para apenas uma (ja que nao ha necessidade de passar “tantas” vezes pra apanhar o lixo). e a partir de 2012, a populacao vai ser proibida de por o lixo organico para ser recolhido, vai ser obrigada a fazer a compostagem, em unidades espalhadas por todos os blocos da cidade (ja existem unidades espalhadas na cidade, e ja sao utilizadas, mesmo sem a obrigatoriedade).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s