Plano Diretor de São Paulo

Esta seção do blog é dedicada às discussões sobre a revisão do atual Plano Diretor de São Paulo.

icone_PD_mini

  • As publicações do blog sobre o assunto – com notícias, agenda, comentários e críticas – estão disponíveis aqui: Plano Diretor de São Paulo.
  • Para conhecer o material produzido pela Prefeitura de São Paulo para o processo de revisão do PDE, acesse o portal Gestão Urbana SP.
  • A agenda oficial do processo de revisão do PDE está disponível aqui.

11 comentários sobre “Plano Diretor de São Paulo

  1. Pingback: Blog inaugura páginas especiais sobre textos acadêmicos e Plano Diretor | blog da Raquel Rolnik

  2. Oi Raquel, ainda não li a minuta do PDE, vou tentar lê-la amanhã. Mas pelo que tenho acompanhado das discussões, acho que o novo plano, a exemplo da operação urbana Água Branca, de fato traz melhorias em relação à legislação que temos hoje. Esta questão da equlização moradia-emprego é crucial. A questão da limitação do número de vagas de garagem, sobretudo para empreendimentos situados próximos aos eixos de transporte público de massa também faz todo o sentido. O incentivo ao uso misto também é muito positivo do ponto de vista urbanístico. Há, contudo, dois pontos que considero de suma importância, e que acho que deveriam ser debatidos. O primeiro é o seguinte: hoje, o incorporador faz os seus edifícios apenas seguindo o zoneamento e os parâmetros de ocupação do lote (coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação, etc.) Mas não existe um plano urbanístico prévio, e a cidade cresce “lote a lote”, como um “paliteiro” formado por torres, aleatoriamente espalhadas pelo território. O poder público então corre atrás, tentando levar infra estrutura às áreas já consolidadas e saturadas. A maneira como ocorre em alguns países desenvolvidos é oposta: o poder público, junto com a sociedade civil, elabora os planos de bairro em que as volumetrias das edificações são definidas. Isso é feito por meio de concursos públicos envolvendo todos os escritórios de arquitetura e urbanismo que queiram participar. Então tem-se a aprovação dos planos urbanísticos. à partir daí o incorporador desenvolve os seus projetos dentro de volumetrias pré definidas. Isso evita o caos que temos hoje e cria cidades pensadas do “macro” para o “micro”, em oposição a esta “colcha de retalhos” desconexa que temos hoje. Outro ponto para mim crucial, pelo qual temos que ser vigilantes, é vincular a venda de potencial construtivo adicional (outorga onerosa) a entrega de investimentos em transporte público. Não é viável a prefeitura vender potencial construtivo num ritmo e fornecer infra-estrutura em outro. É preciso que haja vinculação. Por exemplo: à partir de um plano de investimentos se saberia que a entrega do trecho A do de um determinado corredor de ônibus autorizaria a prefeitura a vender B m² de potencial adicional naquele subdistrito. A entrega do terminal C permitiria a venda de mais D m² naquela região. E assim por diante. Me parece um contrassenso os metros quadrados adicionais serem vendidos num rítmo descasado em relação ao ritmo do investimento. O que te parece? Um abraço e parabéns pelo seu trabalho, Rodrigo

    • QUERIA SABER DE QUEM PARTIU Á ÍDEIA DESSE FAMOSO PLANO DIRETOR,PRA QUE SERVE,SE FALA TANTO DELE,QUE VAI SAIR UM PLANO,OUTRO DIZ NÃO PODE POIS O PLANO DIRETOR NÃO SE ENQUADRA,QUE COISA MAIS LOUCA QUE NUNCA ACONTECE,SERA QUE CONVERSA DE POLITICOS,VEREADORES,SÃO PAULO NÃO PRECISA DE PLANO NENHUM PARA CRESCER,CADA HORA CADA MINUTO ESTA CIDADE SE TRANSFORMA,SEGUE A VARIAS MUTAÇÕES E FANTASTICA SUA MUDANÇA,NOS SENTIMOS NO DIAS QUE SÃO PASSADOS PARA TRAZ,COMO UMA LOCOMOTIVA,CORRENDO SOBRE OS TRILHOS,RUAS,AVENIDAS DESSA GRANDE METROLE,NÃO EXISTE CIDADE MAIS TRANSFORMISTA COMO ELA,QUASE PARECIDA COM NOVA YORK,SÃO PAULO E COMO A CALIFORNIA COM SUA TEMPERATURA,E CORRERIA DOS CALIFORNIANOS,DE ORIGENS E TODAS ETNIAS DO MUNDO GLOBALIZADO,PARABENS SÃO PAULO PELOS SEUS 460 ANOS,DE TRABALHO PARA ESTA NAÇÃO CHAMADA BRASIL.ATT-ROBERTO GALDI

  3. Olá, Raquel!
    Eu tenho um Imóvel que está em negociação com uma incorporadora. E, em uma das muitas conversas que tivemos, o representante da mesma me disse, que iria retomar as negociações após a definição do plano diretor urbano. Isso porque, segundo ele, o plano irá conter o seguinte texto.
    Só poderão ser construídos A 800 metros do metrô, prédios com no máximo 25 andares e com apenas uma vaga para carros. Isso tudo poderá diminuir consideravelmente o valor da casa ou até o negócio não acontecer.
    É verdade isso? Quando você acredita que teremos uma resposta final do plano?
    E como devo proceder na venda da casa?
    Bruno Izzo.

    • Ola bruna
      Passo pela mesma situacao. Qual o bairro vc reside hoje?
      Estou na vila mascote e enfrentando o mesmo problema.

  4. ESSE PLANO DIRETOR QUE SE FALA ANOS APOS ANOS A MESMA COISA,E NÃO SAÍ DO PAPEL,MORA NA REGIÃO OESTE,O NÚMERO DE EDIFICAÇÕES,E UMA COISA ABSURDA,AS RUAS E AVENIDAS MANTEM SUAS CARACTERISTICAS ORIGINAL DESDE A FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO,HA 460 ANOS ALGUMAS AVENIDAS FORAM ALARGADAS COMO A FARIA LIMA ,A ANTIGA RUA CONSOLAÇÃO,PARECE ME QUE SERA TRANSFORMADA EM AVENIDA,FALTA PLANEJAMENTO,A REGIÃO DAS PERDIZES,NÃO PODERÁ TER MAIS EDIFICAÇÕES COM VARIOS ANDARES,AS CONSTRUTORAS TERÃO QUE SAIR DESSA AREA VALORIZADA,POIS O PREÇO POR METRO QUADRADO E ABSURDO,ESTAMOS CAMINHANDO PARA A BOLHA IMOBILIARIA EM SÃO PAULO,NA REGIÃO DA LAPA,VILA ROMANA,UMA CONSTRUTORA FAMOSA COMPROU UMA AREA POR VINTE E DOIS MILHOES DE REAIS,E DEPOIS VENDEU A METADE DESSA AREA POR DEZOITO MILHOES,VEJAM O ABSURDO DE LUCRO QUE ESSA CONSTRUTORA TEVE E TERA POIS CADA APARTAMENTO POR ELA VENDIDO CUSTARÁ EM TORNO DE UM MILHÃO E MEIO DE REAIS,ESSA BOLHA IMOBILIARIA DEVERA ESTOURAR APOS A COPA DAS COPAS,POIS FICARA NA HISTÓRIA DE SÃO PAULO A QUEBRADEIRA,OS APROVEITADORES,SERÃO EXCLUIDOS DO MERCADO IMOBILIARIA,Á CAIXA QUE SE CUIDE POIS TANTA IRREGULARIDADES E JUROS ABUSIVOS ELA TEM PRATICADOS CONTRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA,GASTANDO O DINHEIRO SEM TER O LASTRO,PARA FAZE LO PATROCINANDO CLUBES TODO TIPO DE ATIVIDADE,E A PRINCIPAL QUE E O FINANCIAMENTO PARA A COMPRA DE IMOVEL,COM JUROS MAIS BAIXOS QUE PARA ISSO FOI CRIADA E NÃO VIRAR UM BANCO PRIVADO,COBRANDO JUROS ABUSIVOS EM TODOS OS SEUS SERVIÇOS COBRADOS E AINDA DE PESSIMA QUALIDADE,ESPERAMOS DO GOVERNO FEDERAL ATENÇÃO PARA OS BANCOS DE SUA PROPIEDADE,QUE EXPLORAM A POPULAÇÃO BRASILEIRA,SEM UM JUDICIARIO QUE TERIA A FUNÇÃO DE FAZER A JUSTIÇA PARA OS TRABALHADORES E NÃO BENEFICIAR OS GRANDES COMO ACONTECE,ESPERAMOS AS REFORMAS PROFUNDAS NO PROXIMO GOVERNO QUE DESDE 1964 ERAM PARA SEREM REALIZADAS E NÃO FORAM SÃO MEIO SECULO (50) ANOS AGUARDANDO AS REFORMAS PARA O BRASIL PODER CRESCER,LIMPANDO ESSA GATUNAGEM QUE EXISTE,AMOR PELO BRASIL-ATT-ROBERTO GALDI

  5. Olá Raquel

    Vç. já fez muitos comentários sobre o Prolongamento da Av. Roberto Marinho.Te pergunto vç. já foi lá no local recentemente, sabe que esta tudo parado deste a entrada do Haddad na Prefeitura?
    Gostaria que em seu Blog fizesse um comentario do que vç. viu o que esta ocorrendo com a Obra, uma vez que o Kassab deixou tudo pronto para começar este projeto que tem mais de 30 anos, e não sai nunca.

  6. Interessante a idéia de estimular construções mais altas ao longo dos corredores de transporte e desestimular edifícios altos no miolo dos bairros,além da limitação das garagens e aumento das calçadas.Mas algumas questões me vêem: Se limitarmos a oferta no miolo dos bairros, não poderemos ter um aumento do preço dos imóveis?Há previsão para os planos de bairro ,como já foi dito neste blog? Além de incentivar moradia no centro, não deveríamos incentivar a implantação de emprego nas periferias?Vai haver espaço para parques públicos e preservação de áreas de mananciais? O plano diretor aprovado não incentiva invasões ao longo de mananciais, o que pode comprometer mais ainda a qualidade de vida da cidade?Há algum mecanismo financeiro previsto no plano para incentivar a construção de mais linhas de metrô e trem,que seja num ritmo maior do que o feito atualmente? Há a previsão da adoção do aluguel social e do uso do IPTU progressivo para imóveis desocupados no centro expandido?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s