Não é fácil acessar os canais de informações oficiais sobre o Minha Casa, Minha Vida

Frenquentemente recebo comentários no blog e mensagens no meu email de pessoas em busca de informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

A Tânia Regina, por exemplo, quer saber qual o melhor site “para poder saber o andamento..” do programa. E o Luis Marcolino pergunta: “Porque não tem informação sobre o programa minha casa minha vida para as pessoas de baixa renda?”. A Andréa da Silva diz que se inscreveu no programa em 2009 e até agora não recebeu nenhum retorno do governo. Ela quer saber quanto tempo vai levar pra ter a resposta.

Estes são só alguns exemplos. Diante de tantos comentários e emails sobre o mesmo assunto, resolvi buscar informações sobre os canais disponíveis para atendimento ao público interessado no programa. A tarefa não é fácil. Logo de cara, o primeiro site que aparece na busca do google exibe um formulário para cadastramento no Minha Casa, Minha Vida 2.

Apesar de muito bem feito – simulei um cadastro e recebi um email automático de confirmação – , desconfiei do domínio, que não é governamental (www.minhacasaminhavida.com.br), e fui checar a informação com o Ministério das Cidades. Depois de me passarem para várias pessoas de diferentes setores, a assessoria de comunicação do Ministério me confirmou: o site é falso! Eles prometeram divulgar a fraude e alertar as pessoas sobre isso.

Na conversa com a assessoria do Ministério, descobri também que não existe um número de telefone ou site explicativo sobre o programa. Há informações dentro do site do Ministério, numa área escondida, difícil de acessar. A assessoria sugeriu que eu falasse diretamente com a Caixa Econômica Federal.

No site da Caixa as informações estão mais bem organizadas e são mais bem explicadas. Mas também não é muito fácil chegar até elas… Na parte inferior do site, há um quadro com “dicas para comprar um imóvel”.  Se a pessoa clicar no quadro, abrirá um pdf sobre o que você precisa saber antes de comprar o seu imóvel“. Mas se ela clicar no título do quadro, “minha casa, minha vida”, abrirá uma janela pop up, com um simulador do programa e uma cartilha explicativa em pdf.

Além dessas ferramentas, a Caixa disponibiliza um canal de atendimento por telefone através do número: 0800 726 0101. Enfim, deu para perceber que de fato não é uma tarefa fácil acessar os canais de informação sobre o programa. E, pra piorar a situação, as pessoas ainda precisam estar atentas às fraudes.

2 comentários sobre “Não é fácil acessar os canais de informações oficiais sobre o Minha Casa, Minha Vida

  1. Oi, Professora

    Acompanho seu trabalho a algum tempo, sou estudante de História e acabei de defender monografia sobre a ” Boca do Lixo” nos anos 50. Estudo na UNEB – UNiversidade do Estado da Bahia – Campus – Eunápolis. Gostaria de saber da possibilidade da Srª participar de um evento aqui na UNEB, onde dicutiremos politicas de Habitação para nossa região. Caso tenha interesse, favor entre em contato. Abs! Everton

    P.S Essa semana adiquirir o seu livro, ” A cidade e a Lei…” e estou fazendo um leitura atenta e prazeirosa dele. Parabens!

  2. Pior não é isso! pior é a humilhação! você quer comprar uma casa financiar uma casa! e tem que dar 10 % de entrada!
    Quem tem 10 % de entrada?? é rico!! pobre num tem!
    Tem até condições de pagar uma parcela alta! mas entrada?
    Entrada pra porta do inferno ! só isso que pobre têm.!>
    Financiamento pra quem têm dinheiro! não pra quem realmente precisa.
    Será que o povo brasileiro não vê isso???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s