O programa Minha Casa, Minha Vida está avançando, mas apresenta alguns problemas

Quando o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, foi lançado, ele tinha como meta construir 1 milhão de moradias, divididas em três grandes grupos. O primeiro inclui as moradias para famílias de baixa renda que ganham entre 0 e 3 salários mínimos por mês. Para este grupo, que concentra quase 90% do déficit habitacional, estavam previstos R$ 16 bilhões para a construção de 400 mil moradias.

Para o segundo grupo, que inclui as famílias com renda mensal entre 3 e 6 salários mínimos, estavam também previstas 400 mil unidades habitacionais. E, por fim, o grupo que inclui as famílias com renda mensal entre 6 e 10 salários mínimos, para o qual estavam previstas 200 mil unidades, completando a meta de 1 milhão.

De acordo com o último boletim do programa a que tive acesso, no primeiro ano (entre março de 2009 e março de 2010), já foram contratados e, portanto, já estão prontos para serem construídos 408 mil imóveis. O programa está de fato avançando bastante, mas alguns problemas já aparecem.

O principal deles é que, se atentarmos à situação do cumprimento da meta por grupo, perceberemos duas coisas: a primeira é que, das unidades já contratadas, 200 mil são do primeiro grupo (0 a 3 salários mínimos) que é onde está concentrado o déficit.

Para essa faixa, o programa oferece um subsídio integral. Ou seja, o governo subsidia os imóveis e estabelece um valor máximo para que as construtoras os produzam. Por sua vez, o custo para os compradores é de até 10% da renda mensal, sendo, no mínimo, R$ 50,00. 200 mil unidades deste tipo foram contratadas até agora. O problema é que quase todas essas unidades foram contratadas em cidades e regiões de menor déficit.

O que está acontecendo é que, em São Paulo e nas demais capitais e regiões metropolitanas onde realmente está concentrada a demanda da faixa de renda entre 0 e 3 salários mínimos, as construtoras estão encontrando muita dificuldade de produzir para o Minha Casa, Minha Vida em função do preço dos terrenos. Todas elas reclamam que o preço do terreno está muito caro.

Então é para a faixa de 3 a 6 salários mínimos que o programa está funcionando melhor. As grandes construtoras estão lançando seus produtos para este segmento especialmente nas periferias metropolitanas. O problema, portanto, é que o programa não está conseguindo atender com preferência os que mais precisam, que são os moradores das grandes cidades que estão indo hoje adensar favelas e construir nas lajes.

Então o programa está funcionando bem no interior, mas não nas capitais, e o agravante é justamente que, com a grande disponibilidade de crédito e com o avanço da produção habitacional, o preço dos imóveis e dos terrenos nas capitais e regiões metropolitanas disparou. Ou seja, toda essa disponibilidade de crédito está indo para o preço do terreno e com isso é muito difícil produzir uma unidade de R$ 50 mil, 60 mil reais, que é o valor total da unidade fixado para a faixa de renda mais baixa.

Isso é bastante preocupante porque, se de um lado com o Minha Casa Minha Vida estamos avançando muito para atender um mercado que não era atendido pelas construtoras – o da classe C – por outro lado, o programa não está conseguindo enfrentar nosso maior problema, que está concentrado nas classes D e E.

Veja também:

Cartilha sobre programa Minha Casa, Minha Vida está disponível para download

33 comentários sobre “O programa Minha Casa, Minha Vida está avançando, mas apresenta alguns problemas

  1. Gostaria de saber se seria possível utilizar este programa (Minha casa, Minha vida) como uma proposta de adensamento das áreas centrais. Não seria mais barato, eventualmente, recuperar imóveis naquela região e comprar dos donos originais, do que comprar terrenos novos para construir as habitações para as populações de rendas mais baixas?

  2. Boa noite, gostaria de saber se este projeto Minha Casa Minha Vida não poderia pegar terrenos pertencentes a prefeitura ou união e fazer a contrução das moradias, pois infelismente quem precisa das moradias não podem esperar muito.

    • Gostei desse comentário, sílvia, eu acho que esse programa está beneficiando só gente que ganha bem, sabe, imagine! se eu ganhasse 10 salários mínimos eu não iria entrar nesse programa não , eu iria comprar um lote e construir minha casa do meu jeito, eu estou achando isso uma verdadeira especulação, sabe, e eu acho que está faltando coordenação do governo nisso, os pobres assim como eu, não vamos conseguir uma casa dessas nunca!

  3. Favor qual o sistema usado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, para selecionar os proprietárias da Minha Casa Minha Vida no Rio. O número do meu nis é 10785921335.

  4. Srª raquel, boa noite, a cidade onde moro tem menos de 20 mil habitantes e não temos plano diretor e muito mal leis específicas de interesse social, a cidade vizinha a 28km de distância é onde fica a CEF detentora desse projeto minha casa minha vida, estamos com déficit habitacional, esses dias vendi uma casa nova financiada, simulei os custos baseado na renda e no valor do imóvel e o resultado na tela saiu como opção a compra pelo programa minha casa minha vida, juros mais baratos, custos mais baratos, subsídios e não há obrigatoriedade de seguro, fiquei super empolgado e gostaria que alguém me ensinasse realizar esse projeto, li muito a lei 11.977/2009, inclusive providências referentes a áreas da união quando se tratar de interesse social. obrigado. Jakson.

  5. Acho uma questao de responsabilidade da parte do progama . a cada dia nosso pais vive um acontecimento nao esperado e o objetivo do progama e ajudar os mais precisos ;tendo em maos seus direitos e com issso todos ajudam a melhorar nosso mundo atraves da soliedariedade; o mundo de hoje necessita de mais ajuda, e um futuro melhor…..PARABENS PELO PROGAMA QUE A CADA DIA ESTA SE TORNANDO UMA OPORTUNIDADE MELHOR PARA TODOS. ATENCIOSAMENTE,KATIA

  6. Acho este programa muito bom;pois da oportunidade a muitas pessoas que realmente precisam.parabens.atenciosamente;sarah

  7. Esta meio sem nosão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Oi estou fazendo um trabalho da faculdade falando sobre o Programa Minha Casa Minha Vida , mas estou tendo dificuldades de encontrar dados …vc poderia me dar uma dica?
    Obrigada!!
    Izabel

  9. Moro em BH.Eu tenho tres filhos, duas trabalhando , e eu sou manicure autonoma.Gostaria de saber se esse ano poderemos comprar nosso apartamente , mas que seja num lugar bom, e com segurança em BH porque sou viuva e moro de aluguel,e o que mais prezo é morar em lugar seguro para minha familia.
    e que esteja nasnossas condições d pagamento. quais as condições para comprar esse tão sonhado apartamento ,ou casa?

    obrigada.aguardo.

  10. Não sei se suas duvidas foram sanadas.
    Mas posso esclarecerr entrando em contato pelo numero (011)4796-2332 ou (011)6274-8368.
    Ou ainda pelo e-mail silvia.ferreira@corretormudar.com.br ou
    diasdesilvia@hotmail.com

    att / Construtora Mudar
    MARCIA FERREIRA Consuta imobiliaria
    A Construtora Mudar é a construtora do progama “CONTRUINDO UM SONHO” COM Celso Portiole.
    ENDERECADO A QUEM QUER SAIR DO ALUGUEL, NÃO TEM UM VALOR MUITO ALTO DE ENTRADA, TEM PEQUENA RESTRIÇÃO NO NOME E QUEIRA MORAR EM UMA DAS MELHORES CIDADES DE SÃO PAULO ( MOGI DAS CRUZES E REGIÃO)

  11. GOSTARIA DE SABER, ESTOU COM INSCRIÇAÕ N- TAL DO NIS
    ESPERANDO A CASA DO PROJETO.NUNCA RECEBI NADA DO GOVERNO,MESMO COM MINHA FILHA PEQUENA E NA HORA QUE MAIS PRECISAVA. JÁ TIVE EM OUTROS PROJETOS.NADA CONSEGUIR.
    SEMPRE MORANDO DE FAVOR COM OS OUTROS, PASSANDO MUITAS HUMILHAÇOES,AJUDAVA COM QUE EU PODIA MAS SEMPRE ME TRATAVAM MAU.O TEMPO PASSOU, NADA CONSEGUI.MAS DEUS TEM ME GUIADO ,PORQUE ESPERAR PELOS HOMENS ,EU E MINHA FILHA JÁ TINHA MORRIDO DE FOME, NA RUA SEM DESTINO.
    HOJE AINDA ESPERO MINHA CASA PELA CAIXA.
    PORQUE SÓ DEUS PRA TER MISERICORDIA DOS POBRES.
    CONTAR COM O GOVERNO É FOGO SÓ OS PRIVILEGIADO ,QUE FAZEM PARTE DAS PANELINHA VENCEM.
    GOSTARIA ,DE PELO MENOS UMA RESPOSTA PORQUE A CASA NAÕ SAI?ATÉ NA PREFEITIRA JA FUI , LÁ NINGUEM SABE NADA.
    O TEMPO TODO DE BATE PAPO. ISSO É BRASIL!!!!!

  12. O Projeto Minha Casa, minha vida está realizando o sonho de muita gente. O meu por exemplo estava tão próximo de ser realizado, a casa está bem encaminhada, mas ontem, os responsáveis pela construção, me telefonaram para comunicar que a obra teria que parar por conta de normas do projeto, pois a rua onde a casa está sendo construida não tem pavimento, pense no baque que senti, é como se todos os sonhos e desejos da casa própria virassem um pesadelo.
    Mas Deus é fiel!
    Espero e desejo que os problemas tenham uma solução o quanto antes, e que o Sonho da casa própria torne-se uma realidade. Amém…

  13. ja fas 2 anos que mim escrevi no progeto minha casa minha vida e não tive nem uma resposta gostaria de sabe si vou te minha casa. sou baixa renda moro de favo em casa de sogra como vou fazer vale minha escrisão o governo que lansou o progeto mim devi uma resposta

  14. eu gostaria de uma resposta do governo que lansou o progeto minha casa minha vida si aspessoas que estão escrita em 2009 quanto tempo vai passa pra te resposta sobre o andamento do progeto e como devemos faze pra te o sonho da casa propria realizado

  15. gostaria de saber como anda o processo de minha casa minha vida.
    como faço para saber em qual numero que estás?
    qual site melhor para poder saber o andamento..
    obrigada

  16. Eu sou de baixa renda como é que eu poderia fazer pra comprar uma casa , moro em casa de posse , meu salário é até R$800,00.

  17. me enterecei pelo programa!!!
    irei completar 18 anos e tenho capacidade o suficiente para me manter!!!!
    mais não tenho condições de comprar uma casa ou financiar uma casa no valor muito alto!!!!
    me enterecei mais ainda quando programa fala que se disponibiliza a dar casa para pessoas com renda 0.
    gostaria de me manter enformada quando esta oportunidade esta a disposição de pessoas que recebem 0 salarios min. por més.

    grata.

  18. Olá, tudo bem.Tenho um trabalho na faculdade sobre o projeto “minha casa minha vida”,mas estou com dificuldades para falar sobre o projeto pois no site não fala muitos detalhes e na minha cidade eles não me deram informações necessárias(eles me falaram o que todos sabem).Preciso de falar sobre como é feito o cadastramento, documentos necessários,quais os níveis de pessoas podem adquirir o casa,a dificuldade para entrar no projeto,quais as normais para comprar a casa e etc…
    Se vocês puderem me ajudar pois quero adquirir mais informações.
    Obrigado,desde já agradeço!!!!!

  19. olha quem ganha bem nao prescisa destes beneficio o estado tem que olhar pra quem nao tem emprego quem ganha pouco pra quem luta pra sobreviver como muita gente que eu conheço se voces parar pra olhar o aluguel esta um valor absurdo imagina quem nao trabalha como eu nao tenho uma renda fixa faço os meus bicos se nao meus filhos morrem de fome por isso e que eu digo olhem realmente para as pessoas que prescisam porque voces dizem que o programa e para pessoas de baixa renda mais quem ganha mais de dois salario nao deveria ser considerado baixa renda porque tem muita gente que realmente prescisa muito de uma ajuda
    obrigada

  20. concordo com Luis marcolino porque não tem informãçao sobre as pessõas de baixa renda

  21. devemos analisar todas as coisas de de aderir.
    Sabemos as imensas barreras infretada por aqueles que de fato querem fazer alguma coisa.
    Somente digo, Sem Deus nada somos, e sem Ele nada poderemos fazer.

  22. estou com muitas dúvidas sobre este programa. moro no interior e aderi a uma destas moradias com renda de 3 a 6 salários minimos, me pediram uma entrada de 2700 que estou pagando em 15 parcelas. no entanto no fantastico em uma reportagem foi dito que é ilegal cobrar antes de receber a casa. e mais alem desta entrada ainda pago um valor mensal que foi dito que é de taxa de construção. valor pago durante a construção, e o financiamento é por 25 anos. Gostaria de saber se este procedimento está correto ou estou sendo lesada

  23. eu escrevii ainda nao tive resposta do governo federal por favor por que eu preciso da minha casa eu moro de aluguel fais 5 anos preciso muito de uma casa pra morar

  24. Este programa da minha casa minha vida, esta beneficiando pessoas que ganham de 3 a 10 salários, e as pessoas que ganham de 0 a 3, cadê a proprosta para este grupo, moro em Contagem proximo ao shopping Itaú
    em minha casa já entrou enchente varias vezes, sofremos com as inundações que acontecem nesta aréa. Vieram com tal de PIN, dizendo que
    melhoria a situação das vllas, iriam urbanizar, tira as casas dos becos, da inscritura das casas onde moramos, eu não quero inscritura da casa
    onde eu moro; quero é uma oportunidade de comprar uma casa melhor, onde eu possa criar os meus filhos com mais dignidade. Fiquei em uma fila enorme para pegar uma pré-inscrição datada com o dia 22/04/09, dizendo assim: Que a prefeitura estava organizando a demanda existente para as famílias de 0 a 3 salárias minínos. Sou trabalhadora como muitos por aí, só precisamos de oportunidade.

  25. ACHO ESSE PROJETO MARAVILHOSO..PESSOAS QUE NAO TINHAO ONDE MORRAR; HOJE ESTAR COM UMA CHAVE DE SUA CASA NAS MAOS,FELIZES E SORIDENTES…GOTEI MUITO DESTA ATITUDE .PARABESSSSSSSSS

  26. Senhores, estou na espctativa de conseguir o meu lar, pois não aguento mais morar de favoresm tenho a minha família ansiosos por este dia, para issi gostaria de saber quando vai ser realizado novo sorteio, e gostaria também de saber o meu núnero para sorteio, desde já. Fico grato pela resposta, estou no aguardo.

Deixe um comentário