O que é Cidade?

oqueecidadePare, olhe e pense. Esse conjunto de casas, prédios e vias de tráfego, povoado por milhares, às vezes milhões de pessoas, são como você sabe – uma cidade.

E não faz muito tempo que elas existem. As primeiras surgiram há apenas 5.000 anos, nos vales da Mesopotâmia. De lá para cá, muita coisa mudou…

Este livro parte da referência a cidades as mais diversas, para chegar ao que elas têm de mais essencial e comum. Mais do que isso, mergulha nas metrópoles capitalistas, suas origens e contradições. De Babel a Brasília, o lugar onde a gente vive, estuda, trabalha e procura ser feliz.

Livro editado pela Brasiliense.

30 comentários sobre “O que é Cidade?

  1. Pequeno livro, mas com conteúdo imprescindível para quem deseja “pensar” a cidade. A Coleção Primeiros Passos possui muitos títulos bons, e “O que é a cidade” é um deles.

  2. Existe sempre uma grande angústia ao tratar de tão amplo tema, ” o que é uma cidade” “o que faz de aglomerado humano uma cidade”, “qual a definição generalizante para cidade”, etc. Entretanto essa obra traz uma discussão clara sobre essa temática, sendo muito útil para os desdobramentos acadêmicos e obras de conclusão de cursos e/ou artigos científicos. Entendo essa autora, junto com outros grandes nomes ( Ana Fany, Lobato Correa, Marcelo Lopes de Souza, H. Lefbvre, D. Harvey, Milton Santos entre outros) que permeiam pelo urbano como “conditio sine qua non” para o entendimento da cidade e suas especificidades. è uma obra que recomendo como introdução à análise. Cabe lembrar também que essa autora possui uma ampla discussão no que diz respeito a regularização fundiária e áreas de ocupação irregulares com participação em eventos de renome, falo isso por ter participado de um evento em Curitiba no ano de 2007 onde foi muito proveitoso para meu desenvolvimento acadêmico a participação da refereida professora no mesmo.

  3. Muito bom livro. Excelente escritora. Tenho usado de seu conteudo para dar inicio a minha pesquisa e projeto. A parte que mais me atrai no livro é onde a cidade é vista como “um registro, uma escrita, materialzação de sua propria historia”.
    Isso me ajuda muito a direcionar minha pesquisa!

  4. O livro citado, foi muito útil para meu trabalho de conclusão de curso, no qual abordei o tema “A ocupação das calçadas por moradores de rua”. A cidade é, para mim, muito importante… é o espaço onde o homem deixa sua marca, faz sua história, vive seu cotidiano…
    Raquel Rolnik é para mim uma grande pensadora sobre o tema urbano, e suas idéias e comentários são deveras estimulantes.

  5. Raquel nos ajude por favor nao deixe os poderosos destruir os nossos sonhos depois tantos anos querem derrubar nossas casas tem um lei que dez e luz para todos so que nos nao temos este dereito nao temos energia nao temos esgoto os politicos so lembra de nos quando e eleiçao vamos a prefeitura eles fala que nao pode fazer nada poque somos clandestino o nosso maior sonho e transformar nossa vila em uma vila verde queria tanto fazer a deferença nao tenho dinheiro para oprojeto mesmo assim nao vou baixar acabeça vou continuar a lutar ate encontrar alguem despoto a nos ajudar se caso quera conhecer a nossa historia so falar pois nos ja enfrentamos ate homens armados da CDHU temos fotos e vidios obrigada

  6. Raquel nos comunidade vila nova esperança clamamos pela sua ajuda pois moramos aqui ha mas de 40 anos sem nenhuma pertubaçao mas de 2010 para car nos temos mas paz a desculpa e porque moramos do lado do parque esomos pobre poque do lado do mesmo parque tem belos condominio e nao tem nenhum problema mas nos sim somos um problema para a visao deles fezeram um açao e julgaram para nos tirar de nossas casas sem que chegasse a nossos conhecimento e sem o direito de defesa que pais e este que julga oreu sem ele se defeder isto e correto nao aceito a maneira que eles estao conduzindo nossas vidas nos temos uma vida neste lugar nao e justo oque estao fazendo com nos nao temos energia e esgoto nada porque osenhor promotor disse que ele nao quer e so temos agua porquer ele quer e se conversar muito ele tira ate agua que pais e este Brasil mesmo ou estou enganada porque querem tanto nossas fica no ar esta pergunta antes do parque estava a vila nos ajudamos na construçao do queremos ser guardian do parque e outra nao estamos dentro do parque quremos juntos construir o parque e construir nossa vila ecologica espero em Deus e na justiça que vamos consiguir

  7. Cidade é onde tudo acontece, inclusive o que não devia.
    E o “o que não devia” acontece em outra cidade?

  8. Raquel, eu preciso comprar esse seu livro mas nao estou encontrando na internet. Voce pode me informar algum site onde eu o encontro? Obrigada!

    • Oi, Barbara
      Vi que na Cultura está esgotado, mas na Saraiva está disponível. Já tentou por lá?
      Abraços,
      Raquel.

  9. Olá professora Raquel, sou academica de geografia pela UEG, e estou com um projeto no qual abordo a temática: Movimentos Sociais Urbanos, a cidade como campo de lutas, nesse trabalho pretendo abordar sobre os movimentos sociais urbanos como o mtst, gostaria de saber se a senhora possuiria ou poderia me indicar alguns livros ou artigos atraves dos quais eu poderia conseguir mais informações sobre o assunto. Parabéns pelo trabalho, desculpe o incomodo e obrigado!

Deixe um comentário