Brasília, contradições de uma cidade nova

Filmado poucos anos depois da fundação da capital federal, “Brasília, contradições de uma cidade nova”, do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, foi censurado pelos próprios patrocinadores em 1967. O filme, um curta-metragem de 22 minutos, teve uma única projeção surpresa no Festival de Brasília. Há poucos anos reapareceu como extra de um DVD de “Macunaíma”. E recentemente descobri que também está disponível na internet. Veja abaixo.

Leia também: texto de Jean-Claude Bernadet sobre os bastidores do filme.

Ficha técnica:
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade, Luís Saia e Jean-Claude Bernardet
Fotografia: Affonso Beato
Edição: Bárbara Riedel

3 comentários sobre “Brasília, contradições de uma cidade nova

  1. Raquel, vale a pena ver também o ótimo documentário de Vladimir Carvalho, que conta a história de Brasília do ponto de vista dos candangos que a construíram. De especial interesse é a greve que aconteceu num canteiro de obras durante o carnaval, fato que permanece mal explicado. O mínimo que se pode dizer dos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer é que eles não ficam bem na foto. Segue abaixo o link para a primeira parte do filme:

  2. Se fosse feito um filme hoje, com o mesmo roteiro (mas infelizmente sem o mesmo diretor), o que veríamos?
    O mesmo panorama de 50 anos atrás com mais prédios, asfalto, carros e engarrafamentos, as feiras populares incrementados com artefatos eletrônicos.
    A mesma dificuldade para aqueles que moram nas cidades satélites e enfrentam o péssimo sistema de transporte público de Brasilia, para vir trabalhar no plano piloto ainda mais elitizado.
    Uma cidade dominada pelo carro, sem vida nas ruas, com os espaços públicos das superquadras mal conservados e pouco utilizados, onde os shoppings são os pontos de encontro!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s