Brasil: um país cada vez mais negro

Dados do censo do IBGE de 2010 recentemente divulgados revelam que, pela primeira vez, o número de pessoas que se declaram negras e pardas é maior do que o das pessoas que se declaram brancas. Entre os mais de 191 milhões de brasileiros, 91 milhões se declaram brancos (47,7%), 15 milhões pretos (7,6%), 82 milhões pardos (43,1%), 2 milhões amarelos (1,1%) e 817 mil indígenas (0,4%). Somando negros e pardos, são 97 milhões.

Uma das hipóteses que explica o crescimento da população que se afirma como negra e parda é a maior taxa de fecundidade entre as mulheres desses grupos, comparativamente com as mulheres brancas, embora venha caindo sem parar o número de filhos por mulher no Brasil, em todos os grupos e regiões. Outra explicação, mais subjetiva, tem a ver com um processo de mudança na percepção da própria cor – consequência de todo o trabalho de valorização da cultura negra realizado há décadas pelo movimento negro, das políticas afirmativas e de reparação empreendidas nos últimos anos pelos governos, de um debate mais aberto nos meios de comunicação sobre a questão, etc. O fato é que hoje podemos dizer – de boca cheia – que o Brasil é um país cada vez mais negro.

Isto quer dizer que vivemos em um paraíso racial, cultura milagrosa de convivência harmônica e mistura de todas as origens étnicas? De forma alguma… as desigualdades entre pretos, pardos e brancos reveladas pelo censo são gritantes. A população negra, em geral, continua a receber menores salários que a população branca. Entre as mulheres negras, a situação é ainda pior. De acordo com os dados do IBGE, entre a população com rendimento mais alto (os que ganham mais de 30 salários mínimos por mês), existem 178.574 homens brancos e apenas 838 mulheres negras. Por outro lado, entre a população com menor rendimento (os que ganham até 1/4 do salário mínimo), existem 418.013 homens brancos e 2.501.852 mulheres negras e pardas. Veja os dados percentuais na tabela abaixo. Para ver os dados completos na tabela do IBGE, clique aqui.

Do ponto de vista urbanístico, as desigualdades são claras: em São Paulo, a proporção de negros com relação a brancos em cada bairro aumenta no sentido centro-periferia (Leia mais aqui). Em Brasília acontece o mesmo entre o plano piloto e as cidades satélites. Ou seja: quanto mais precários os bairros, maior a proporção de pretos e pardos. Nestes lugares é mais precária a oferta de equipamentos e serviços públicos, menores as oportunidades de empregos, e isso cria um círculo vicioso que dificulta a ascensão econômica e social da população dessas regiões.

Ainda com relação à dimensão urbanística dessa questão, por muito tempo existiu uma espécie de invisibilidade histórica dos territórios negros das cidades, que só muito recentemente vêm sendo, aos poucos, reconhecidos e valorizados, com o tombamento de terreiros de candomblé, a demarcação de áreas de quilombo etc. Em São Paulo, foi criada este mês a Rota Turística Afro-brasileira Luiz Gama, um roteiro com 18 pontos turísticos relacionados à cultura africana, incluindo territórios negros da cidade dos séculos XVIII e XIX. Iniciativas como esta são muito interessantes para o reconhecimento destes locais e sua (re)incorporação em nossa história. Mas o caminho para o tal paraíso racial ainda é longo… e difícil!

Texto originalmente publicado no Yahoo!Colunistas.

136 comentários sobre “Brasil: um país cada vez mais negro

  1. Ué, negros e pardos são a mesma coisa? Pensei que os pardos eram a mistura do negro com o branco, ou seja, metade negros e metade brancos. Essa mistificação é feita sempre, quando tentam dizer que a maior parte da população é ‘negra’: os pardos, que são no mínimo uma mistura de raças, são classificados nessa hora como negros. Se somar os brancos e pardos também daria maioria, certo? Classificar pessoas pela cor é inútil. O racismo também começa aí. Todas as raças são mistura. O homem é resultado de misturas. Sim, raça é um conceito social – quanto mais for mantido e exaltado, pior! Quando um branco faz um samba, ele está cometendo uma heresia ou apropriação? E quando um negro faz uma bossa, está se descaracterizando? Pensem nisso.

    • Sim, negros e pardos são a mesma coisa… Pardo não é e nunca foi uma etnia ou um grupo racial. Pardo é somente uma cor, um tom de pele, um fenótipo. E ao contrário do que muitos pensam, o termo pardo não foi criado censitariamente como uma categoria de cunho “étnico-racial” distinto ou como sinônimo de miscigenado. Este termo passou a ser utilizado no censo de 1872 com o único intuito de apurar quantos negros eram livres e quantos eram ainda cativos. Os negros ainda cativos eram classificados como pretos (miscigenados ou não), e os negros nascidos livres ou forros eram classificados como pardos (miscigenados ou não). Somente em 1950, quando teve início a auto-declaração, o termo ‘pardo’ passou a constar definitivamente das opções censitárias; mas sempre destinado a afrodescendentes. Desta forma, pretos são os negros com os caracteres africanos típicos (miscigenados ou não), e pardos são os negros cuja miscigenação é mais facilmente perceptível em sua aparência. Logo, pardos sempre foram e continuam sendo membros da população negra.

      Concordo que o mundo inteiro é miscigenado, mas alguns grupos tentam reivindicar uma classificação separada baseada em miscigenação, como se isso fosse uma exclusividade deles. Estou me referindo a alguns brasileiros que se apropriaram do termo pardo para usá-lo com o sentido de mestiço, e dessa forma tentam se diferenciar do resto da população… Mas na verdade nem existe humanos mestiços. Mestiço é, por definição, a mistura de diferentes raças, porém, pesquisadores já informaram que não há mais do que uma raça humana, então é óbvio que o sexo entre criaturas da mesma raça não poderá resultar em seres misturados (mestiços). Portanto, QUEM INSISTE EM “RAÇAS INTERMEDIÁRIAS” OU “RAÇAS MISTAS” É QUE ESTÁ SENDO RACIALISTA.

      Existe sim grupos de linhagem ancestral, e no mundo inteiro os filhos de negros com brancos são classificados como negros. Naturalmente o IBGE baseou-se nessas mesmas orientações da genética de populações para classificar os brasileiros pretos e pardos no mesmo grupo étnico-racial.

      • flavio090 muito bom e esclarecedor sua afirmação e gostaria de compartilhar com todos uma situação em que me sinto severamente injustiçado quanto a minha negritude pois na minha cidade: São Luís Maranhão a universidade estadual( UEMA) disponibiliza apenas cotas para negros( de cor preta conforme declaração do IBGE) me desrespeitando e me excluindo da mesma pois tenho a pele mais clara tendo no meu registro a cor “morena”, ou seja, pardo, quando na verdade me considero negro devido a traços físicos: lábios volumos, cabelo crespo e nariz grande, não afilado além de meu pai ser de cor preta além de que possuo vários parentes também com o fenótipo africano!Realmente me sinto muito injustiçado chegando a julgar tal ato racista!

      • Totalmente sem nexo considerar que pardos e negros são a mesma coisa.

        Eu sou mulato filho de italiano com negra do Rio Grande do Sul e não me considero negro, sou mestiço.
        Dizer que sou negro é negar minha identidade brasileira ou seja a mistura de raças a qual tenho com orgulho.

        Muitas destas raças existentes no mundo moderno nada mais são que originadas por mestiçagem entre povos do passado, veja os árabes por exemplo, mistura de semitas e negros, veja os espanhóis mistura de mouros e brancos.

        Esse truque do PT é para inchar as estatísticas da quantidade de negros, os mestiços são considerados no momento de contar pois são 50% e os negros só 9%.

        Porém no momento de conceder a vaga o mulato pobre está excluído, pior que nos tempos de Hitler, isso é exclusão racial.

      • Isso mesmo Flavio! O mundo todo é MISCIGENADO, e não mestiço. Mestiço não é identidade e nem existe humanos biologicamente mestiços porque os diferentes grupos humanos não configuram diferentes raças humanas. Mas TODO MUNDO É UMA COISA OU OUTRA, até mesmo as pessoas que tem mais de uma ascendência.

        Por exemplo, Espanha e Portugal estiveram durante séculos sob o domínio dos mouros (muçulmanos negros) e houve miscigenação, mesmo que forçada. Mas tanto os portugueses quanto os espanhóis são brancos, e identificam-se como brancos ainda que tenham alguma ascendência não-caucasiana. Então, dizer que os portugueses ou os espanhóis são “mestiços disso com aquilo” é uma forma de deformar a realidade.

        Observem, atentamente, que o ser resultante da miscigenação (no caso, o miscigenado) é, aos olhos de um racista, um ser mestiço, e por isso precisa ser classificado separadamente. Falta, pois, vergonha na cara dos verdadeiros racistas, quando dizem que desconsiderar um “mestiço” é exclusão racial, quando, na verdade, eles (os racistas) é que inventaram aquela “raça” que dizem estar sendo excluida.

        Ora, não resta dúvidas que a “ideologia do mestiço” é uma ideologia racista, coisa de nazista disfarçado de “democrata racial”!! Eu tenho mãe branca e pai negro mas não caio nessa!

      • Isso significa que alguem decidiu que fosse assim. Até hoje nos esquecemos que mistura é apenas mistura. É como café com leite. Não é café mas tambem não é leite. Não estou fazendo uma comparação, estou apenas apontando um fato.

      • Por isso marco que sou branco. Sou mestiço de caucasiano com ameríndio, ou seja, bem diferente dos negros. Sou curiboca e não tenho opção pra marcar, então marco branco.

    • Antonio, a junção de pretos e pardos pelo IBGE não foi arbitrária, foi devido a semelhanças entre os dois grupos, como a renda, condições de moradia, entre outros. O IBGE e o IPEA produziram textos explicando.

      • Jah. O Nosso Amigo Peuhl. só esqueceu de dizer, que quem os Mouros foram, foram estirpados da Europa, escravisados, todos seu bens Castelos tomados, através de documentos, feito pela igreja Católica, dizendo que que diziam que eles eram, pretos, filho de Cão, e que tudo oque era dos pretos poderia ser confiscado, bens, familias propriedades, castelos etc. Entende agora porque ele não micigenaram. Mas voce sabia que todo descendente de Espanhól e chamado de Criolo, que as cidades de Toledo, granada, eoutras mais foram fundadas na Epoca da Moravia, região onde moravam os Mouro. E que já havia anteriormente morado ali outros povos Negros Expulsos, os Fenicios os Cartaginenses e por fimos Mouros, a Cruzada foi uma das piores gueras religiosas e racistas, que terminou com a escravidão de 400 anos, do povo Negro. Voce sabia, que a Espanha ( os espanos) Portugal ( Os Lusos, eram todas tribos Romanizadas que obedeciam Roma, que por sua vez era Imperialista, e não admitia nem um tipo de Reinado na europa. Voce sabia que somente após escraidão ser decretada é os castelos dos Mouros invadidos e que as tribos barbaras romanizadas se apossaram das culturas de Rei, porque só tinha imperadores Romanos na Europa. Alias voce Sabia que Europa, foi sequestrada da Africa pelo Deus Grego (homen na verdade) Zeus. Ela era uma Rainha Negra de Creta, de linhagem Africana neta da Libia, Irma de Fenix, dos Fenicios, e Cadimos de Teba, primo de Andromeda filha dos reis da Etiópias, Ceteu e Cassipéia. sequestrada no lendário Pegasso da Mitologia. Voce sabia que Momo era um rei Negro Africano, cultuado pelos gregos, simbolo do carnaval, dito trazido pelos Europeus pro Brazil. Voce sabia que o maior matematico grego e Tales, e principalmente Aristotes, estudou matematica no Egito com os Mystico Ynhtepe. Olha, Os Mouros inventara a Bussula, o violão, enclusive as castonholas e a musica Faminca é legado dos Mouros para os Criolos Espanhois.Por fim os Europeus, não contam a suas história, contam a história dos povos, africanos como se fosse deles intencionamente. Porém se voce char por bem procurar a verdade el esta pra todos. Se não quer acreditar, então com certeza esta disposto a pactuar com as inverdades, somente por orgulho, vaidade e principlalmente oportunismo. Porque a maior excravidão é a cultural e o Povo Melaniano, definitivamente se libertou. Jah Blesse e Paz de Zaion

    • É a mesma coisa porque o branco nada mais é que um preto com defeito genético (gene do albinismo).
      Preto sim, porque negro (niger) é o nativo do país Nigéria. Somos todos pretos e africanos

      • seu preto racista, quem tem defeito é você, filho do amaldiçoado Cam! sou branco, com muito orgulho, descendente direto de europeus imigrantes.

      • Que todos saibam:

        ´sou mulher;
        ´não sou racista;
        ´sou caucasiana [minha mãe era 1 ‘turqinha’ neta de imigrante alemão];

        Somos todos pretos e africanos.

      • Você falou um das Piores asneiras que já ouvi na minha vida ‘brancos nada mais é que um preto com defeito genético(gene do albinismo) Gene com defeito foi teu pai e tua mãe que fizeram seu idiota. Albinismo é uma coisa, raça branca caucasiana é outra. Preconceituoso e pré-conceituoso o texto não trata excluindo como você faz.

    • Antonio, além disso tudo que você falou, a autora do texto (Raquel) cometeu um erro grotesco de demografia: Uma boa parte dessa população parda é mistura de branco + índio*, como acontece em boa parte de Goiás, Mato Grosso, Interior de São Paulo e Paraná. Ela simplesmente jogou essas milhões de pessoas que, em tese não tem sangue africano, na mesma categoria do negros. Ou seja, uma grande falta de senso da realidade e um erro grave em analise da população. Não quero ser rude, senhora Raquel, mas se for para cometer erros preconceituosos (One-drop rule) é melhor você ficar apenas nos assuntos urbanísticos mesmo.

      *Lembrando que “pardo” é qualquer indivíduo que tenha duas ou mais etnias misturadas, onde fica difícil categorizar uma específica. Por exemplo, uma pessoa de mistura branco + índio + árabe, pode ser classificada como “parda”….. ou seja, nada a ver com negro.

      • De fato Ricardo, agora querem dizer que todo Brasileiro tem sangue Negro…e não assim como estão dizendo.

      • Parabens Ricardo, voce tem uma visão descontaminada das besteiras que nos enfiam de goéla abaixo.

      • Jah. Ai galera esta questã de ser albino é biblica. Não foi Não foi a nossa amiga Zoh… que inventou. Da mesma forma que chamar preto de filho de Cam, com tom de chamar de cão, ou cacchorro, tabém foi não foi invenção do Roy. Mas a questão do Albino, de fato se deu. Pra que acha que Caucasianos (branco), Malanianos (preto)ou Móngól ( Amarelo)vieram de planetas diferente, é um grande equivoco. vou explicar: Yechua (jesus) dizia: Jah acima de tudo e o próximo como a ti mesmo. ELE fou muito feliz nesta frase, principalmente porque a palavra PRÓXIMO e declinio da palavra PRÓ SIMIO,: Ou seja nossa ancestralidade anima: Lemuri, macaco aranha, bugio, chinpanzé, gorila etc. e o Homo sapien. Todos antes deste íltimo são PRÓ SIMIOS, pelo qual a palavra virou PRÓXIMO. E, por obra da natureza esta é a descendencia de todo ser humano, que por acaso começou na Africa. Eu acredito que voce, ja ouviu falar ou estudou que a Humanidade e a civilização começo na Africa, continente negro.Ok. então pela lógica cientifica e também religiosa, todos descendem do Negro, Branco ou Amarelo e Preto sem a melanina que da tom escuro a pele, e cabelo com certas diferenças. Potanto, por exemplo, os albinos, são os povos Filhos da Canaã, e este por sua vez era filho de Cam. Porque os Caucasianos (brancos) e os Mongois (amarelos) chamam os Melanianos ( Pretos) de Homens de cor? Poque cientificamente explicando o Branco é ausencia de cor (não confundir com luz, e o Preto é a soma de todas as cores. Acho que a Senhora Zohreh, foi um tanto quanto espontanea na explicação, mas esta certa. Não há porque se sentir ofendido. Ela disse a verdade. Os brancos ou Caucasianos, foram determinados, na antiguidade e pela biblia com de reça albina. Da mesma forma que inventaram que Cam ficou preto porque foi amaldiçoado e isto foi usado, como uma grande verdade e que permitiu a Igreja Cristã Católica, decretar a escravidão dos não albinos, até hoje existe este termo escrito chamado a Carta papal Bula Dum. lei meu querido. Olha vou te dizer. Quem não tem cultura e não conhece Mystória (mystica Africana) Não tem dimensão da opressão pobreza e escravidão, no Brazil e o resultado é a discriminação social. Não esperarei nunca que voce e outros, de igual pensamentos, se junte a causa cultural, mas espero criticas, mais concensiosas, que não seja meramente defesa de hegemonia ou plitica racial, mas sim cultural e intelectual. Bele. Jah Blesss. Paz de Zaion.

      • Jah. Primeiro que a palavra Pardo, não expressa nem um tipo de etnia e sim a situação do pardal, pardieiro, pardacento. Forma pejorativa, a qual eram tratados os Melanianos escravizados nas senzalas. Aquele povo que vive impulerado que nem pardal. Pardo não classifica ser humano, e sim passaro. Mulato piorou, é de Mula, e criolo é de Cavalo. Agora Moreno e Mameluco, sim não são palavras Indigenas nem Europeia mas sim africanas que ditas aliatoriamente, porque os indios tambem tinham peles escuras e fora escravisados e comparados aos negroa Africanos de cor melaniana menos escura, os Mamelucos, invadidos pelos turcos. Se querem camar os mistiços de indio com Portugues de Mameluco, tudo Bem, Mas academicamente, etnicamente e cientificamente esta errado. Mameluco e Morenos são palavras pertinentes ao povo Africano, desde que o Mundo é Mundo, o fato é que até ontem ninguem se importou com a verdade. mas a partir de hoje, é melhor que ela seja dita, porque a verdade beneficia, não alguns somente, mas beneficia a Todos.

      • Jah. Senti firmesa na sua colocação Ludo. porque é passifica de entendimento. Porém a raça humana é uma só, fora dela é tudo alienigena. Agora a sim generos da raça humana e são tres, Melaniano ( pele escura com sete tipo de ” Negroide’ ou vareção da cor negra com diversas etnias ) este grupo é formado por Africanos Arabes E Indianos chamados de Camitas. ou descendentes de Cam. O segundo é o Mongól ( amarelo) ou Semita, que se passoua a chamar Mongól, ou causa da cultura do Mongól Geisikam que dominou todo o extremo oriente, neste predominam quatro tipos fisicos entre japones, Chines e Corianos e suas diversas etinias de olhos puxados como características. O ultimo é o menos grupo humano Caucasuano ou , caucasóide ou Jafistas ( Filhos de Jaffer), com apenas um tipos fisico brancos de cabelos e olhos pretos ou brancos de cabelos Ruivos ou louros, e suas etinias. Quero tambem deixar evidente aqui, que entre os Negros ou Melanianos ou negróides existem todas as caracteristicas que nas outras: Negros de cabelo Ruivos, Louros, olhos Claros, verdes ou Azul. porque é a raça ” Prótótipo ” da humanidade. O Branco ou o Amarelo é o preto sem melanina. portanto um casal de Negros cientificamente pode ter filho branco ou amarelo, de olhos verdes ou azul, cabelos louros ou ruivo, Sarará Albinos etc. Mas um casal Caucasiano ou um casal Mongól é geneticamente impossivel de ter um filho Melaniano, Negro, na pigmentação da pele. Ok finalizando Claro que todo ser huamano é diferente, mas não na raça. Por mais que haja pessoas que tente provar que Branco Amarelo são raças diferentes, É mentira, a menos que conheça, ou descenda algum povo, de outro planeta na terra, e isto é hmananmente impossivel. Paz de Jah.

    • Amei seu comentário! Classificar os pardos como negros é uma tremenda falta de respeito à nossa diversidade cultural. Eu conheço pessoas pardas que não têm uma gota de sangue negro nas veias. Às vezes as pessoas esquecem que pessoas pardas também podem ser descendentes de índios e europeus!

      • Jah. Melhor seria que não Classificassem Ninguem de Pardo, isto e classificação de passarinho, pardal, pardieiro, pardacento. Não seria melho, dentro do genero humano cientifico, Caucasiano (branco) Melanian (Negros) e Mongól os Amarelos. Isto é cientifico, o resto é pejorativo. Porém pode ser que a palavra Mongól para os orientais brazileiros, Soe estranho entre Caucasóide Melanóides e Mongolóide. Mas seria o cientificamente correto, sendo que todos estão ligados as suas denominações etnicas originais. Agora Pardo, Mulato, Criolo, pensa bem, bom senso. Quem chama não Liga, mas quém é chamado e tem conciencia que e denominação pejorativa, que acabou ficando por isto mesmo. Não vai querer mudar galera. È claro que Vai. Até chamar de ” Macaco ” suportavel, porque é nosso próximio e esta na genealogia de todo ser humano, mai Burro, ai não, ai nã, ai não. Paz para todos.

  2. No Brasil a questão da identidade racial é quase sempre abordada com esse mesmo clichê simplista. Esse discurso só serve de auto-ajuda para aqueles inseguros com complexo de vira-lata. É reducionista e antidemocrática (pra não dizer totalitária) essa tentativa de resumir um país do tamanho do Brasil numa homogeneidade idealista e forçada que não condiz com a nossa complexa realidade, ignorando e sufocando as particularidades regionais de etnia e cultura. Em vez de EDUCAR o povo para ACEITAR e CONVIVER com os DIFERENTES, essas teorias presumem que o povo é infantil e incapaz disso, então tentam forjar uma completa uniformização, um fator que iguale a todos, ou seja, fazer com que os cidadãos se identifiquem e se respeitem mutuamente não porque são humanos, mas porque supostamente têm uma identidade racial comum. Daí o chavão “ninguém é preto nem branco, todo mundo é misturado”. Privilegia-se, ainda, nos mestiços a ênfase na herança não-branca, mesmo que seja apenas uma tataravó negra, como medida (revanchista) para mitigar o eurocentrismo. É a resposta mais superficial, é um “jeitinho”: no lugar de tentarmos fazer pretos, brancos e pardos conviverem, vamos espalhar que todo mundo é marrom. Genial!

    Ora, se levássemos essa lógica ao pé da letra, então também seria razoável exterminar os pobres pra acabar com a pobreza. Essa insistência no mito da miscigenação total só serve pra mascarar o problema em vez de cortar o mal pela raiz. Prova de que isso não funciona é que o racismo persiste mesmo nas regiões mais miscigenadas, só que em vez de o branco discriminar o negro, é o mestiço mais claro que discrimina o mestiço mais escuro. Ou então as pessoas abandonam os preconceitos mais repreendidos socialmente, como o racial e o de preferência sexual, mas não assumem uma postura de vida plenamente tolerante. Em vez de alvejarmos o preconceito no sentido pleno da palavra, combatemos apenas um ou outro exemplo de como ele se manifesta. O cara que não foi educado pra realmente tolerar diferenças de qualquer natureza pode alardear que não é racista nem homofóbico (somente por medo de ser punido ou criticado), mas continua nutrindo outros preconceitos (regional, de classe, de comportamento, de opinião, de visão política, de nacionalidade, de religião etc).

    Aparentemente, quem defende essas ideias só conhece a realidade “multicultural e cosmopolita” das grandes cidades (que não tem nada de errado, pois é a realidade LOCAL delas) ou das regiões com maior grau de mistura, e pretende generalizá-la em todos os confins do país; não se preocupa em enxergar além dessa ciscunscrição e contemplar a complexidade do Brasil como um todo. Julgam que o “alemão” de Blumenau que toca trombone na Oktoberfest ou a loirinha que ganha o Miss Brasil são menos brasileiros, só por não se encaixarem naquele padrão estereotipado. Somos todos iguais na nossa dignidade humana, mas temos infinitas especificidades étnicas e culturais que devem ser reconhecidas: isso se chama DIVERSIDADE. Tentar (de cima pra baixo) desconstruir comunidades e culturas de matriz predominantemente africana, europeia ou nativa em nome de uma uniformidade idealista é tão autoritário quanto eliminar reservas indígenas e ocidentalizar suas tribos. A miscigenação não é nem boa nem ruim, ela só deve ocorrer natural e espontaneamente; ninguém tem o direito de impedí-la, tampouco de incentivá-la ou forçá-la. Não se disseminará a tolerância enquanto perdurar esse costume de tratar apenas o “negro e o mulato” como brasileiros “da gema” e os outros como minorias insignificantes. Se o Brasil quiser estabelecer a tão sonhada democracia racial, o primeiro passo é parar de confundir “democracia” com “ditadura da maioria”.

  3. Pardo não é negro. Pardo é misto, é híbrido, é mestiço. Lembrando que geralmente os pardos brasileiros tem mais DNA europeu que africano.
    Aliás, até os negros brasileiros tem DNA branco/europeu. Pesquisem no google: “DNA de negros brasileiros é muito europeu”.
    Negro brasileiro é tudo meia-boca. São mais misturados que os brancos e que os índios.

    • PARDOS SÃO NEGROS SIM, e é muita ignorância dizer que pardo é híbrido ou mestiço. Mestiços são gerados pelo cruzamento entre seres de raças diferentes, e os seres humanos são todos da raça humana; portanto, híbridos humanos ou mestiços humanos são uma impossibilidade biológica… Os negros brasileiros de COR parda não são mestiços, eles apenas têm um biótipo mais MISCIGENADO que os outros negros.

      Aliás, ter mais DNA de origem européia do que de origem africana não impede ninguém de ser negro. O Neguinho da Beija-Flor, por exemplo, que tem um biótipo extremamente africano, tem 67% de ancestralidade européia; mas o Frei Davi que é muito mais claro e tem cabelo menos crespo, tem 68% de ancestralidade africana. Portanto, alguns “pardos” são até mais negros do que os afrodescendentes com um biótipo mais africano.

      Os cientistas que realizaram o Projeto Genoma concluíram que cada ser humano sobre o planeta compartilha 99% de seu material genético com todos os outros seres humanos. Então, usar a genética como base da discussão é só mais um argumento furado dos racistas imundos que odeiam negros e que por isso tentam detonar com a nossa identidade e nos fazer engolir essa idéia ridícula de mestiço.

      • Pardo em geral é branco com índio, negro com branco= mulato(preto)/ mulato com branco = se torna similar a pardo( mas fica considerado pardo), falar que pardo é negro é a mesma coisa que dizer que branco com índio da negro oO

      • Se pardos são negros, onde se encaixam as pessoas que são descendentes de índios+brancos? E quem não se considera nem negro e nem branco? Já que pardos são negros, responde onde as pessoas que não se consideram nem negras e nem brancas se encaixam?

    • Tem mais DNA europeu porque do fim do século 19 até 1930 o governo brasileiro importou italianos com o intuito de branquear o povo brasileiro. 1 afronta racista já que a alegação era de que os pretos não fariam o país andar para frente e é o que se vê atualmente: 1 nação atrasada. Os italianos haviam perdido suas lavouras, acabaram por perder suas terras e foram colher safras nos passei vinhos que não o quiseram mais contratar alegando que eles não trabalhavam direito.

    • “Por isso mesmo, o Brasil sempre foi, ainda é, um moinho de gastar gentes. Construí-mo-no queimando milhões de índios. Depois, queimamos milhões de negros. Actualmente, estamos queimando, desgastando milhões de mestiços brasileiros, na produção não do que eles consomem, mas do que dá lucro às classes empresariais.” (Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro)

  4. O comentário do Everton tocou em muitas verdades. Não é preciso ser um Einstein pra perceber que o Brasil maxi-valoriza sua cultura nordestina, africana e indígena e sempre deixa em segundo plano as demais culturas. O Brasil parece ter orgasmos em comportar-se e mostrar-se ao mundo como africano e indígena. Qual a cultura que o Brasil vende? A cultura negra do samba e do carnaval. Quais cidades o Brasil vende? Rio de Janeiro e Salvador, que são as 2 capitais mais africanas do Brasil. Na apresentação da olímpiada do Rio em Londres, tinha 2 brancas e 90 negros(as). O Brasil é o país mais anti-europeu e anti-branco do mundo. E isso tendo (ainda) uma grande população branca, que até é maioria esmagadora nas elites artística, política e econômica. Imaginem como será para os brancos quando eles forem minoria, fato que se dará pela miscigenação e pela alta natalidade dos pardos e negros. Pra encerrar, basta observar a massa MARROM brasileira e percebemos que nossa miscigenação não produziu um belo produto estético.

    • Tem que ser perturbado ou muito alienado pra não perceber que oBrasil sempre maxi-valorizou o fenotipo, a cultura e tudo que é de origem européia. No Brasil os brancos miscigenados podem se identificar como branco sem que a sua identidade seja contestada, mas os negros (pretos ou pardos) e os indígenas sempre sofreram perseguição de suas identidades ,sempre foram influenciados a negar oque são em prol dessa bosta de identidade de mestiço.Tudo isso porque as elites desse país racista desejam passar a imagem de um país o mais branco possível e detestam quando as identidades negra ou indigena se destacam para o mundo. Basta os negros conseguir algum destaque que vem um babaca pra dizer queo Brasil é anti-branco ou coisa parecida.. Só uma pessoa racista seria capaz de fazer tanto pouco-caso dos negros chamando a gente de massa marrom!

      • Tu não passa de uma idiota petralha a serviço da dominação estrangeira do Brasil com essa história de negritude.Tu e essa judia do blog. Quer cultivar a tua áfrica utópica cultiva mas nós da maioria da nação temos orgulho de sermos pardos mestiços. Se um pardo idiota se vê como branco é fruto da ideologia da branquitude ideal, mas a merda do teu movimentinho negro desgraçado só incentiva mais isto ao não reconhecer a identidade parda mestiça. Onde colocar os pardos que vcs, ativistas negros desgraçados, não reconhecem e jamais reconhecerão como negros ( incluindo aí os índio-mestiços ) ?

    • E’ porque a parte liberal do pais nos diz que realmente nao somos europeus como os europeus. Entao nos achamos tudo que e’ europeu melhor, menos o que e’ Portugues, a nossa nacao mae, mais nao podemos dizer que somos europeus. Quer dizer, tenha inveja, por que nos, no fundo, somos todos negros. A maior mentira dita aos nossos filhos. Sou descedente the Portugues com muito orgulho.

    • Marcusaleixo, por favor me responda? Se um Suéco tem um filho com uma Africana, ou quando ele tem um filho com uma Índia, Esses filhos são Negros. Por quê?

    • Jah. Paulo Donner. Como te explicar que Negro é cultura não é cor. A cultura que sai do Brazil é a que de fato a representa, com mais visibilidade. mas voce pode ter certeza que todos os empresários que mostram o Brazil Negro, são brancos. Porque tem dinheiro e sabem que a cultura Negra é Riquissíma, e voce tambem sabe. Sou Negro, gosto de Varia cultura, ouço, Led, Pink, varia culturas européia, classicas, adoro Nitch, sou Rasta e adoro Reggae. Voce acredita que tem mais gente de pele clara do que Negra no Reggae, e é uma cultura Negra, mesmo. A cultura não tem cor. O que esta acontecendo é uma revolução cultural e você não esta entendendo nada e esta se assustando, meu brother. A menos que voce não cole cole com a galera de cultura Negra, então não vai saber, quantas milhoes de pessoas ” brancas ” são de cultura Negra. E de fato a unica que representa o Brazil, de fato. As outras são todas em linguas diferentes, que juventude brazileira não entende, eu sei porque tenho fluencia em inglẽs. Olha, não seassustanão, entra no barco, reconheça o Brazil como maioria Negra e Mistiça. Cara se a Maioria e mistiço de Melanianos, é obviu que a cultura é gritante, e a cultura afrõbrasileira gera, economia e divisa pro pais, e não é capitalista (europeia) de exclusão. Não vejo Negros nas festa deEuropeus, mas vejo uma pá de europeus, aqui no Brazil nas festas das cominidades Melaniana. A gente, joga bola, faz samba, faz reggae, faz funk, e tá todo mundo junto. é diferente de um OktuberFest, que eu já fui e era praticamente o unico Negro lá. No brazil? mas é… Olha, pense melhor a respeito da causa Cultural Negra no Brazil, se possivel com carinho, meu brother. quem sabe voce equilibre sus ideia sobre Negros e cultura Negra. Mas num se preocupa não, tá cheio de Negro que não esta nem ai nem com a própria cultura. Mas quém tá, Tá mesmo. Paz de Jah Brother.

  5. A mídia insiste em denominar “negros, pardos e indígenas”. O critério correto utilizado pelo IBGE para se referir à autoclassificação de cor/raça contempla 5 tipos: branca, preta, parda, amarela e indígena. A manutenção dessas denominações permite que os pesquisadores façam o acompanhamento das mudanças no decorrer da história. Mudar o critério significa impossibilitar a comparação. Na minha opinião não é por acaso que a mídia comete o mesmo erro recorrentemente. O movimento negro luta para que a sociedade reconheça que mais da metade da população brasileira é negra. De acordo com a militância, os NEGROS são os PRETOS + PARDOS. No censo de 2010, entre os mais de 191 milhões de brasileiros, 91 milhões se declaram brancos (47,7%), 15 milhões pretos (7,6%), 82 milhões pardos (43,1%), 2 milhões amarelos (1,1%) e 817 mil indígenas (0,4%). Pela primeira vez na história, o percentual de NEGROS (PRETOS + PARDOS) ultrapassou o de BRANCOS. Considerando que os pardos representam 43,1% da população brasileira, fica fácil perceber por que a mídia insiste no erro ao separar negros de pardos. Percebam a contradição no primeiro parágrafo da seguinte matéria: https://raquelrolnik.wordpress.com/2011/11/25/brasil-um-pais-cada-vez-mais-negro/

    Pode ter certeza que veremos na TV esse mesmo erro sendo insistentemente repetido. Os jornalistas não ignoram os critérios do IBGE. O objetivo, sem dúvida, é deseducar a população 😦

    • Os índios urbanizados também são chamados de pardos. Como num país que foi todo povoado por índios, hoje representa menos que os asiáticos??? Pardo é uma palavra de origem da onça parda (cor caramelo). Negro nunca foi pardo nem aqui nem na África, Pardo é sinônimo de mestiço.

  6. Carmem disse: “a mídia insiste no erro ao separar negros de pardos”.
    Você só pode estar sendo irônica. Pardos não negros, são mestiços oriundos das 3 etnias. Pardos não são negros pq possuem sangue e DNA de mais de um ramo. Viaje à Amazônia e diga a um pardo caboclo (filho de uma índia com um alemão) que ele é negro, e veja se o convence. Mesmo os pardos com sangue africano (mulatos e cafuzos) não são negros, visto que possuem sangue/DNA caucasiano e indígena, respectivamente. Quando o movimento e ativismo negro tentam transformar mestiços/pardos em negros, só provam o quanto são racistas e fanfarrões. Racistas pq não reconhecem o sangue branco e o DNA europeu do mulato. Racistas pq não reconhecem o sangue e DNA indígena do cafuzo. Aliás, os próprios negros brasileiros estão cheios de sangue branco e DNA europeu, pesquisa na internet : “DNA de negros brasileiros é muito europeu”.
    Para encerrar, se 43% dos brasileiros se declararam pardos no censo do IBGE é pq NÃO se consideram negros.

    • A mídia insiste mesmo nesse erro de colocar pardo como se fosse uma categoria separada. Mas para o IBGE a população NEGRA do Brasil é composta por afrodescendentes de COR preta e parda.

      No passado acreditava-se na existência de várias raças humanas e que a mistura entre elas gerava mulatos, cafuzos e mamelucos, que seriam terceiras raças criadas a partir do cruzamento entre duas raças diferentes.. Mas já foi provado que a raça humana é uma só, e o sexo entre seres da mesma raça não pode resultar em criaturas mestiças (misturadas). Então qualquer pessoa que tente transformar um negro mais clarinho (“pardo”) em uma criatura mestiça está apto a receber um atestado de ignorância.

      Eu sou NEGRO e não nego que tenho sangue de outras origens ancestrais além da africana! Portanto eu sou um negro miscigenado! Qual o problema? Mestiço é que eu não sou!!! .. Mas os racistas EXIGEM “pureza racial”, alegando que se o indivíduo não é 100% negro, então ele não pode identificar-se como tal… Esta é a mais velha estratégia do racismo brasileiro pra fazer o negro negar que é negro, promovendo assim a alienação e a desunião entre nós.

      E pra finalizar, 43% dos brasileiros se declaram “pardos” porque têm este fenótipo, sendo que a maioria absoluta deles são negros E SABEM DISSO; mas uns 4% dos brasileiros de cor parda são de ascendência indígena. Por isso é muita conversa fiada dizer que estão tentando convencer indígenas miscigenados de que eles são negros, pois o próprio IBGE distingue os negros de cor parda dos indígenas de cor parda.

      • flavio090 não existem raças, então os pardos não são negros eles são da etnia PARDAS, pois todas nação são mestiças, semitas, indianos, asiáticos, aborígenes, indígenas, europeus…

      • Você foi idiota em ser contraditório [ Qual o problema? Mestiço é que eu não sou!!! .. Mas os racistas EXIGEM “pureza racial”, ] Se você não é mestiço… então você se diz puro retardado acéfalo.

      • Se for olhar pelo seu ponto de vista entao todos os pardos sao brancos de origem europeia, ja que o DNA brasileiro e 80% europeu.

  7. O ser humano é um animal . É óbvio. Raça existe sim. Existe várias espécie de gatos e cachorros, pássaros, Cavalos,… O mesmo ocorre com o ser humano, mas é dificil das pessoas admitirem esta verdade porque as pessoas não querem ser discriminadas socialmente e perderem o conviívio social. Por acaso existe a possibiidade de dois seres húmanos Homen e Mulher rúivos europeus terem filhos negros ou Ásiaticos ? É óbvio que não. Isso é um fato da natureza e uma verdade absoluta. E mais o formato do crânio do Homen Africano é ligeiramente diferente do Homem Branco europeu e ligeiramente diferente do Homenm Asíatico. É um completo ignorante desconsiderar a palavra raça.—-Em termos de Brasil onde a existência de viver cái em samba favéla cabelos pintados, cabelos alisados na chapinha o próprio Brasileiro se diz ser misturado, óra a palavra misturado é referente a mistura de outras Raças.

    • Não o ser humano não tem raça, os humanos tem cerca 25000 genes, e os genes que definem a cor da pele, a cor dos cabelos são muito pequena, o que diferencia é que uns tem mais melanina e outros tem mais. Os povos tem suas características( asiáticos, indo-europeu, semitas, negros), porque descende de uma mesmo antepassado há milhares de anos

      • Olá Charles .Sou criador de cães . Baseado em seu comentário, eu poderia cruzar meu Rotweiller com uma Poodle e uma Rotweiller que vai dar a mesma coisa, certo?

  8. Os cientistas que realizaram o Projeto Genoma concluíram que cada ser humano sobre o planeta compartilha mais de 99% de seu material genético com todos os outros seres humanos. Portanto, mestiços humanos são uma impossibilidade biológica.. Mas quem quiser teimar com a ciência, e dar soco em ponta de faca insistindo que existe várias raças humanas; que fique à vontade! Não existe seres humanos misturados, mas existe pessoas miscigenadas sim, porém, é totalmente ridículo e absurdo que um indivíduo miscigenado tente colocar-se como diferente de todos os outros grupos humanos como se ele pertencesse a uma raça diferente!

    • No conceito social talvez não. Os cachorros carregam a mesma carga genética, e existem raças diferentes. Por que não raças humanas?

  9. Os malandrinhos do movimento negro querem dissolver os pardos nas suas estatísticas para usar-lhes como massa invisível, ao passo que nas políticas públicas provenientes dessa leitura particular eles são excluídos.

  10. Pardo, segundo o IBGE, é qualquer pessoa que não se classifique como nem preto, nem branco, nem amarelo, nem indígena. Portanto, pardo é qualquer mistura (branco + preto, branco + índio, índio + preto, preto e japonês, e por aí vai…). Pardo NÃO é sinônimo de mulato, muito menos de preto.

  11. Obs.: pode ser sinônimo de mulato, mas não é apenas mulato, pode ser outras variantes, sem mistura com negros, como o caboclo (branco + índio), que é pardo para o IBGE. Geralmente o pardo brasileiro têm as três raças juntas, já que a mestiçagem no Brasil é intensíssima.

  12. A verdade é que você (Todo brasileiro tem!) Tem sangue crioulo
    Tem cabelo duro, sarará crioulo…
    No Brasil não existe raça pura. Somos miscigenação negro+branco+índio=brasileiro.
    Não posso negar minha raiz!

  13. Nunca houve, da parte do IBGE, qualquer declaração sobre pardo ser branco + preto, branco + índio, índio + preto ou preto e japonês. E seria interessante saber qual é a fonte de tanto equívoco.

    Não existe raça pura nem no Brasil e nem no resto do mundo, por isso nem no Brasil e nem em outros países faz algum sentido que os miscigenados sejam alocados em uma classificação independente e, de fato, não são! Miscigenado não é identidade; caboclo menos ainda, seria o mesmo que uma pessoa se declarar usando um termo rude como sarara.

    Miscigenado é apenas um indívíduo que possui mais de uma ancestralidade, e não uma identidade “racial” autônoma. Mas algumas pessoas, na tentativa de se colocar como “diferente” dos grupos historicamente discriminados, tentam criar classificações arbitrárias.

    OS AUTODECLARADOS PRETOS E PARDOS SÃO, PARA O IBGE, A POPULAÇÃO NEGRA DO BRASIL. O Brasil é o país com a maior população NEGRA fora da África; fato este reconhecido por todas as nações do mundo. Somos pouco mais da metade da população do Brasil, que compreende os 7,61% dos brasileiros que se declararam de cor preta e os 43,1% dos que se declararam de cor parda no último censo 2010.

    • Jah. Zoio, infelizmente voce não sabe que mouro quer dizer preto escuro, e é de onde vem a palavra moreno. Se voce se diz moreno e não é Melaniano (negro) então voce não é moreno. porque só tem moreno nas etnia melanias ou Negras.. Por favor vá dar uma olhada na etmologia da palavra Mouro. É totalmente o contrario de Mouro. O mouro esta para o Melaniano assim como o Louro esta, supostamente para o Caucasiano. Entende. Boa soret e Paz de jah.

      • O caso é que ele tem todo o direito de não se considerar negro, isso foi o que ele quis dizer. Pessoas iguais a você podem até tentar, mas não vai ser todo mundo que vai compartilhar da mesma opinião que você.

      • Os mouros eram brancos do norte de Africa seu idiota afrocentrico.Vê os marroquinos de que cor são. Vai a Argelia e vê cultiva-te idiota.

  14. A classificação oficial da cor da pele, não afasta o problema social acentuado pós escravidão. A definição do artigo postado pela professora, não descarta as agruras vividas e acentuadas pelo tom da cor da pele no Brasil, por todos descendentes de Africanos (miscigenados ou não). As periferias dos grandes centros, quase sempre mal assistida pelo estado, comportando todo tipo de dor social. Se estatísticas e percentuais combinam com negros, pardos, mulatos, mamelucos e outros identificadores de um povo sofrido, não precisaremos discutir se é ou não negro legitimo mas, se a sua condição social esta intrinsecamente ligado ao tom da sua cor.

  15. Houve um comentário lá atrás que refere que espanhois e portugueses são mestiços de “branco com mouros” e que os mouros são muçulmanos negros!! Tenho que esclarecer que os mouros são brancos, logo caucasianos. No entanto, é verdade que os ibéricos e também os restantes europeus são uma mistura de vários povos, por isso de puros não têm nada. Até os Finlandeses, que são dos povos mais louros e de olhos azuis da europa, são também dos que têm mais misturas de não caucasianos, especialmente asiáticos. Logo, esta cena das raças puras e menos puras é tudo uma estupidez. Não existem raças puras, só se forem indígenas que vivam isoládos há séculos.
    Como alguem também já comentou, as características físicas como a cor da pele, olhos e cabelo, são uma milésima parte do nosso código genético.

    • Jah. Ana, infelizmente seu esclarecimento, em uma prova academico te daria Zero. A palavra Mouro é africana, e vem de Moor, que significa pele cor da Escuridão. Oque acontece e que os Mouros Brancos que voce conhece, foram para Africa Mauritanis e asumiram os papeis dos liders religosos Mouros, negros, e escraviam os negros até hoje. Olha lá pra voce ver que ainda existe escravidão. Alem de roubar-lhes a identidade e relogião, escravisam e nome dela. Desculpe Querida mas se vocẽ acha que os Mouros Africanos eram brancos, é pelo mesmo motivo que outros, falsa informação, omissão, ou justificativa para não assumir, a Verdade. Talvez até vocẽ caisse de costa, se soubesse , que os Italianos, são troianos, que eram mistura de Gregos com Etiopes, assim como foram os persas. Brancos e Negros sempre foram os mesmos. Seres humanos do mesmo planeta. Foram os europeus que fizeram esta, diferença absurda, com o proposito de dominar e escravisar. Infelismente, mentiras colocadas como verdade, e isto só trouxe, sofrimento escravidão, e este clima de raças superioras e inferioras, que na verdade é idiotice. mas que felizmente se quebra dia a dia. E tem mais Yecua era negro, Voce sabe quem era Yechua. Então é isto.

  16. Isso turma, continuemos dizendo que não existe raça, batendo na mesma tecla mais e mais ,assim talvez algum dia nos sintamos um povo lindo,,de pele clara, olhos azuis e cabelos louros ou ruivos,. Oh, brasileiro politicamente correto, demagogo, que olha o mundo ao seu redor e não enxerga.nada..Vale lembrar também 2 fatos : a) que o material genético humano contém algumas ” lembranças” digamos assim, da evolução que não são mais do que lixo genético,, nada valem para o ser humano atual..b) que a raça branca, caucasoide, é a mais bela experiencia que a natureza fez sobre a espécie humana…

    • Pra ser lindo, tem que ter olho azul, e loiro ou ruivo? Só se for pra você, existem brancos horríveis, quase albinos, assim como existem negros feios, mulatos, só mesmo alguém tão estúpido e com tão baixa auto estima pra falar tamnha bobagem, um ser limitado..

      • Brancos horríveis quase albinos? Albinismo não tem nada haver com raça branca somente(existem albinos em todas as raças. A pessoa não é feia por ter a pele muito branca!!! Ou você tem preconceito com pessoas de pele muito clara, não gosta, ofusca seus olhos?

      • Quer dizer vou agradar o Negro dizendo ‘Nossa como ele é branco demais, parece Albino’ Comentário estúpido seu heim.

  17. Onde estão as outras respostas inclusive a minha , não gostaram de ouvir a razão é ? Preferem ficar com ilusões ? Turma de demagogos brasileiros.

  18. A raça branca é a que mais se destacou,em todos os níveis do conhecimento humano.Porque os povos periféricos correm para viverem em países brancos?cursarem universidades,que saõ dos brancos?tem orgulho da sua raça,que procurem o seu continente.

    • Só um lixo branco fracassado pode atribuir determinado patamar de desenvolvimento de uma sociedade ou mesmo civilização à “raça”. Pra começar parte de premissas falsas ao avaliar a grandeza de uma civilização somando alguns fatores em que ela se destaca. A eleição da raça como fator decisivo para o sucesso de determinadas sociedades nada mais foi do que uma forma de mascaramento dos processos de dominação colonial que contribuiram para o desenvolvimento de uns em cima da subordinação de outros.

  19. Os Pardos estão longe de serem negros,na verdade, os Pardos Brasileiros são uma mistura de negro,índio e europeu…..então classifica-los como negros seria exagerado.

    O Brasil é um país que tem uma maioria Branca,Seguido com uma maioria parda e com uma pequena parcela de negros,que não chega a mais de 7% ou 15 milhões de pessoas.

    Então dizer que o Brasil é um país negro é uma das piores mentiras que alguém pode dizer

    • Eduardo, nós estamos nos esforçando para nos tornar um país africano. No dia que conseguirmos isso, teremos imenso orgulho de equipararmo nos ao Congo, Biafra, Nigéria, Sudão.etc… Nos não queremos ser comparados, no futuro, com uma Holanda, França, Dinamarca etc…Parece que para nós a primeira opção é que nos faz sentir orgulho. Brasileiro é assim mesmo.

      • Vixe q doideira querer colocar o Brasil. Como a África kkkkkk eu sou filha de inglesa de Manchester loira olhos azuis. Avós loiros etc e pai mestiço nasci da cor do pai e cabelo liso nariz fino e boca fina sou negra eh? Deixem de serem malucos! Eu sou a maior prova pura q existe sim o mestiço, meu pai tb! Quer dizer pq nasci com a pele marrom clara sou negra? Sou casada c francês branco dos olhos azuis meus filhos vai ser uma coisa ou outra? Como se eu não sou? Ah stop. Esses movimento negro janta enchendo o saco!

  20. Como neste país tudo está invertido mesmo…existem N corruptos, a violência arrebentando e ninguém faz nada…agora essa..orgulho de ter um país negro…só o que me faltava…é a mesma coisa que dizer que preferíamos a Africa do que a Europa…é o fim da picada mesmo…hipocrisia do cacete.

  21. no sei pq o alguns orgão do governo considera negros os pardos(mestiços),ja foi comprovado q quase a metade da população parda do brasil e mameluca mistura interracial de indios com brancos.nao tem sentido considerar negro mameluco.

  22. A verdade que a miscigenação só aumenta o números de preconceitos no Brasil , se soubessem a historia da mestiçagem ,sobre a crueldade que os portugueses faziam com as índias e as escravas , consequências disso os indígenas do Brasil foram perdendo suas identidades reais com o tempo , antes de dizerem uma besteira como “somos um país miscigenado” como se fosse algo pra se orgulhar. exemplo do preconceito , nas prisões pelo menos mais de 60% são pardos e negros e a desigualdade social também prevalece por exemplo , pardos representavam 68,4% da população das favelas . o próprio governo petista induz a miscigenação e eles mesmo pisam em cima depois . quando vc fala que é contra a miscigenação as pessoas já tem uma palavra na ponta da língua “racista” . Mais As pessoas deveria ter orgulho a sua própria raça seja ela qual for Negroide (raça negra) Caucasoide (raça branca ,amarelos (raça asiática) , vermelho (raça indígenas). eu não acho bonito a miscigenação normalmente quem paga o preço é fruto da relação inter-racial que pode sofrer preconceitos futuramente . detalhe que o numero do IBGE registrou brancos (47,7%), 15 milhões pretos (7,6%), 82 milhões pardos (43,1%) , se mais pardos se considerassem como negros amarelos indígenas ou pardos mesmo o numero seria bem diferente

    • só sei de uma coisa que é inevitável que está acontecendo no brasil e no mundo: é a miscigenação que está a todo vapor. os brancos cada veis ficando em menor numero e os negros puros também… e os mestiços cada dia aumenta em grandes numero…

  23. Branco e Negro Hoje são conceitos mais Socioeconômicos do que raciais, Na visão Política do governo e da sociedade, Branco(Símbolo do Eixo de poder) e Asiático são considerados brancos pelo governo pois são grupos que têm melhor qualidade de vida que os outros grupos sociais. o Negro (sócio econômico) está ligado a grupos mais excluídos da sociedade como propriamente o negro (Símbolo de um eixo) o índio, o caboclo, o mulato, o cafuzo, e as derivadas. As vezes a pessoa possa nem ter uma mistura negra, mas pode semelhar a um pardo por conter uma carga genética fortemente indígena (é estranho ter poucos índios no IBGE se o país era totalmente povoado por eles). Enfim Ser Branco e ser Negro hoje é uma questão de como as pessoas iram te avaliar e como você irá te avaliar. (Um cara consideravelmente negro no Brasil possa ser visto na África como Branco na perspectiva deles, da mesma forma que um cara consideravelmente branco no Brasil, possa ser visto como negro na Alemanha.) A Carga genética que o Negro Brasileiro carrega em média é de quase 60% de genes Brancos e 30% de genes negros.

  24. Porque querem atochar que os pardos são negros!Essa merda de movimento negro acha que esta falando com imbecil?Racistas de merda!

    • Porque tem dois tipos de pardo; o pardo que deriva do Negro e o pardo que deriva dos indígenas. E mesmo assim tem Negros que “tratam o pardo como pessoas de segunda classe” . A mesma cosa você diria que o Ator Antonio Banderas é (moreno) ou pardo? Pois é…existem Grupos Racialistas que consideram Antonio Banderas como Branco: Isso porque na classificação racialista, os Brancos também são as pessoas com tom de pele Clara ao Bege quase marrom, como os Europeus do Mediterrâneo. Então esses Grupos Racialistas Negros no Brasil querem afirmar que todos os Brasileiros tem sangue Negro.Mas não é bem assim como ‘dizem’

      • Digo:Grupos Racialistas Brancos consideram o Ator Antonio Banderas como Branco. E de fato os Europeus Brancos são de pele Clara ao bege claro ao quase marrom. .

  25. Para o brasileiro branco, nao ha opcoes. Se voce nao gostar de coisas “africanas” – carnaval, funk, pogode, etc – voce e’ racista. Se voce auto afirmar e’ racista. E’ muito dificil. Eu nao tem odio de ninguem mais realmente nao sou chegado a carnaval, funk, pagode, camdomble, etc, Acho algumas coisas ate bonitas e interessante, mas nao vou adicionar a minha vida necessariamente.
    Eu acho que realmente no Brasil nos estamos empurrando a cultura africana e movimento gay as goelas abaixo. E’ dificill aturar.
    A mensagem de marketing to Brasil la’ fora tambem nao e’ bem balanceada. E’ muito ruim. Uma pena. As nossas criancas negras sao vistas como algo sexual por causa do Carnaval, a cultura funk etc e’ na verdade anti-cultural. Nos EUA e’ a mesma coisa com o rap e o jeito que eles veem e tratam a mulher. Esses tipos de cultura marginais nao adiciona em nada para o pais.
    Eu tenho various amigos Africanos, da africa, que veem o Carnaval, o Rap como coisas muito estranhas, e o jeito que estem tratam a mulher como objeto sexual tambem. Eles nao gostariam de ter suas maes e irmas metidas nisto. Entao porque sera que o negro Brasileiro, e o resto do povo aceita isso no Brasil? Dificil de entender.

    • Concordo plenamente! Eu sou do Sul do Brasil, onde a maioria das pessoas são descendentes de italianos e alemães. Nossa cultura é bem diferente da do resto do país. Nós somos obrigados a aturar mulheres nuas no carnaval, samba, pagode, funk, entre outras coisas da cultura africana que são impostos à nós, mas a cultura de nossos ancestrais é motivo de piada no resto do país. Na abertura da copa mesmo, eu vi vários comentários nas redes sociais criticando as danças típicas do sul (de origem alemã), dizendo que a abertura teria ficado melhor se colocassem o samba no lugar deles. Fiquei indignada! Nós também fazemos parte desse país e merecemos ser representados!!

      • Eu sou capixaba, sou mestiço (africano, alemao e italiano) . é.. . vc tem razão. mesmo nao estando em seu lugar, consigo ver muita maldade nos comentarios a respeito do sul. acho que é mais inveja deles , ligue pra isso não .

    • Jah. A confusão e generalizada, quando se confunde Cor e Cultura. e Dai que a cultura Negra prevalece, Não é só aqui, e em Us, no Caribe, no entanto a cultura capitalista é branca, e a população negra e indigena, não tem trabalho, escola e morre de fome, inclusive os ” pardos “, que, mesmo que forem contados brancos, vai estar ca cara sua fisionomia Negra. E dai ou mistiços. Sou Negro e minha esposa é Branca (não poderia?).. Meus filhos, mestiços, optaram pela cultura Negra, Porque?, acessivel, não elitista, ou classista, e não exclusivista, pra resumir cultura popular. e olha que a minha mais velha, faz pós em politica da Juventude. Mesmo sendo mestiço não passam por branco em lugar nem um, fora do Brazil e porque passariam aqui. Ninguem estudou por Cota, apesar de sermos a favor, alias que educação deveria ser gratis. Mas vá na porta de qualquer faculdade pra ver quantos negros e mestiços cabem lá. AH.. mais isto não é relevante… é simples responder Negros Não tem dinheiro para entrar em uma faculdade paga. Não, de fato. Mas vá na porta da Zumbi dos Palmares, Talvez uma das ínicas, entre milhares. Belo a revolução é cultural se a Verdade ofende, a mentira mais ainda. Para algumas pessoas de pele clara, parece que o mundo é Branco e não é. Se fosse por contingente seria Negro é a maior população em genero, do planeta terra. E dai, não é so os mestiços que descende dos negros é toda humanidade. Agora se tiver alguem de outro planeta que se manifeste. Até hoje s’conheço um e acredito Yechua (jesus), mesmo porque ninguem nunca soube sua cor de fato, mas o fato dele ser de cultura de Rei e não de imperador, já da pra dizer que sua cultura é Negra proveniente do Egito. Até o Egito, coração da cultura Negra na Africa, são mostrados brancos nos filmes. A rainha de Sabá da Etiópia so porque foi a Rainha Mais poderosa, comentada na biblia, aparece no filme feita por elisabethe Taylor, Caucasiana dos Olhos Azuis. A rainha do povo Negro? tá certo. Não brother, tem que ver direito estas argumentações, sem conceitos históricos, eticos academicos, a base da invenção. Como eu disse Negro não e cor, nem raça é Cultura. e Dale-nos de cultura Galera, fogo no paviu, que aqui é Brazil, quem gostar gostou quem não gostou vai pra outro lugar de Navio. Paz de Zaion

  26. Misturas existem, mas um individuo nunca vai deixar de ser de uma determinada raça por ter misturas. O esteriótipo e o fenótipo são o que valem.

  27. Totalmente ridícula a classificação, negro é negro, pardo é pardo, não tem como colocar na mesma classe. O pardo como no norte e nordeste pode ser de raça português-índio, diferente do sudeste onde é quase sempre mulato, de forma que este mameluco nada a ver com negro tem. Sejamos mais científicos e menos manipuladores. Abs.

    • Concordo com você! Meu pai é pardo, mas não é descendente de negros! Por parte dele, meus dois bisavôs (que eram irmãos) eram portugueses, e minhas duas bisavós eram índias. Como resultado, meus dois avós por parte de pai eram pardos, consequentemente meu pai nasceu pardo também. Agora alegar que ele é negro, só porque ele é pardo, é ignorar as origens indígenas dele! Eu considero isso, além de racismo, um genocídio da etnia indígena do Brasil!

      • É isso aí , foi o que eu disse lá em cima; existem pardos que derivam dos índios e pardos que derivam dos negros. Temos em nossas raízes, sangue Português, Italiano, Espanhol, Francês, o Alemão e por aí vai. Agora esse negócio de dizer que todos Brasileiro tem sangue negro é mito. Como ficariam os Brasileiros do Sul, mesmo que tenham um pouco de sangue Português…eles vão dizer que tem sangue negro? Agora tem um modismo de dizer que os Portugueses tem sangue Negro por causa dos Mouros. Já vi gente escrever na Net ‘Esses do sul do Brasil não tem sangue puro haha’. Aí eu pergunto, e daí, só porque são Germânicos com um pouco de sangue Português ou Italiano vão deixar de ser brancos? Agora você vê a que ponto chegou. Isso é uma afronta as outras culturas, é uma Espécie de Imposição racial derivada de um complexo.

  28. nem todo pardo é negro , muitos são descendentes de indigenas e brancos, e nem todos que se dizem brancos são brancos alguns vc ve claramente q são pardos.

    • O PAÍS CADA VEZ FICA MAIS POBRE,PORQUE ACEITA QUALQUER UM DENTRO DELE SÓ FALTA DEIXAR ENTRAR O POVO CONTAMINADO COM EBOLA….VAI BRANCO E NEGROS PARA VALAS PORQUE NOS PAÍSES POBRES OS AUMENTOS DE DOENÇAS DESCONHECIDAS AUMENTAM E NÃO TEM SOLUÇÃO VAI TODO MUNDO PARA O BELELEU PORQUE O BRASIL NÃO ESTA PREPARADO PARA RECEBER O EBOLA ….VÃO DEIXANDOS OS AFRICANOS ENTRAR COM AMOR …MUITO AMOR………..DAI VAI UM GRANDE PAIS …VAI MORRER MUITA GENTE PARA VALASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSKKKKKKKKKKKKKKK

  29. E ASSIM QUE EU ENTENDO SE DEIXARMOS A PORTA ABERTA ENTYRA O LADRÃO E LEVA…..E VÃO MORRER BRASILEIRO DE MONTÃO COM EBOLA …………O PADRE QUE ENTROU NO PAÍS DELE TEVE UM AMPARATO DE ROUPAS ESPECIAIS PARA ENTRAR NO PAÍS DELE PARA SER TRATADO …..SE TIVER BRASILEIRO POR LÁ E QUIZER VIR EMBORA TOMOS FERRADOS………..E MELHOR DEIXAR ELES PRA LÁ…….KKKKKKKKKKKKKKK

    • Jah. Absurdo, é pensar que enquanto alguns poucos Caucasianos humanistas e sem preconceitos tentam ajudar, com a consẽncia de que, muitas doenças da Africa são textes de laboratório genético, paífeitas em pessoas Negras utiliadas por cobais, Vitimas do Apartad, em seu próprio país. O que poucos sabem é que hoje existem milhoes de brancos na Africa e que qualquer um deles pode trazer EBOlA, ou outra doença pra cá ou qualquer no mundo. Se fosse na europa, voce diria deixe Morrer pra lá?, não? com certeza, porque o endurecer do preconceito faz com que muita gente perca a ternura e a solidariedade. O egoitasque me conforta é que independente destas opiniões, pessoais, conheço muitos Negros e Brancos, que juntos trabalham em causas humanitárias, sem distinção, de credo cor e roça. Infeliz comentario, nada cultural, nada inteligente, separatista e preconceituoso. de qualque forma Paz de Jah, nos seus corações.

  30. Absurdo pardos e negros fazerem parte do mesmo grupo! O pardo e uma mistura do branco com negro ou índio, ou do índio com negro, e definitivamente uma pessoa multirracial. Alias a grande maioria deste pardos tem um DNA mais europeu(60%) do que negro ou índio. então devemos ignorar o DNA europeu/indígena e da mais valor ao afro? Querem africanizar o Brasil?

  31. Mania de dizer que todo mundo no Brasil tem sangue africano…tem que respeitar as demais raças ou a mistura entre elas. O Brasil esta a caminho de ser um país africanizado, os haitianos, senegaleses estão entrando no país sem nenhum controle. O projeto de lei do estatuto dos imigrantes libera geral a entrada deles e de suas famílias no país. Agora o povo brasileiro vai ter que dividir o SUS entre outras coisas. Só o brasil pra nadar contra a corrente, enquanto a Europa e USA aperta sua politica de imigração o BRASIL libera geral. ESSES PTralhas vão deixar o país mais pobre do que já é.

  32. ESSA RAQUEL É JUDIA E, ESQUECEU DE DIZER QUE NO BRASIL SÓ OS RACISTAS JUDEUS NÃO SE MISTURAM COM NINGUÉM E, SÓ SE CASAM ENTRE ELES! NINGUÉM VIU ATÉ AGORA JUDEUS CASADOS COM NEGROS! ISSO QUE É RACISMO FANÁTICO!

  33. eu acho q vai do q a pessoa se considera se uma pessoa mistura de branco com negro se considera parda tudo bem se considera negra tbm não vejo mal algum, vejo muito comentario racista aqui vamos respeitar a opinião d cada um a minha é essa abs.

  34. “O fato é que hoje podemos dizer – de boca cheia – que o Brasil é um país cada vez mais negro.” Mais negros e menos branco. A existencia dos brancos e dos brancos mestiços incomoda tanto assim? Ah, e os negros africanos albinos que são mortos pelos “negros padrão”, tudo bem? Cadê o movimento negro incomodado com isso?

    • Jah. Olha se incomoda sim. A questão da morte dos albinos, na Africa, Não e racismo e cultural religiosa. Não sei se Voce Sabe: A mystória antiga Africana, diz que Noé era Negro, mas albino e que foi da africa que ele saiu , com todos os animais, o que parece lógico. Mas a questão é que Noé era Negro nasceu Albino, e naqueles tempos arcaicos, não se conhecia o albinismo, ou vitiligo na africa e qualquer abino era considerado uma aberração, obra do Demonio. Então seu Avo enoque interveio, consultou Jah, que disse que aquele diferente, albino havia sido escolhido para ser o salvador da humanidade. Dai que até os dias de hoje os africanos mais tribais, são passivos de sequestrar uma criança albina para, tirar-lha a vida e dos seus ossos, e cartilagens fazer amuletos para colocar nos barcos de pescas. Dizem que: se uma Abino salvou o mundo de um diluvio os ossos de outro Albino poderá evitar que um barco de pesca se perca em um temporal. Entendeu. Portanto, fazem aproximados tres anos que uma lei de proteção foi promugada, para condenar estes fanaticoa. Mas isto é cultura religiosa, por mais absurda que seja, os Negros do Brazil, não podem fazer nada alem de ser solidários, comentando pela internete, como foi feito. Pra se meter em nossa cultura Criminosa, que comete tantas ou mais ” barbaridades ” e atrocidades no sistema Demo.

      • Quando um alguém é morto, mesmo que seja um traficante, é racismo. Quando um negro mata um negro albino, aí é cultural. Tá sçerto, então!

  35. Devemos respeitar todas as culturas também, pois se dizem que Negro é raça, então outras outras raças existem.

  36. “Brasil: um país cada vez mais negro” triste. As mais diversas características positivas de muitos povos estão morrendo e isso é aplaudido de pé por uma maioria que se diz minoria.

  37. Um ignorante , litodonte , que chamou um cara de “preto” , ” cam amaldiçoado” . Não sabe que que as características que nos diferem como grupos étnicos surgiram em razão de condições climáticas , como frio e calor , e radiação solar . Que demorou vários milênios para ocorrerem essas mudanças . O ser humano se tornou branco , cor da pele , para poder sintetizar a vitamina D em regiões de pouca radiação solar , cabelos lisos para ( maior concentração de queratina ) para impedir perda de calor pela cabeça , e nariz longo e estreitado para aquecer mais o ar antes de chegar nos pulmões . Por essa razão , historiadores do século passado disseram que a alvura ( branco ) é jovem , pois todo o mundo antigo ( grandes civilizações ) era NEGRO . Cerca de 20% dos egípcios era de caucasianos , não por que vieram da Ásia , mas eram da África mesmo . A matriz dos ditos caucasianos surgiu na África , mas eram negros como todos os africanos . Eram parecidos com brancos ( feições ) porem de pele negra , cabelos lanosos , e canelas finas , como disseram vários historiadores greco-romanos . Quem tem raça é animal , seu litodonte , vai estudar .

  38. nossa mãe de deus!!! comentaram…! comentaram…! e ficaram no mesmo lugar…! não andaram um centímetro se quer, ficaram como um carro patinando na lama com as quatro rodas atoladas. todos com opinião própria e cada opinião diferente uma das outras… vão estudar sobre o assunto pessoal!!! pra depois vocês voltarem e comentar de maneira correta sem racismo e sem Egoismo, e sim comentar a verdade, independente de quem for favorecido ou prejudicado.

    • Vai tomar no seu cú. Está tudo explicado em cada opinião aqui. Quem é você para mandar os outros estudarem sem nem mesmo você deixou sua opinião? Já foi explicado quem foi favorecido e quem foi prejudicado. Vá se foder se você for racista seja lá quem for.

  39. Quem se diz “pardo” não está dizendo que é “negro”. O governo é que está entrando na frente e dizendo que todos os “pardos” são negros, e fazendo a igualdade de maneira implícita de “pardo” com “africanidade”. E o Brasil não é só africano/europeu. Tem ancestralidade indígena, a maior parte dos brasileiros tem ancestralidade indígena, assim como as outras duas (africana e europeia). Na verdade, os pardos não são africanos. O emprego da palavra “pardo” como se fosse “negro” é usado de forma a distorcer a realidade étnica do país. Geneticamente, os pardos têm ancestralidades europeia, africana e indígena, sendo a europeia, no geral, a mais importante delas. Algumas partes, como na Amazônia, onde a grande maioria é “parda”, são algumas das menos africanas do país ( é outro exemplo). Discutir o mérito das ações afirmativas é uma coisa. Distorcer o perfil étnico do país, dando a entender que a maior parte da população é africana é errado.

  40. Me enoja essa supervalorização da cultura africana, e de seus derivados tais como o samba, o funk, religiões afro – nada contra – mas isso está sendo cada mais mais imposto e ressaltado na mídia, à medida em que os brancos (especialmente os do Sul) são cada vez mais taxados de racistas e até nazistas, unicamente porque continuam cultuando suas tradições. O Nordeste e o RJ param durante boa parte do ano para festejar o Carnaval e as festas juninas, eventos oriundos na África, agora, quando os gaúchos e os descendentes de europeus celebram as festas germânicas e a revolução farroupilha, meu Deus, aí cai o mundo encima para criticar, quanta hipocrisia. Coitados mesmo dos brancos quando estes forem minoria, e com a alta taxa de natalidade dos negros, tornarão-se também minoria no Sul, o RS por enquanto ainda é 85% branco (nos anos 70 já era 94%), mas as grandes cidades estão cada vez mais parecidas com o Nordeste, e a bola da vez são as colônias alemães, estão sendo encharcadas de senegaleses e demais africanos de cultura totalmente opostas, são muçulmanos e perseguem cristãos em seus países.
    De fato o Brasil todo está a tornar-se africano (e muçulmano) e nem o Sul maravilha vai escapar, e por essas e outras que apoio a separação definitiva do Sul do resto do país.

    • Jah. Há um grande equivoco nesta fala. Não são as pessoas de pele escura que estão ocupando os espaços, é a cultura Negra, ou Nigus. É a arte e a educação que se revela. Nem um negro vai lá tirar as terras e o poder aquisitivo de Sr ninguem de nem uma cor. Ser Negro não é ter cor Preta e ter cultura e educação dos povos Melanianos, Africanos Arabes e Indianos, e mesmo latinos, que não são eurpeu. Olha tem milhões de pessoas Caucasianas, ou descendentes europeus ganhando grana com carnaval, sambá, Reggae, funk, Repper, e até mesmo Rock, cujo o maior idolo e Musico é Jimmy Rendrix, um Negro. O que de fato acontece, e que hoje reconhecemos o Egito com um, dominio Mystórico e cultural Negro, Reconhecemos que a Moravia e os Mouros de onde vieram muitos europeus, foi tomada dos Mouros, Negros. Hoje, não estamos aqui pra fazer difernça de cor ou de Raça, muito mesmo religião, porque toda cultura Cristã saiu da Africa, com Moisé., Lembra do Rio Vermelho, falar que africano é anticristo é uma tremenda falha. Volto a repetir que Negro é cultura, inclusuve tá cheio de ” Negros ” Nasistas, por ai que adoram o Hitler que era um racista declarado. E dai, tem um monte de Alemães que não gosta dele, com certeza. Verdade seja dita, e a verdade doe. Mas com certeza nosso país, é de fato de maioria cultural Negra e simplismente esta assumenido sua verdadeira identidade. Quem se rendeu a Yechua (jesus) foram Gaspar Baltazar e Belchior, tres Reis Negros, naquele tempo só tinha imperador na Europa e um amndou matar Jesus Cristo Lembra. Não era o Papai Noél que estava Lá. Então pessoa, fica na Paz de Jah. que oque se quer é só, Educação e Cultura para todo e principalmente Amor e paz entre nosso povo. TUDODEBÃO meu irmão e Paaz de Jah.

  41. O Brasil deixou de ser um pais “branco” ja faz tempo. Sempre que retorno ao Brasil as caras parecem mais e mais mulatas.
    A cultura ja’ e negra, e muito brega, e agora “brega” e’ aceito como normal.
    O Brasil segue o caminho da Africanizacao, e futura probreza do pais. A Europa corre o mesmo risco com os mulcumanos. Logo faremos um pacto economico com paises Africanos e o nosso rumo como pais ira mudar. O Brasil sera uma Venezuela ou Colombia da vida, e mais perto da Africa, do que do Primeiro Mundo.
    A unica saida seria coibir o numero de “negros” atravez do controle da natalidade da populacao mais pobre do pais. Mas isso nunca sera feito.

    • Infelizmente o pobre reproduz mais rápido. Enquanto um mulher com Estudo só vai ter filho depois dos seus 30 anos, tendo apenas um ou dois filhos, a mulher pobre sem instrução tem de 2 a 3 filhos muito jovem e a tendência são as comunidades aumentarem rapidamente.

    • Jah. Cravier, não sei o que voce intende por brega, ou elitisa, mas parece que voce quer ser um elitista com suas provocações. Tosdos nós somos inteligentes, mas cultura e educação infelizmente é so pra poucos e é isto que nós educadores queremos mudar no Brazil. E quando isto acontecer, espero que voce, possa mudar um pouco deste seu conceito mediocre (abaixo da média) de pensar. É claro que voce não esta sozinho, mais cada dia mais estará se excluindo, com outros tais, da a maioria inteligente e compriensiva. Talvez só te falte compriensão da realidade do nosso pais. Quando mais os Melanianos se acultural e defendem seus pontos de vista, intelectualmnet, no Brazil, mais se reduz a criminalidade e a pobreza a que fomos legados quanto escravisados no passado. Alias que não sei se voce sabe que a palavra escravo vem de Eslavo ou Slaver, isto porque os Italianos escravizavam os Eslavos, porque não gostavam desuas caracteristicas e eram tidos como barbaros. Entã a palavra Escravo, nunca coube ao povos Melanianos, escravizados. Sabe com chamam o Brazil no dicionário etnico? Não de País da Raça Morena, porque? Porque quem escreveu isto possivelmente não sabia que Moreno vem de Mouro Mouro vem de Moor que significa de pele escura. lhe morenada. Voce sabe quem briga com os Skim head racistas, os Skim true, brancos de ideologias opostas. Voce sabia que a palavra Ariano, vem de um Africano chamado Arius, do Egito, e que por esta palavra foi escomungado e indo para a germania fundou a Igreja Ariana lá, então leia ( Consilho de Nisséia). O que voce esta vendo é uma revolução cultural, enica, e intelectual, social e politica, que pretende de fato quebrar pensamentos hegemónicos e isto com certeza esta acontecendo. Voce bem que podia se situar. Lembre-se que quem inventou a guilhotina na frança, chamando os mais pobres de inferiores, quando mudou o regime…Crau..Morreu nela, digno do sistema Capitalista….DECAPITADO. Não se assuste é só uma alusão, a suas criticas são um tanto quanto preconceituosas quando podia ser cultural De qualquer forma Paz de Jah no seu coração e TUDODEBÃO, na sua vida, no nosso país Brazil Moreno.

  42. Não seja idiota,todas pesquisas já provaram que pardos tem mais descendência europeia doque africana no sangue,algo como 80% ,e isso de norte a sul,não vejo motivos para se coloca pardos e pretos no mesmo saco,a não ser o objetivo de tentar enegrecer a população.

    • De fato há um discurso para afirmar que todo Brasileiro tem sangue negro. Como mencionei lá em cima, o o que dizer dos Ítalos Ibéricos, os descendentes de índio com Português… O que dizer dos Povos do Mediterrâneo que tem a pele bronzeada ao quase marrom.

      • Jah. Quem Já ouviu falar de Euro Afros desceentes? Ninguém. Burra é toda esta ideia de que não havia negros na Africa. Infelizmente o Racismo Religioso falou mais auto, os Memanianos, de pele preta foram expulsos e escravisados pelos Caucasianos de pele branca. Depois vieram os eticistas, hegemonistas, europeus que e escreveram sobre separação de raça e fizeram esta baita confusão, parecendo que tem outras raças na terra, que não a raça humana.
        Mas não é correto, que os povos melanianos ( de pele escura ) recebam classificação relacionadas a animais e não a seres humanos. Vamos lá. Os criolos: esta palavra é arabe e determina mistura, ( cavalo de sangue mestiço), Mulato, nem precisa dizer, pardo: vem de pardal pardieiro etc. Oras, que colocassem Morenos que vem da palavra Mouro ou Moor que em fricano significa ‘ Escuro “. esta palavra esta ligada a uma etnia Ok. Memeluco; esta palavra tambem é Africanan vinda de tribos do Norte da Africa desde a antiguidade e não tem nada haver de fato com indigena ou com europeus Caucasianos. Mameluco é palavra etica Africana. Dai, aqui no Brazil, os portuguese, antigos que Já conheciam estas palavras, desde as epocas que os Mouros e Mamelucos africanos e outros reinado Afros Europeus Existiam na Europa medieval, e foram expulsos, com o evento das Cruzadas e escravidão. Chegou aqui no brazil virou, primeiro forma pejorativa de tratamento e depois, sem o menor critério, adotadas como corretas, porque nunca se preocupou se era certa ou não. Po meu, Mameluco não é palavra indigena nem Portuguesa, é Africana, e dai. Acontece que com a Lei 10639, os educadores brazileiros estão tendo que se virar para resolver estas questões porque a maioria da população de Cultura Nigus no Brazil, asim o quer. Dai algumas pessoas que não estão nem ai, talvez porque não os atinjam, culturalmente ou intelectualmente, dizem: Ah, Besteiro, Já era, Não tem nada ver. Como não. Um moreno descendente de Mouros esta para um Melaniano, assim como um Louro esta para o Caucasiano. Chamar um Negro de Louro é pejorativo e chamar um Branco de mooreno Mouro, é da mesma forma pejorativa. Tipo ” È branco toma um sól pra ficar Moreno, quer dizer ficar escuro. Eu acredito que o que é etnico e cientifico deve ser Classificado como tal. Deve se rever as nomeclaturas, nada de pardo em documento, afinal estamos falando de classificação e gênero humano, não de Aves, ou criolo, pardal, ou mulato Mula. Qual é gente, chega deste papo de que: Tá Bão deixa assim, que mudar? é racismo. Racismo é tratar sere humanos com animais. Que nos Baste a Vergonha de ser Escravisados e tratados, abaixo de animais. Podemos esquecer a história dos outros, mas nunca a nossa própria Mystória. Pas de Jah para todos. ( Oraculo de Sabá facebooK)

    • Jah. Rafaél, idiota são estes caras que ficam lendo sangue dos outros e falando besteira. E os que repetem estas besteiras, me disculpem…. Olha. Quem escolhe se quer ser de dencedencia, desta ou daquela é cada um. Eu por exemplo não sou Afro descendente e sou Negro. Sou EuroAfroBrazilriro. Meu sobre nome é de Toledo, espanha, cidade fundada, por Mouros na europa, Tomada pelos das tribos espanos, e lusos, que virou Portugal e espanha. Voce sabia que os espanhois são chamados de criolos e são descendentes de Negros. e que a condição para ficar no lugar dos Mouros Negros era repudialos e sua cultura. Dai a excravidão e a execração dos Mouros da Europa. Espera ai Não veio mouro ou Negro Europeu pro Brazil. Voce sabia que em portugal havia mais negro doque Branco e o rei Dom João, mandava navios cheos de crianças e idosos e Negros de todas idades, serem despejados, na Serra leoa, africa e outros lugares isolados, de onde não podiam voltar. bonzinho. e fez isto até reduzir a nada os EuroAfros, como fizeram com os indigenas no colonial. A menos que sual educação tenha sido n “Europ ” ( nome de uma Rainha Negra), voce sabe bem disso. e dai não te diz nada. Ok, se não te diz nada, é logico que voce vai ficar com este seu ponto cego de vista, em relação a verdadeira Mystória do mundo, que não é só no Brazil, mas que no Brazil foi Pior, para os homens mulheres e idosos e crianças de pele escura. Voces falam com se Negro fosse apenas um amontuado, de pessoas sem identidade. de fato é esta impressão que sempre tentaram passar, para a juventude brasileira principalmente as juventude Mistiça do Bazil. O fato é que elas perceberam que não tem lugar pra elas na cultura Européia institucionalizada no Brazil. Os reis são Brancos, Os Deuses são Brancos, o Medico é branco, o professor é branco e a cultura é Branca, mas ele não ele é Mistiço, indio, mulato, moreno excluso, portanto Negro. Por fim a juventude resolveu assumir sua Negritude, e tá rolando Maravilha. Ok. Um grande abraço, e Paz de Jah.

      • O problema é que não me convencem.
        Com tantos descendentes de japoneses, alemães, chineses, africanos, índios.
        E como vc disse que já vieram outros misturados de Portugal.
        Somos uma verdadeira indefinição.

  43. O IBGE já fala a maioria que se diz pardos são negros ou tem traços de negros. Aqui no RJ 90% que se diz pardo podemos falar que são negros. A maioria de pessoal da cor do jogador Hulk se diz brancos,pessoas de cor das atriz Taís Araujo e Lucy Ramos se dizem pardos.

    • Brasileiros não tem uma cor definida como maioria.
      Somos uma mistura bem diversificada.
      Há setores da mídia em estados que tem forte herança negra que querem ser maioria à todo custo.
      Já imaginaram se essas TVS fossem em Curitiba ou em algum lugar de SC?
      Somos mistura de raça.
      Parem com essa balela.

  44. Papo furado
    Pardo como eu sou
    Não é negro e nem branco.
    É uma mistura de qualquer coisa.
    Ou é negro ou é branco.
    Pardo é intermediário porque fomos “inventados” no Brasil.
    Kkkkk

  45. Tem muita gente usando de argumentos sem nexo pra falar besteira, se mulato ou pardo é negro o que é a mistura de brancos com negros? Que mal há em considerar uma pessoa mestiça? isso não é racismo, racismo é impor uma raça predominante e negar que a maioria dos brasileiros vieram dessa mistura, vcs são todos burros!

  46. Querer botar índios, africanos e mestiços juntos, todos num mesmo “saco”, e chamar todos eles genericamente de “negros”, na verdade, é uma forma terrível de racismo. Então os indígenas e seus descendentes não merecem reconhecimento oficial? Que absurdo é este?! Ora, isto é simplesmente aceitar a premissa nazista de que para alguém ser considerado branco não pode ter nem “uma gota” de sangue que não seja 100% ariano (caucasiano, de pele sem qualquer pigmentação e olhos claros). Segundo esse pensamento, se o seu tataravô foi um mulato ou indígena, você já não é mais branco “puro”, mesmo que tenha a pele branca. Não pode haver preconceito racial maior do que este num país miscigenado como o Brasil. Fora das ideologias e na realidade objetiva, temos o povo africano, os povos indígenas e o povo mestiço, e todos eles merecem ser devidamente reconhecidos.

Deixe um comentário