A Cidade e a Lei

cidadeealeiA Cidade e a Lei recupera a trajetória da legislação urbana na cidade de São Paulo, contando a própria história da cidade. Analisa os efeitos culturais, econômicos e políticos da legislação, e questiona  a idéia de que a legislação urbana é um instrumento puramente técnico, sem implicações que transbordem para outros aspectos da questão urbana.

Também procura demonstrar que a ineficácia das normas urbanas em regular a produção da cidade é a verdadeira fonte de seu sucesso político, financeiro e cultural em um contexto onde a riqueza e o poder estiveram sempre concentrados.

Ao refletir sobre a legislação urbana paulistana, o livro coloca em pauta a política urbanística da cidade no final do século XIX até o presente momento, com especial ênfase no período entre 1886 a 1936, e contribui para entender a origem dos principais problemas da cidade e formular estratégias possíveis para superá-los.

Trechos do livro estão disponíveis aqui.

3 comentários sobre “A Cidade e a Lei

  1. Esse livro espetacular foi resenhado e citado em um trabalho da disciplina de Resolução de Problemas no 3º semestre pelos alunos de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, ciências e Humanidades.
    Dentro do contexto buscado pela autora podemos entender o processo de ocupação do solo pelas elites, e a migração dos mais pobres para espaços marginalizados. Também dica claro como se dão os espaços legais e ilegais dentro da cidade de São Paulo. Não é difícil de compreender a arquitetura das periferias (morros, ruas estreitas, “deformação” de tijolos e lajes) quando temos a oportunidade de analisar a obra de Rolnik.
    Recomendo para todos e todas lerem e refletirem sobre esse excelente trabalho, para minimamente compreender o processo de urbanização “legal e ilegal” de São Paulo.

  2. Como faço para adquirir o livro “A cidade e a lei” em português? Está esgotado, inclusive na Internet. Preciso dele para instruir a minha dissertação de mestrado sobre especulação imobiliária na Barra da Tijuca.
    Por favor, me ajudem!

Deixe um comentário