A Cidade e a Lei

cidadeealeiA Cidade e a Lei recupera a trajetória da legislação urbana na cidade de São Paulo, contando a própria história da cidade. Analisa os efeitos culturais, econômicos e políticos da legislação, e questiona  a idéia de que a legislação urbana é um instrumento puramente técnico, sem implicações que transbordem para outros aspectos da questão urbana.

Também procura demonstrar que a ineficácia das normas urbanas em regular a produção da cidade é a verdadeira fonte de seu sucesso político, financeiro e cultural em um contexto onde a riqueza e o poder estiveram sempre concentrados.

Ao refletir sobre a legislação urbana paulistana, o livro coloca em pauta a política urbanística da cidade no final do século XIX até o presente momento, com especial ênfase no período entre 1886 a 1936, e contribui para entender a origem dos principais problemas da cidade e formular estratégias possíveis para superá-los.

Trechos do livro estão disponíveis aqui.

3 comentários sobre “A Cidade e a Lei

  1. Esse livro espetacular foi resenhado e citado em um trabalho da disciplina de Resolução de Problemas no 3º semestre pelos alunos de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, ciências e Humanidades.
    Dentro do contexto buscado pela autora podemos entender o processo de ocupação do solo pelas elites, e a migração dos mais pobres para espaços marginalizados. Também dica claro como se dão os espaços legais e ilegais dentro da cidade de São Paulo. Não é difícil de compreender a arquitetura das periferias (morros, ruas estreitas, “deformação” de tijolos e lajes) quando temos a oportunidade de analisar a obra de Rolnik.
    Recomendo para todos e todas lerem e refletirem sobre esse excelente trabalho, para minimamente compreender o processo de urbanização “legal e ilegal” de São Paulo.

  2. Como faço para adquirir o livro “A cidade e a lei” em português? Está esgotado, inclusive na Internet. Preciso dele para instruir a minha dissertação de mestrado sobre especulação imobiliária na Barra da Tijuca.
    Por favor, me ajudem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s