Prática de cartel em contratações de obras públicas é arroz com feijão no Brasil

1024px-Maracana_L.jpg

Foto: Estádio do Maracanã/Wikimedia Commons

A imprensa publicou recentemente parte do conteúdo da delação premiada da empresa Andrade Gutierrez ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nela, a construtora, uma das maiores do país, admite a formação de um cartel para a realização de obras para a Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no Brasil.

Podemos dizer que essa prática é o arroz com feijão da contratação das obras públicas do país. Praticamente não há obras ou serviços de vulto onde as empreiteiras que dominam o mercado no Brasil não combinem como vão dividir as licitações. Isso implica não só a prática de cartel como também o domínio total sobre os valores e preços da obra, o que não necessariamente envolve corrupção, mas certamente o superfaturamento.

É comum que, ao tentar resistir a isso, as prefeituras fiquem reféns de empresas, como concessionárias que deixam acumular lixo nas ruas, por exemplo, até que o prefeito ceda e faça o que elas querem. Quando e como enfrentaremos esta situação?

Falei sobre isso na Rádio USP esta semana. Ouça o comentário na íntegra aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Prática de cartel em contratações de obras públicas é arroz com feijão no Brasil

  1. Estão judiando demais do povo. Hoje, Governador, recebeu 2 mi para campanha de 2014;querem congelar aumento salarial do povo, por que não congelam os deles depois de respeitar o teto que eles impõem e não cumprem. Renan Calheiros, Ministra chefe que acabou com o sonho dos aposentados protegeu Renan. Está muita palhaçada esse Brasil. Tomara que o ano que vem, o povo enxergue um pouco mais e estoure uma revolta geral. DO JEITO QUE ESTÁ, NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A CUMPRIR CONTRATOS. Teremos calotes por todo o Brasil, e, CALOTE LEGAL. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s