Moradia, periferias e informalidade: velhas e novas tendências

Está disponível no site do IJURR – International Journal of Urban and Regional Research – o vídeo da conferência “Housing, peripheries, and informality: Old and new trends, “North” and “South””, realizada em outubro de 2014, na Cidade do México, durante o encontro anual do conselho da revista.

Entre os palestrantes estavam, além de mim, Priscilla Connolly (Universidad Autónoma Metropolitana-Azcapotzalco, Mexico); Pedro Abramo (Universidade Federal Rio de Janeiro); Emilio Pradilla Cobos (Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco); e Maria Kaika (University of Manchester, IJURR Editor).

Clique aqui para ver o vídeo.

 

Um comentário sobre “Moradia, periferias e informalidade: velhas e novas tendências

  1. Nesta semana, a juíza Simone Rocha Soares da 8ª Vara Cível do forum de Santana na capital negou pedido de reintegração de posse reclamada pela CDHU em razão de um prédio ocupado desde 2004 por mais de 350 famílias na zona norte de São Paulo.

    Eis um trecho da notícia colhida no site JusBrasil:

    Na decisão, a Juíza Simone de Figueiredo Rocha Soares, da 8ª Vara Cível do Foro de Santana, considerou a falta de ação da CDHU e a mudança da situação fática dos moradores, para determinar a extinção do processo. “A situação da área mudou, os ocupantes não são mais os mesmos [de quando a ação foi proposta, há mais de 10 anos], o número de ocupantes aumentou sobremaneira e a configuração da ocupação é completamente diferente.”

    Em 2004 o prédio foi invadido. Como a CDHU demorou para fazer a reintegração de posse, os invasores foram vendendo as unidades para em seguida promoverem novas invasões. Essa é a dinâmica das ocupações em São Paulo: um negócio altamente rentável.

    Bom fim de semana a todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s