Ocupe Estelita: esperanças de retomada do diálogo

Hoje soube que, após o lamentável episódio da reintegração de posse do cais José Estelita, no Recife, no mês passado, ontem a prefeitura retomou o diálogo com o movimento Ocupe Estelita.

Após a reintegração, a prefeitura continuou com as negociações, mas sem convidar o movimento. Em protesto, os manifestantes ocuparam a sede da prefeitura pra reivindicar a participação nos debates. Sem dúvida a retomada do diálogo é um grande avanço.

Este encontro de ontem serviu basicamente para rever e acordar os procedimentos das negociações daqui pra frente. O resultado oficial foi divulgado na página da Prefeitura do Recife no Facebook.

Para saber mais sobre o que acontece no Recife, leia aqui no blog outros posts sobre o assunto:

*Uma outra cidade é possível?
*Recife pra quem?
*Grupos se mobilizam no Recife contra projeto imobiliário no cais José Estelita

Abaixo compartilho dois vídeos em apoio ao Ocupe Estelita, realizados por pernambucanos que moram em São Paulo. Confira.

3 comentários sobre “Ocupe Estelita: esperanças de retomada do diálogo

  1. Força aí Recife!
    É botar abaixo o projeto encabeçado pelos bacanas!
    Sinto “o som ao redor”, e a energia dos ocupantes para MUDAR não somente a condução da urbanização do Recife mas, também, MUDAR o país como um todo, ou ao menos a forma de tratar as cidades, hoje depalperadas por força das arquiteturas equivocadas e dos grandes empreendimentos imobiliários que atendem os dementes ricos.
    Entrementes, penso que não é tão somente fazer a cidade para a gente, mas COM a gente, decidindo JUNTO, cada metro quadrado.
    Botem aí um conselho gestor paritário (entre o poder público e a sociedade civil) e JUNTOS, com vagar, redesenhem o velho CAIS ESTELITA.
    Em São Paulo derrubamos o Nova Luz de Serra e Kassab. Foram anos de luta contra esse projeto aventado pela prefeitura para o velho bairro de Santa Ifigênia. Foi formado um conselho gestor para uma tentativa de diálogo. Tudo acabou, entretanto, em ação civil pública. Mas o projeto foi abaixo! Era demasiado excludente, uma porcaria.
    Estamos tratando de direito à cidade e, portanto, de direitos humanos fundamentais. Não dá pra brincar nem pensar que as cidades de hoje e de amanhã serão as mesmas, decididas de cima para baixo ou ao sabor dos senhores de terras como, ademais, é a história de século e meio da chamada urbanística moderna.
    A questão fundiária está aí inclusa!
    Agora, a LUTA é que é o bacana, pois a cidade boa, a que a gente quer, tem que ser uma conquista, tal como a cidadania.
    Então, primeiro passo: tirar os empresários da cola do ESTELITA. Depois, ou enquanto isso, pensar o que fazer do belo espaço e de seus galpões. Entrementes, OCUPAR! E festar lá dentro. Uma hora aparece o jeito certo de remendar e usar os galpões, contruir um tanto de HIS, derrubar os muros, liberar a área para rodas de ciranda e aquela incrível paisagem.
    Tô indo aí em breve. Quero mais é ver e pisar nesse chão do CAIS que vcs estão preparando.
    Parabéns aos ocupantes! Tudo isso é AULA de cidadania e de política urbana.

  2. Como é constrangedor ver uma senhora dessa idade com ideias e discurso tão infantil.
    Ver meninos e meninas defendendo ideais revolucionários é até bonitinho, e faz parte da idade.
    Isso o tempo e a vida resolvem.

    Agora na idade dessa senhora isso fica constrangedor demais.
    Que vergonha alheia.

  3. Mesmo não pertencendo a Recife, não posso simplesmente fechar os olhos para a forma que a bagagem, não só arquitetônica, mas também cultural está sendo aniquilada. Onde o que está prevalecendo é o interesse da minoria, privando futuras gerações.
    Obrigada Raquel por fazer parte dessa luta.
    #resiteEstelita

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s