Truculência impede exercício da advocacia

Compartilho a seguir o vídeo da prisão do Dito (Benedito Roberto Barbosa), advogado dos moradores que ontem sofreram a reintegração de posse do prédio que ocupavam na Rua Aurora, região central de São Paulo.

Dito é advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e tem uma trajetória marcada pela seriedade, espírito de conciliação e defesa irrestrita dos mais vulneráveis. A truculência da polícia militar, como atesta o vídeo abaixo, impedindo o livre exercício da advocacia, é muito grave e intolerável num contexto democrático.

Certamente a OAB precisa se pronunciar sobre este caso, como faz em situações semelhantes em que advogados têm suas prerrogativas violadas no exercício de sua atividade profissional.

 

Vejam também a nota de repúdio divulgada pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, União dos Movimentos de Moradia, Frente de Luta por Moradia e Central de Movimentos Populares.

NOTA PÚBLICA

As entidades CENTRO GASPAR GARCIA DE DIREITOS HUMANOS, UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA, FRENTE DE LUTA POR MORADIA e CENTRAL DE MOVIMENTO POPULARES, através da presente nota, vêm a público manifestar desagravo e total indignação à violência e abuso de poder policial cometido contra o Advogado Benedito Roberto Barbosa durante ação de reintegração de posse ocorrida em São Paulo em prédio ocupado pelo movimento MSTRU vinculado à Frente de Luta Por Moradia.

O exercício da profissão do advogado Benedito Roberto Barbosa foi brutalmente violado quando este tentava manter contato com as famílias que se encontravam no interior do
imóvel reintegrado localizado na Rua Aurora, 713.

Sabendo ser sua prerrogativa adentrar no edifício para conversar com os moradores que se encontravam incomunicáveis pelo cerco da polícia, o advogado tentou ultrapassar o bloqueio do choque quando foi brutalmente agredido e imobilizado por agentes da tropa de choque da Polícia Militar sendo depois detido e encaminhado ao 3º Distrito Policial onde foi lavrado Boletim de Ocorrência tipificado como crime de “resistência”.

Discordamos plenamente da tipificação de crime de resistência. O Advogado Benedito Roberto Barbosa encontrava-se no exercício de seu mandato – protegido pelo Estatuto da Advocacia-, e gozando de suas prerrogativas profissionais quando foi agredido e imobilizado. Portanto:

Exigimos apuração dos abusos cometidos pelos agentes da tropa de choque contra o advogado Benedito Roberto Barbosa, e em fase de inquérito, a plena desconstituição de crime
de resistência.

Exigimos a imediata apuração de abusos cometidos nesta operação policial, seja em face do advogado , seja também em face de moradores, moradoras e crianças também agredidos e
hostilizados no direito de luta por moradia digna.

Exigimos a imediata mudança no procedimento adotado pela Justiça Paulista e Polícia Militar nas ações de reintegração de posse e de despejos coletivos realizados na Capital.

Exigimos, finalmente, que a luta pelo direito à moradia digna seja plenamente respeitada e não hostilizada pelo Poder Público.

RESPEITO E APURAÇÃO DA VIOLAÇÃO DE DIREITO E AGRESSÃO COMETIDA CONTRA O ADVOGADO BENEDITO ROBERTO BARBOSA
RESPEITO AOS MORADORES E MORADORAS DE OCUPAÇÕES NA CIDADE DE SÃO PAULO
RESPEITO À LUTA PELO DIREITO À MORADIA DIGNA

Um comentário sobre “Truculência impede exercício da advocacia

  1. VIVEMOS MOMENTOS DE VIOLENCIA,POR AÇÕES CONTRARIA A JUSTIÇA BRASILEIRA,TODOS NOS TEMOS OS MESMOS DIREITOS,NÃO IMPORTA DE QUE LUGAR ELE OU ELA VEIO ASSIM DIZ NOSSA CONSTITUIÇÃO,NÃO PODENDO HAVER PREVILEGIOS,COMO UMA INVASÃO,O NOME DIZ TUDO,CONTRARIA A TODOS OS PRINCIPIOS DA JUSTIÇA,VOCE TRABALHA A VIDA TODA QUANDO JOVEM,PARA LÁ NA FRENTE QUANDO ESTIVER COM MAIS ÍDADE,TERÁ SEU LUGAR PARA DESCANSAR,NADA TEM QUE SER DADO,TEM QUE SER ADQUIRIDO COM TRABALHO,MUITO TRABALHO,PAGAR SUAS CONTAS SEUS IMPOSTO,PARA TER ESSA SUA CASA PROPIA,NENHUM PAÍS DO MUNDO,TEM ESSA HISTÓRIA DE INVASÃO,FAÇA ECONOMIA,COLOQUE SEU DINHEIRO,NEM QUE FOR POUCO,MUITO POUCO NUMA POUPANÇA DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL,QUANDO VOCÊ,CAPITALIZOU DURANTE VINTE ANOS,VOCE JÁ TEM SEU DINHEIOR PARA COMPRAR UMA CASA NUM BAIRRO RESIDENCIAL,QUASE PERTO DE TUDO,QUE VOCÊ PRECISA,NÃO QUEIRA FAZER INVASÃO,OU SER DESPEJADO,VOU CONTAR UMA HISTÓRIA,NA MAIOR CIDADE DOS ESTADOS UNIDOS,CALIFORNIA LOS ANGELES,FUNCIONA DA SEGUINTE FORMA,VOCÊ DEU CALOTE NÃO PAGOU O ALUGUEL PARA A MANAGER (CUIDADORA DOS IMOVEIS),NÃO DEU INFORMAÇÃO,SOBRE A DIVIDA,FOI MANDADO EMBORA,NÃO COMUNICOU AO MANAGER,O QUE ACONTECE,ELA LIGA PARA POLICIA,O QUE ESTA ACONTECENDO,Á POLICIA PEDE QUE O MORADOR SE RETIRE DO IMOVEL,O MORADOR,SUAS PERTENCES SÃO COLOCADAS NA CALÇADA,E AS CHAVES SÃO ENTREGUES Á MANAGER RESPONSAVEL,NÃO PRECISA PROCURAR UM ADVOGADO PARA FAZER UMA AÇÃO DE DESPEJO AQUI NO BRASIL,PARA QUEM SERÁ O BENEFICIARIO,A JUSTIÇA E CLARA,COM MUITAS FALHAS QUE DEVEM SER REVISTAS NA REFORMA QUE SERA A PARTIR DA NOVA LEGISLATURA,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s