Por que instalar um aeródromo em Parelheiros é um erro

Manifesto
Por que é errado instalar um aeródromo em Parelheiros, área de produção de água da cidade de São Paulo

Introdução
Pesquisadores, doutores ou titulares, especialistas reconhecidos em diversas universidades brasileiras vêm a público manifestar seu desacordo com o projeto de instalação de um Aeroporto na região de Parelheiros, ao sul do Município de São Paulo, devido a estar a iniciativa em total conflito com a legislação municipal, estadual e federal, conforme exposto a seguir.

O uso proposto é incompatível com o zoneamento municipal, com diversas leis estaduais de proteção ambiental e de mananciais e com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei Federal 9985/2000).

O projeto de implantação de um aeródromo em Parelheiros para atender jatos executivos e companhias de táxi aéreo, denominado de Aeródromo Rodoanel, se aprovado, seria instalado em uma área de aproximadamente 100 hectares, localizada às margens da represa Guarapiranga, mais precisamente em um espaço contíguo à Várzea do Rio Embu-Guaçu e ao Parque Ecológico da Várzea do Embu-Guaçu, principal tributário dessa Represa, que abastece 3,7 milhões de pessoas das zonas Sul e Sudoeste da capital (conforme a Sabesp).

Chama a atenção o fato de o projeto não possuir sustentação legal e sua eventual aprovação implicaria afrontar as leis e normas que regem o uso do solo urbano no município de São Paulo, posto que a região, conforme o artigo 167 da Lei Municipal 13.430/2002 e artigo 109 da Lei Municipal 13.885/2004, que institui os Planos Regionais Estratégicos das Subprefeituras e disciplina o parcelamento, o uso e a ocupação do solo do Município de São Paulo, é considerada uma Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPAM) e Zona de Proteção e Desenvolvimento Sustentável (ZPDS), não compatível com a implantação de uma infraestrutura aeroportuária.

A aprovação prévia pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, em 26.07.2013, se refere meramente ao espaço aéreo, enquanto que a localização do empreendimento deve ser compreendida no contexto dos interesses do município conforme estabelecido no seu Plano Diretor.

Frisa-se que, de acordo com os artigos 30 e 182 da Constituição Federal, é competência municipal legislar sobre a política de desenvolvimento urbano, por meio de Plano Diretor Municipal e leis de uso e ocupação do solo.

Apesar da negativa da Licença de Instalação por parte da Prefeitura de São Paulo em 31.07.2013, reiterada em 18.12.2013, justamente porque o projeto não é compatível com a legislação em vigor, e de duas negativas do Tribunal de Justiça em fevereiro de 2014, conforme divulgado na imprensa, os empreendedores insistem na aprovação do empreendimento.

Mas, além de não ser viável perante a legislação municipal, o projeto do Aeródromo Rodoanel, proposto pela empresa Harpia Logística Ltda., também infringe normas estaduais e nacionais.

1- O empreendimento foi planejado para uma área caracterizada como Zona de Amortecimento de importantes Unidades de Conservação de Proteção Integral, conforme o que dispõe a Lei Federal nº 9.985/2000 que disciplina o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A obra pretendida afetaria diretamente a Zona de Amortecimento (ZA) das seguintes Unidades de Conservação (UCs): Parque Natural Municipal do Jaceguava, Parque Natural Municipal do Itaim, por estar a menos de três quilômetros de distância dos limites destas UCs. Além disso, também se encontra na ZA do Parque Natural Municipal da Cratera da Colônia. Indiretamente, o empreendimento impactaria também as seguintes UCs: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Curucutu, Parque Natural Municipal da Varginha, Parque Natural Municipal do Bororé, Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos e ApaBororé-Colônia.

2- O projeto está em desacordo com a Lei Federal nº 12.651/12 no que se refere às Áreas de Preservação Permanentes (APPs), pois prevê edificações sobre nascentes (existem 15 no local, segundo dados constantes na Carta Topográfica da Emplasa). Também fere a Lei Federal nº 6.766/79, que dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano por ocupar essas áreas onde é proibido urbanizar (art.3º). E fere o artigo 197, inciso II da Constituição Estadual que protege as matas ciliares.

Como se não bastasse, transgride a Lei Estadual nº 12.233/06 (Lei Específica da Guarapiranga), que define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Guarapiranga (APRM-G), e é manifestadamente incompatível com as chamadas Subáreas de Ocupação Diferenciada, que se destinam ao uso da agricultura orgânica, cultura, lazer, turismo, educação e valorização cênica e paisagística.

3- O imóvel em que se pretende instalar o projeto localiza-se em uma Região pertencente ao Bioma Mata Atlântica, sendo que a maior parte da área a ser ocupada pelo empreendimento é formada por vegetação secundária em fase de regeneração.

A vegetação arbórea existente no local é classificada, em grande parte, como Vegetação de Preservação Permanente (VPP) conforme Lei Municipal nº 10.365/87, que se refere à vegetação arbórea quando constituir bosque ou floresta heterogênea que forme mancha contínua superior a 10.000 m².  Enquadra-se ainda nessa categoria a vegetação arbórea na faixa de 20 metros de cursos d’água, bem como de nascentes, minas ou olhos d’água.

Já a Constituição Federal no artigo 224, parágrafo 4º, confere à Mata Atlântica a categoria de Patrimônio Nacional.

E o Artigo 196 da Constituição Estadual considera este Bioma como espaços territoriais especialmente protegidos e no Artigo 197 inciso III define como áreas de proteção permanente os locais que abrigam raros exemplares de fauna e flora.

A área pretendida para a implantação do Aeródromo Rodoanel integra a Zona de Amortecimento e Conectividade da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, que detém desde 1991 o título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, concedido pela UNESCO, órgão das Nações Unidas, o que lhe confere uma grande importância e reconhecimento internacional.

4- No local há diversificada riqueza de fauna e ocorrência de espécies incluídas como ameaçadas de extinção nas listas nacional e estadual, dentre elas destacam-se animais como jaguatirica, bugio e cuíca-de-três-listras. Estes dados constam inclusive dos levantamentos elaborados pela empresa contratada pelo empreendedor para fazer os estudos prévios das restrições legais e ambientais ao projeto, que apontam a existência de 2.273 árvores por hectare e registram que na Área de Influência Direta do empreendimento há 193 diferentes espécies arbóreas, 111 espécies de aves, 26 espécies de mamíferos, 20 de répteis e mais de 30 de anfíbios.

5 – Apesar de todos esses motivos, os proponentes do projeto acreditam que uma possível alteração de legislação municipal autorizará a construção. Demonstram, assim, absoluto desdém com a cidade e o seu ordenamento jurídico e exercem todo o seu poder de pressão para fazer valer os seus interesses em detrimento dos interesses da maioria da população. No entanto, os impedimentos jurídicos relativos à proteção ambiental extrapolam a esfera municipal, por se tratar de uma área estratégica e de importância regional.

A cidade de São Paulo historicamente esteve submetida a este tipo de pressão e o resultado deste jogo nós todos conhecemos: subordinação do interesse público aos interesses de alguns.

O projeto geraria impactos socioambientais irreversíveis

Um empreendimento como este provocaria profundas alterações e impactos negativos na região, muitos deles irreversíveis.

1- Além de todas as especificidades ambientais pontuadas acima, a região de Parelheiros é a que apresenta os dados de maior vulnerabilidade socioeconômica do município.

Um dos impactos previsíveis, a exemplo de outras obras, é que esse empreendimento desencadearia um processo de valorização imobiliária, seguido de processos de especulação com o preço da terra de seu entorno, resultando na expulsão da população pobre que hoje ocupa as proximidades. Esta população fatalmente se deslocaria para áreas mais distantes e mais frágeis do ponto de vista ambiental e exigiria novos e mais expressivos investimentos públicos em infraestrutura urbana e em programas de mitigação dos efeitos desta ocupação sobre os mananciais. Ou seja, espraiaria a mancha urbana.

Além disso, é uma infraestrutura que demanda novos investimentos e atrai novos usos.

2- A infraestrutura aeroportuária causará uma desarticulação do modo de vida local, rico em aspectos históricos e culturais com inegável aptidão rural, que resiste às pressões do crescimento urbano nessa região. Isso vai na contramão de um processo de revitalização de remanescentes de áreas agrícolas por meio do estímulo à produção orgânica e um promissor polo de desenvolvimento de turismo voltado à proteção ambiental e geração de renda para a população local, com diversos projetos custeados pelo poder público, como aqueles apoiados pelos editais do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA), desde 2008.

3- O projeto prevê uma ligação com o trecho Sul do Rodoanel, rodovia licenciada como classe zero, justamente para não induzir a ocupação urbana. Tal ligação exigiria um novo processo de licenciamento e se aprovada representaria um grande eixo indutor de ocupação, com reflexos não apenas para a Zona Sul, mas também para as demais regiões da cidade por onde o Rodoanel passa e por onde poderiam ser abertos acessos como este. Ademais, a pretendida ligação necessariamente cortaria Unidades de Conservação Municipal já implantadas.

4- Tais impactos não são contabilizados frente aos expressivos investimentos públicos, das três esferas de governo, que há três décadas são realizados para recuperar os mananciais hídricos abalados pela ocupação urbana, o chamado Programa Mananciais. Projetos com impactos negativos irreversíveis são propostos desarticuladamente e desrespeitando políticas de gestão de recursos hídricos. Estamos vivendo uma crise de abastecimento de água que não se limita à falta de chuvas nos reservatórios, mas a uma falta de gestão e priorização de áreas que precisam ser protegidas para que se mantenham como mananciais, exercendo funções ambientais.

5- Os mananciais de abastecimento público de água da Região Metropolitana foram e são destruídos por um perverso processo de ocupação predatória e ilegal que, de um lado, revela a incapacidade de as políticas públicas responderem à histórica demanda por moradia e, de outro, resulta da desenfreada especulação e da ganância de alguns grupos que historicamente se serviram da cidade para atender aos seus interesses particulares. Admitir um projeto como este seria ignorar a escassez de água e permitir o avanço do desmatamento e o comprometimento irreversível do sistema Guarapiranga que responde por 30% da água consumida pela cidade.

Este sistema tão ameaçado ainda contribui para amenizar a atual crise hídrica na RMSP, fornecendo água para áreas que são normalmente abastecidas pelo sistema Cantareira, mas que se encontram no limite do sistema Guarapiranga.

Além disso, o projeto do aeródromo em Parelheiros compromete uma das mais importantes redes hídricas subterrâneas do município, sua implantação exigiria a busca de novas fontes de água a distâncias cada vez mais longas encarecendo o sistema de captação, tratamento e distribuição, penalizando todo o conjunto da cidade em benefício de poucos. Algo impensável, sobretudo, se levarmos em conta que iniciamos o ano de 2014 com uma crise inédita no sistema de abastecimento de água na cidade de São Paulo e em inúmeras outras cidades do estado.

6- O terreno possui desníveis de até 50 metros e declividade superior a 30%, segundo dados da Emplasa. Portanto, é extremamente vulnerável a erosões que provocariam o assoreamento de cursos hídricos, gerando consequências no corpo d’água da própria represa.

7- O aeródromo estaria localizado em meio a importantes áreas de preservação, que são ricas em espécies da avifauna e rotas migratórias, conforme demonstrado em diversos estudos de acadêmicos e das Secretarias do Verde e Meio Ambiente e Secretaria do Estado do Meio Ambiente. Como acontece em outros aeroportos, certamente haveria risco de acidentes provocados por choques entre aeronaves e aves. Além disso, o ruído contínuo emitido pelos aviões altera o ambiente e traz impactos irreversíveis para diversas espécies de animais que utilizam a vocalização como estratégia primária de reprodução (os animais não conseguem competir com o barulho dos aviões para atrair parceiros para a reprodução), dentre eles, aves, anfíbios anuros, mamíferos e alguns insetos, como já verificado após a implantação de estradas e aeroportos em diferentes locais do mundo. Tais impactos alteram, ainda que em escala local, processos cruciais para o funcionamento dos ecossistemas, tais como dispersão de sementes, polinização e disponibilidade de alimento. Como efeitos de longo prazo, podem ocorrer o empobrecimento e degeneração dos fragmentos de vegetação nativa e ambientes existentes dentro e no entorno da área do empreendimento, e em UCs muito próximas.

A área, por estar localizada em meio a diversas unidades de conservação, possui um papel estratégico, conectando-as e servindo de corredor para a biodiversidade. Há uma conexão direta do ponto exato onde se pretende instalar o Aeroporto com o Parque Estadual da Serra do Mar, ou seja, uma ligação direta da Guarapiranga com a Serra do Mar, fundamental para a manutenção de inúmeros processos e serviços, dos quais somos completamente dependentes.

8- O intenso tráfego de aeronaves provocaria forte impacto na qualidade do ar pela alta emissão de poluentes. Além disso, o aeródromo geraria resíduos sólidos e efluentes que, mesmo se retirados, contaminariam a região por meio da chamada poluição difusa. Acrescente-se, ainda, os impactos gerados pelo aumento incalculável no trânsito de caminhões e automóveis naquela zona, já que o empreendimento prevê o atendimento de 300 mil passageiros anualmente e 100 mil pousos e decolagens.

O projeto não se justifica e se contrapõe ao desenvolvimento sustentável e socialmente justo de Parelheiros

A Região de Parelheiros possui uma grande extensão territorial de 353,50 Km2, é o maior perímetro de todas as Subprefeituras. Tem uma população de 196.360 habitantes, conforme o Censo 2010, ou seja, 6,7 habitantes por quilômetro quadrado. Trata-se de uma região de alta relevância ambiental, com predomínio de áreas rurais e vegetação nativa. Também apresenta grande grau de vulnerabilidade social e necessita, portanto, de maior atenção do poder público, que tem a oportunidade de oferecer àquela região um tipo de desenvolvimento que não reproduza a destruição socioambiental tão característica do processo de urbanização. Em outras palavras, o modelo de desenvolvimento precisa ser adequado à vocação do local, que não pode ficar refém de um projeto que se apresenta como redentor por oferecer cerca de 2 mil empregos.

É indispensável, portanto, que a Prefeitura de São Paulo lidere um processo de desenvolvimento com alternativas de trabalho e renda, potencializando iniciativas já em andamento, como o desenvolvimento do turismo, da agricultura orgânica e familiar, e estimulando outras cadeias produtivas que possuam baixo impacto socioambiental e sejam intensivas em mão de obra. Ao mesmo tempo, é mais do que necessário um plano de investimentos para dotar aquela Região de infraestrutura, principalmente nas áreas de saúde e educação.

Admitir um projeto como o do Aeródromo Rodoanel na Região de Parelheiros seria renunciar ao momento importante que estamos vivendo de revisão do atual Plano Diretor, de forma efetivamente participativa, ou seja, procurando assegurar o direito de todos os cidadãos à cidade e não o atendimento dos interesses econômicos de poucos.

Tolerar a ingerência dos proponentes do aeródromo e apoiadores para patrocinar alterações na Lei de Zoneamento e no Plano Diretor para atender aos tacanhos interesses privados seria um escândalo, mais que isso, seria negar a cidadania, e a cidade admitiria o triunfo da barbárie urbana.

Assinam esse documento:

NOME INSTITUIÇÃO/TITULAÇÃO
Erminia Maricato Profa. Titular FAUUSP
João Sette Whitaker Ferreira Prof. Livre Docente da FAUUSP
Maria Lucia Refinetti Martins Profa. Titular FAUUSP
Arlete Moysés Rodrigues Prof.Livre docente – UNICAMP
Raquel Rolnik Prof. Dra. FAUUSP
Paula Freire Santoro Profa. Dra. FAUUSP
Maria Beatriz Cruz Rufino Profa. Dra. FAUUSP
Karina Oliveira Leitão Profa. Dra. FAUUSP
Luciana Nicolau Ferrara Arquiteta e Doutora pela FAUUSP, Prof. Un. Anhanguera
Paula de Oliveira Arquiteta Urbanista e Pesquisadora Doutora do LabHab FAUUSP
Mauro Scarpinatti Economista, mestre pela PUC-SP, Prof. Universidade Nove de Julho
Leo R. Malagoli Biólogo, mestre e doutorando em Zoologia Unesp Rio Claro
Patricia  RodriguesSamora Profa. Dra USJT e Centro Universitário SENAC
Camila D’Ottaviano Profa. Dra. FAUUSP
Beatriz Kara José Arquiteta urbanista; Profa. Dra. Centro Universitario SENAC
Maria de Lourdes Zuquim Profa. Dra. FAUUSP
Laisa Eleonora MarosticaStroher Mestranda FAUUSP – Diretora do Sindicato dos Arquitetos (SASP)
Marcia M. Hirata Profa. Dra. Universidade Federal de São João Del Rei
Francisco Comaru Prof. Dr. da Universidade Federal do ABC
Tamires Almeida Lima Pesquisadora LabHab FAUUSP
Lucia Zanin Shimbo  Profa. Dra. IAU/USP
Margareth Matiko Uemura Instituto Polis
Maurilio Ribeiro Chiaretti Mestrando FAUUSP e presidente do SASP
Beatriz Bezerra Tone Doutoranda FAUUSP e prof. da Universidade São Judas Tadeu
Vagner Cavarzere Jr Mestre e doutorando em Zoologia USP
Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira Profa. Dra. Dpto. Educação  UFSCar
Janes Jorge Prof. Dr. Dptº. Pós Graduação História UNIFESP
Rubens Harry Born Doutor em Saúde Pública, membro Fórum Brasileiro de Mudança de Clima
Eduardo A. C. Nobre  Prof. Dr. da FAUUSP
Maria Lucia Ramos Bellenzani Engenheira Agrônoma, Mestre em Ciência Ambiental
Giselle Megumi Martino Tanaka Arquiteta e Urbanista, doutoranda IPPUR UFRJ
Licio Gonzaga Lobo Junior Arquiteto e Urbanista, Mestre pela UFABC, diretor do SASP
Renata da Rocha Gonçalves Arquiteta Urbanista pela FAUUSP, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-SP
Regina Maria d’Aquino Fonseca Gadelha Profª. Dra. Titular do Depto. Economia-FEA-PUC/SP
Marcelo Montaño Prof. Dr.  Escola de Engenharia de São Carlos/USP
Pedro Roberto Jacobi Prof. Livre Docente Faculdade de Educação e do PROCAM/IEE – USP
Norma Valencio Profa. Dra. Associada. Depto Sociologia UFSCar e Profa. Colaboradora PPG Ciências da Engenharia Ambiental USP
Paulo Henrique Martinez Prof. Dr.  Departamento de História  UNESP/Assis
Rafael Borges Pereira Arquiteto Urbanista, Mestrando FAU-USP
Marijane Vieira Lisboa Profa. Dra Dptº. Sociologia PUC SP
João Paulo Capobianco  Biólogo, ambientalista e consultor
Pedro F. Develey Biólogo, doutor em ecologia USP Diretor da SAVE Brasil
Fabio Schunck Biólogo, Pesquisador do Museu de Zoologia da USP
Ana Gabriela Akaishi Profa. FIAM-FAAM, Mestre UFABC, Diretora SASP
Ana Fani Alessandri Carlos Profa. Titular – Geografia USP
Izabel Alvarez Profa. Dra. – Geografia USP
Tatiane Marina Pinto de Godoy Profa. Dra. UF de São João Del Rei
Leandro Grazes Targa Doutorando – Ciência Política – USP-São Carlos
Glória da Anunciação Alves Profa. Dra. Geografia – USP

12 comentários sobre “Por que instalar um aeródromo em Parelheiros é um erro

  1. Republicou isso em La nas cidadese comentado:
    No ato a favor da Agricultura Familiar, com agricultores da região de Parelheiros, tive o primeiro contato com esse tema do Aeródromo, mas não sabia de nada até então.
    Achei essencial pra gente se atentar ao que está acontecendo em outras partes da cidade, para além do nosso bairro; e que nos afeta diretamente, como Raquel Rolnik esclarece.

    • O artigo e bonito e fundamentado. Muito bem, qual e a solução? Imaginar que nao haverá aeroporto com toda a demanda e restrições em Congonhas e Campo de Marte ? Nao basta criticar, tem que apontar soluções ou pelo menos caminhos alternativos,caso contrário já sabemos que a derrota e certa. Vira só mais um manifestinho assinado por 1/2 dúzia de professores. O aeroporto sairá aqui ou ali, portanto cabe a este grupo que assina manifesto dizer ou indicar o melhor local e etc.

  2. Desenvolvimento com políticas ambientais sustentáveis, não são coisas antagônicas. Qualquer pessoa com um mínimo de noções culturais sabe que investimentos em transporte, saneamento básico, urbanismo e infra-estrutura só trazem o progresso por onde passam. Os fatos refletem isto, o atual rodoanel sul não permite ligações periféricas secundárias em seu contorno, e que atravessa inúmeros mananciais, e o futuro norte estão levando em conta estas importantíssimas questões. Com todo respeito, acreditar que o único caminho viável é deixarmos do jeito que está, é no mínimo falta de informação.
    Dentre as obras do PAC, uma que deveria estar incluída e ser priorizada é ligação rodo ferroviária Parelheiros–Itanhaém, uma vez que o porto de Santos ultrapassou seu limite de saturação com filas de navios em de mais de 80 unidades, das quais podem ser avistados da Vila Caiçara em Praia Grande, além de que a Via Anchieta por ser a única via de descida permitida para ônibus e caminhões tem registrados congestionamentos e acidentes graves semanalmente, como este de hoje 22/02/2013 em que uma trompa d’agua na baixada paulista deixou o sistema Anchieta / Imigrantes em colapso, e o transito só foi restabelecido na madrugada do dia 24 seguinte, e em épocas de escoamento de safras também a Dom Domenico Rangoni (Piaçaguera–Guarujá) se torna congestionada diariamente, ao contrário da Manoel da Nóbrega, onde somente se fica com problemas em épocas pontuais na passagem de ano, ao porto de Santos, e os futuros portos de Itanhaém / Peruíbe.
    Acredito também, como munícipe, que a estrada mitigaria as condições de estagnação que as cidades vivem, com ruas sem pavimentação, ocupação desordenada do solo, entre outras. Uma ligação da cidade com a região sul da capital traria muitos benefícios, fornecendo mais opções, melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital e baixada. Muitas pessoas voltariam a fixar na cidade, inclusive eu. A cidade poderia nos dar mais retorno frente aos impostos que pagamos. Investimentos em Parques Temáticos, Porto, Aeroporto, Ferrovia ligando com a existente, enfim muitos projetos que alavancariam a região como um todo, bem como o desenvolvimento global de toda a região.
    Enquanto outras cidades turísticas litorâneas avançam principalmente no norte fluminense, Itanhaem, Mongaguá e Peruíbe se voltam ás primitivas cidades sazonais caiçaras sem interesse em desenvolvimento e com metas e avanços financeiros presentes apenas nas mãos de alguns.
    Já passou á hora de ver nossa geração e de nossos filhos se enraizarem na região com bons empregos e educação ao invés de tentar uma melhor condição social em São Paulo, pois Santos também já ultrapassou o limite de saturação.
    Com relação Parelheiros, esta região rural situada ao sul do município de São Paulo, que possui uma carência de saneamento básico, ajudaria enormemente uma fiscalização, urbanização e preservação dos seus mananciais.
    Sinto que o potencial destas cidades não são utilizados, com foco noutros que beneficiam uma minoria retrógrada. Não vejo senão, o apoio irresponsável e egoísta aos interesses escusos.

  3. Vamos pelo lado prático; quando o aeroporto de Congonhas fica fechado devido aos nevoeiros, a região de Parelheiros já está muitas horas antes sem nenhuma visibilidade, então construir um aeroporto nesta região, é fazer uma obra para ficar muitas horas inoperante.
    Antes de qualquer bobagem neste sentido, que se faça então a ligação ferroviária entre o Aeroporto de Cumbica e Congonhas via passando pelo Metro Paraíso, esta é a melhor opção para desafogar Congonhas.

    • ESTIMADO SR DALMO HOJE EM DIA A TECNOLOGIA E MUITO AVANÇADA,POIS OS AVIÕES SOBEM E DESCEM,POR SISTEMAS AUTOMATICOS E COMPUTADORIZADOS,COLOCANDO O MESMO NA PISTA COM VELOCIDADE CONTROLADA,O COMPUTADORES EM TERRA,FAZ ISSO COM GARANTIA DE VOO EM TODO MUNDO,NOS AQUI ESTAMOS NO INICIO,TEMOS QUE UM AERPORTO EMERGENCIAL PARA DESAFOGAR O DE CONGONHAS E CUMBICA,SÃO PAULO NÃO PODE SOBREVIVER SÓ COM DOIS AEROPORTOS E TEMOS QUE TER TAMBEM VARIOS LOCAIS HELIPONTO,POIS TEMOS A SEGUNDA FROTA DE HELICOPTEROS,ATT-ROBERTO GALDI-CONSULTOR-RH-ADM

      • Senhor Roberto Galdi
        Já instalaram estes equipamentos em Congonhas e Cumbica? NÂO.
        Nós estamos no Brasil onde ainda, se opera com sistema ILS nível II e IIIa. O senhor tem razão que as modernas aeronaves pousam sozinhas sem a necessidade de piloto, desde que, o aeroporto tenha todos os sistema e equipamentos compatíveis para isso. Veja bem, não adianta ter só o sistema se não existir o equipamento de solo, aquele que guia a aeronave até o solo.
        Colocar uma aeronave na pista com velocidade controlada é fácil desde que a pista tenha o comprimento necessário para a aeronave, coisa não ocorre co Congonhas e Santos Dumont, onde há necessidade de se parar na marra, ou seja, usar todo o reverso para desacelerar.
        Se houvesse os equipamentos que o senhor menciona em Congonhas àquela aeronave da TAM que se arrebentou sobre as próprias instalações da empresa, do outro lado da Avenida Rubem Berta, não teria acontecido.
        Por outro lado do que adianta construir mais um aeroporto se nem para os existentes se consegue dar vazão as necessidades de locomoção (chegar e sair). Um novo Aeroporto será apenas um novo Cumbica, com os mesmos problemas e dificuldades.
        Até hoje não se consegue chegar de forma satisfatória à Cumbica isso depois de 29 anos de inaugurado, ao passo que qualquer aeroporto no mundo, tem um sistema de transporte das cidades ou metrópoles que estão em suas imediações até eles onde se gasta menos tempo do que chegar à Cumbica. Para embarcar lá, é necessário de duas horas a mais do que para embarcar em Congonhas.
        Nós Brasileiros temos esta mania de achar a solução é o NOVO, nem sempre uma obra nova vai resolver, os nossos aeroportos pertos dos grandes aeroportos do mundo são uma piada. Compare qualquer aeroporto brasileiro aos novos aeroportos de Changai e Hong Kong.
        Parelheiros tem Infraestrutura? Não tem! Vão ter que construir tudo novo e vai pela solução mais fácil, um autopista como fizeram uma ligando a Cumbica e depois de alguns anos tudo será como antes, uma bagunça.
        Cumbica ainda não tem a segunda pista pronta, só tem dois terminais operando. Quer desafogar Congonhas e Cumbica? Qualquer especialista em transporte aéreo dos países desenvolvidos tem a receita, e é simples; retirar aqueles voos desnecessários de ambos e levar para outro aeroporto fora da RMSP, que ainda não esteja congestionada.

  4. TUDO O QUE SE REALIZA EM SÃO PAULO,EM FUNÇÃO DO PLANO DIRETOR,QUE NUNCA SAÍU DO PAPEL,E NUNCA SERA REALIZADO,POIS A CIDADE DE SÃO PAULO,CRESCEU NESSE PROJETO,ANOS SE PASSARAM,E DIZEM OS TECNOCRATICOS,AGORA SAI E NADA,PASSA ANO APOS ANOS E NADA AGORA,ESTA EM VOTAÇÃO OS DEFENSORES DA ECOLOGIA,QUE SE MANIFESTAM,DIANTE DE CAMERAS DE TELEVISÃO DANDO A MAIOR OPÇÃO PARA SÃO PAULO,ACABOU A ENTREVISTA ACABOU O INTERESSE EM FAZE LO PARA A CIDADE,NÃO TEMOS MAIS ESPAÇO,A IMIGRAÇÃO QUE AQUI VEIO TOMOU PARTE DE TUDO,O QUE NOS RESTA O VERDE,VEJA COM SEUS PROPIOS OLHOS A SERRA DA MANTIQUEIRA,AO LADO DO RODOANEL,O VOLUME DE MORADORES,SEM NENHUM CONFORMO,SEM AGUA,ESGOTO A CEU ABERTO ISSO E VIDA,POIS SE GASTA MILHÕES EM MEDICAMENTOS DAS INFECCÃO,DIARREIA,LEPTOSPIROSE,E OUTROS,COMO DENGUE,LIXO,SISTEMA SANITARIO,SÃO PROMESSAS NÃO CUMPLIDAS E NUNCA SERÃO REALIZADAS,O AEROPORTO E FUNDAMENTAL PARA CIDADE QUE CRESCE A CADA SEGUNDO,TEMOS QUE TER AEROPORTO EMERGENCIAL,EM CASOS ESPECIAIS,POIS A QUARTA CIDADE DO MUNDO NÃO TEM,PORQUE AMBIENTALISTAS ACREDITAM NA SUA DESTRUIÇÃO DE VEGETAÇÃO EXISTENTE E SUA FAÚNA,TODOS PODEM VIVER HARMONIOSAMENTE NESTE MUNDO,BASTA TER BOM SENSO E EDUCAÇÃO AO NIVEL DE NOSSA CIDADE,ESPERAMOS DOS VEREADORES DE SÃO ´PAULO,E DO PREFEITO HADDAD,VISÃO DESSA CIDADE PARA O FUTURO,COM AVENIDAS LARGAS,ENCHETES,CANALIZADAS DEVIDO A IMPERMEBILIZAÇÃO DA CIDADE,SEM LOCAIS ONDE A AGUA POSSA PENETRAR A TERRA,SÃO POUCOS PARQUES E ALGUM MAL TRATADOS,OU CHEIO DE LIXO E ENTULHO JOGADO NA CALÇADAS,POR FALTA DE UMA FISCALIZSAÇÃO COMPETENTE E QUE MULTE O VALOR GRANDE PARA ESSE INDIVIDUO POLUIDOR,TEMOS QUE FAZER CANAIS SUBTERANEO,PARA PODER FLUIR ESSE VOLUME DE AGUA EM SÃO PAULO-ATT-ROBERTO GALDI-

    • Estamos falando de uma questão estratégica: querem colocar um aeroporto em uma área de preservação presta serviços ambientais expressivos para a cidade. O local escolhido é ao lado de parques, com muitas nascentes que abastecem o Rio Embu Guaçu, principal formador da represa Guarapiranga. Além disso, o local possui uma fauna diversificada e em grande medida ameaçada e é ilegal. Na verdade querem colocar um aeroporto praticamente dentro de uma das principais caixas d’água da cidade. São Paulo tem enorme escassez de água (não estou falando da atual crise), e esta obra agravaria esta situação. Mais que isto, é o típico empreendimento para beneficiar meia dúzia em detrimento de toda a população, só por esta razão é uma ideia estapafúrdia, daqueles que sempre se locupletaram em prejuízo da cidade, enfim estamos falando de uma total inversão de valores e de prioridades. A névoa, neblina ou o que quer que seja é de menor importância, pois trata-se da defesa do interesse coletivo.

  5. Raquel vc mora onde??? Vem morar em parelheiros pra vc ver o que é bom. Nós moradores se colocarmos no nosso currículo que moramos em parelheiros não conseguimos nem emprego. Você é mais uma esquerdista caviar!!!!

  6. Se bem me lembro, a autorização para estas obras não segue nenhum parecer sobre, o futuro a não ser os recursos financeiros, para obra e valorização imobiliária que sera devastador para este importante manancial de São Paulo, nossos Deputados são generosos em distribuir terras aos sem tetos em APPS,.
    Agora não criticando, mas sinceramente a questão da água é mais importante que qualquer plano, a Senhora Raquel já quantificou as nascentes, vocês acham que São Paulo, pode desperdiçar, 1 “uma” nascente se quer?
    Parelheiros tem que ser preservado e os que estão para nascer nós saudarão.
    José Roberto Godoy.

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