Comunidade conquista prêmio pelo Plano Popular da Vila Autódromo

Os moradores da Vila Autódromo, no Rio de Janeiro, comemoram o primeiro lugar conquistado pelo Plano Popular da Vila Autódromo no Urban Age Award, um prêmio internacional de urbanismo. O plano é uma proposta alternativa de urbanização da comunidade, que mostra que é viável executar o projeto olímpico sem remover os moradores.

Confiram abaixo a notícia divulgada pela associação de moradores sobre a conquista do prêmio.

Plano Popular da Vila Autódromo ganha Prêmio Internacional de Urbanismo

Associação pretende construir creche e cooperativa de reciclagem com a premiação de 80 mil dólares

Moradores da Vila Autódromo comemoraram na noite desta terça (3) o primeiro lugar no Urban Age Award, importante prêmio internacional que reconhece e celebra iniciativas criativas para as cidades. A premiação é organizada pelo Deutsche Bank e pela London School of Economics e cerca de 170 projetos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro concorreram.

O prêmio é resultado da luta de mais de 20 anos dos moradores da Vila Autódromo pelo direito à moradia. Apesar de já possuírem o título de posse do local, a Prefeitura do Rio insiste em removê-los. O Plano Popular, construído com assessoria das universidades federais UFF e UFRJ, mostra que é possível uma cidade democrática e diversa, que o Projeto Olímpico pode ser realizado sem expulsar os moradores de suas casas.

“Nós socializamos esse prêmio com todas as comunidades e com todos aqueles que que colaboraram e torceram. Traz autoestima aos moradores num momento de preocupação com as recentes ações da Prefeitura”, disse Inalva Mendes Brito, que mora na Vila desde a década de 80. “O Rio passa por esse momento de reivindicações nas ruas, de luta por direitos, e esse prêmio é um estímulo para seguir em frente”, concluiu.

Com o prêmio de 80 mil dólares, a Associação planeja construir uma creche, uma das necessidades das famílias do local, e uma cooperativa de reciclagem. Os moradores convidam a todos para celebrar com um churrasco no próximo domingo, a partir das 13h, na Associação de Moradores da Vila Autódromo.

– Faça o download do Plano Popular da Vila Autódromo
– Faça o download do quadro comparativo entre as propostas do Plano Popular da Vila Autódromo e da Prefeitura do Rio

Mais informações

Associação de Moradores da Vila Autódromo:

Altair Guimarães: 21 97592-5365
Jane Nascimento de Oliveira: 21 99847-5876
Inalva Mendes Brito: 21 99445-3341

Universidades apoiadoras:

Prof. Carlos Vainer – ETTERN/IPPUR/UFRJ: 21 99612-7970

Profa. Regina Bienenstein – NEPHU/UFF: 21 98898-4024
Arquiteta Giselle Tanaka – IPPUR/UFRJ: 21 96922-4849

Um comentário sobre “Comunidade conquista prêmio pelo Plano Popular da Vila Autódromo

  1. Nossa comunidade sente-se muito orgulhosa com essa conquista em ser contemplada nesse concurso internacional “Urban Age Award” de urbanização envolvendo 170 projetos em todo Rio. Esse acontecimento só vem nos mostrar que estamos no caminho certo e que a nossa luta pelo direito a cidade aos poucos esta sendo conquistado “DE NOVO” tendo em vista que já somos titulados e legalizados “EM LUTAS PASSADAS” por dois governos anteriores na década de 80, com os moradores possuindo o título de posse e lutaremos incansavelmente quantas vezes for necessário para que os nossos direito sejam respeitados e reconhecidos; NÃO PODEMOS PERMITIR QUE TODA VÊS QUE O PROGRESSO IMOBILIÁRIO (especulação imobiliária mesmo!) se APROXIME DAS COMUNIDADES CARENTES ELAS SEJAM CHUTADAS PARA LONGE COMO VEM ACONTECENDO NOS GOVERNOS ANTERIORES E PRINCIPALMENTE NESSE ATUAL QUE JÁ REMOVEU MAIS 65 mil famílias em todo Rio. JUNTOS TEMOS QUE DAR UM BASTA NISSO!. A nossa luta por uma democracia sem hipocrisia, cidadania e justiça social é a luta de todos e todas as comunidades que vivem esse assombro da remoção e o apoio de movimentos, instituições, núcleos universitários entre outros tem sido fundamental para as nossas conquistas e fortalecimento para continuarmos engajado assiduamente nessa luta. NÃO É JUSTO UM EVENTO ESPORTIVO DE 20 DIAS (olimpíadas 2016) DESTRUIR DÉCADAS E GERAÇÕES DE VIDAS E SUAS HISTÓRIAS, quando sabemos que por trás disso tudo há interesses particulares e trocas de favores. Queremos e exigimos ser LEGADO SOCIAL dessa olimpíadas 2016 temos esse direito. Agradecemos os apoios e o carinho de todos, juntos podemos realmente mudar esse país e fazer VERDADEIRAMENTE sem hipocrisia um país de todos. COMUNIDADE DA VILA AUTÓDROMO UMA COMUNIDADE MARCADA PARA VIVER!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s