O vídeo abaixo mostra um treinamento realizado por uma empresa de ônibus do Recife, a fim de sensibilizar seus motoristas com relação ao compartilhamento do trânsito com ciclistas. O treinamento inverte os papeis, colocando os motoristas no lugar dos ciclistas. Confiram.
Reblogged this on Palavras de Lobato and commented:
Isso é conscientização!
Isso pode salvar vidas também!
Sou de Recife e sei bem como é o trânsito daqui. Moro a 20 minutos do meu trabalho, poderia ir de bike mas tenho muito medo, os carros passam a toda e não respeitam, não tenho coragem de arriscar minha vida. Então acabo me conformando em levar de 40 min a 1h ou até mais para chegar no trabalho pegando dois ônibus.
Aqui em Recife estamos com várias obras devido a “tal copa do mundo” (sem cometários..), isso deixa nosso trânsito ainda pior e as pessoas no geral não respeitam, nem ciclista, nem condutor, nem motociclista, nem pedestre. Todos burlam as regras de trânsito. O quadro de guardas de trânsito é muito reduzido, o que piora a situação.
Mesmo assim eu vejo que é crescente o número de pessoas (muito corajosas!) que aderiram a bike. Espero de tudo isso ver daqui a algum tempo um recife um pouco melhor depois dessas reformas.
Sou apaixonada pelo assunto de gestão urbana e sempre acompanho seu blog.
Prezada Raquel, por favor, olha isto: http://saapblog.wordpress.com/2013/10/03/cancelada-a-linha-metro-vila-madalena-x-rio-pequeno/
Mais bicicletas, menos carros.
Em Vitória-ES e regiao metropolitana, esse é o X da questão. Formação de motoristas de ônibus, carretas e derivados.
muito bom! Nada como calçar os sapatos do outro…
Olá Raquel,
Essa ação faz parte do Projeto Amigo Motô (PAM) da Ameciclo – associação metropolitana de Ciclistas do Grande Recife.
A empresa Itamaracá Transportes contratou os serviços da associação para preliminarmente inserir um das ações da semana interna de prevenção de acidentes, integrado com a semana do trânsito, que consistia em apresentar parte do CTB relacionado a ciclistas e a motoristas.
Uma palestra de 2 h em um dia, e no outro uma simulação prática.
Reforçou-se o CTB e simulou-se o motorista como ciclista, na ação: “como me sinto quando levo um fino”.
Após contextualização anterior, e risco controlado eles puderam vivenciar um problema comum no trânsito, a alta velocidade e a não distância regulamentar nas ultrapassagens, em seguida retornaram a sala para repassar o sentimento, e firmar um compromisso com a vida dos mais frágeis no trânsito.
A ideia é ampliar o Projeto para todas as 17 empresas do Consórcio Grande Recife.
Cristiane Crespo – Coordenadora da Ameciclo
Coordenadora do Projeto Amigo Motô