A Vila Autódromo, no Rio de Janeiro, não será mais removida!

Depois de anos resistindo à ameaça de remoção, os moradores da Vila Autódromo, no Rio, se reuniram hoje com o prefeito Eduardo Paes, que finalmente parece ter se comprometido com uma solução que garanta a permanência dos moradores na comunidade e, sobretudo, com a abertura de um canal permanente de diálogo. Esperamos agora que a prefeitura do Rio de fato implemente este compromisso! Vejam abaixo a nota que a Associação de Moradores divulgou sobre a reunião.

NOTA PÚBLICA

VILA AUTÓDROMO CONQUISTA SUA PERMANÊNCIA!

Após anos de resistência e luta, a Vila Autódromo conquistou o compromisso do prefeito: a Vila Autódromo e seus moradores não serão removidos.

 A Associação de Moradores da Vila Autódromo se reuniu com o Prefeito Eduardo Paes nesta sexta-feira, 09 de agosto de 2013. A reunião contou com a presença dos secretários municipais de meio ambiente e habitação, do Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, de representante da Empresa Olímpica Municipal e da Procuradoria Geral do Município. À convite da comunidade, participaram a Defensoria Pública do Estado, as duas universidades federais (IPPUR/UFRJ e NEPHU/UFF) que assessoraram os moradores na elaboração do Plano Popular e a Pastoral das Favelas.

O prefeito reconheceu que houve equívocos no tratamento à comunidade e afirmou que está disposto a abrir uma rodada de negociações baseada na permanência da Vila Autódromo e sua urbanização. Os eventuais casos de reassentamento poderão ser feitos na própria área, caso o morador assim o deseje. O prefeito apresentou também como opções para os casos de reassentamento o apartamento no Parque Carioca ou indenização a preço de mercado.

Para dar continuidade ao processo, foi constituído grupo para a negociação que contará com técnicos da prefeitura, representantes dos moradores e sua assessoria técnica. As decisões serão também submetidas a assembleias dos moradores. A comunidade afirmou que a base para o projeto de urbanização e regularização deverá ser o Plano Popular.  A Vila Autódromo continua na luta pelo direito à moradia, junto com outras comunidades ameaçadas de remoção.

Viva a Vila Autódromo! A Vila Autódromo Vive!

 Associação de Moradores, Pescadores e Amigos da Vila Autódromo

9 comentários sobre “A Vila Autódromo, no Rio de Janeiro, não será mais removida!

  1. Aos valorosos moradores da Vila Autódromo nossos mais sinceros votos de continuidade na luta contra os opressores. Ninguém lhes deu nada, foi conquista de vocês. Que a sabedoria e a dignidade da luta da Vila Autódromo sirva de paradigma às comunidades que se encontram na iminência de sofrerem remoções forçadas.
    A comunidade em que vivo – Tubiacanga-Ilha do Governador – sofre, neste momento, a ameaça de ser removida e reassentada a 65 km de distância. Estamos mobilizados e atuando em diversas frentes contra a ilegalidade desta remoção.
    Desejamos ser vitoriosos como os moradores da Vila Autódromo.

    • José da mesma forma que nós conseguimos, vocês irão conseguir. Lutem com fé, com dignidade, se juntem, o povo é mais forte quando estão juntos, levanta a poeira e vai. Demorou muiiiiiito a nossa conquista mais nós conseguimos e você conseguirão também. Um forte abraço.

  2. A Vila Autodromo dá um exemplo de resistencia e de dignidade humana.
    O nosso Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC) irá homenagear os moradores e familiares da Vila Autodromo com a entrega da Medalha Carelli para o Altair, presidente da Associação de Moradores da Vila Autodromo. Será um dia de festa para as diversas comunidades do RJ que lutam contra as remoções e pelos seus direitos politicos, economicos, sociais, ambientais e culturais

    Parabens aos lutadores incansáveis da Vila Autodromo!

  3. Grande e significativa vitória. A efetividade do direito à moradia a partir do viés popular é uma realidade que ainda não ganhou a necessária aceitação no Brasil.

  4. Parabéns aos moradores da guerreira Vila Autódromo, que após tantos anos de resistência incansável e grandes batalhas , começa a sentir o gosto da vitória . Não esmoreçam e mantenham-se vigilantes rumo à vitória final, que é a manutenção e urbanização digna de todas as moradias, conquistadas com muito esforço , há décadas por todos da comunidade.

  5. Parabéns a todos os meus amigos, parentes, vizinhos que moram na Vila Autódromo.Pela conquista, por lutar incessantemente contra os opressores,por não abaixar a cabeça, por levantar a voz e por não desistir. Estou muito feliz pela nossa conquista. Agora é cobrar para que tudo o que eles prometeram se cumpra. Obrigada a todos que nos ajudaram nessa luta. Um grande abraço

  6. Amigos, Sou morador do HORTO e parabenizo a luta da Vila Autódromo, da Indiana, de Tubiacanga, da Providência, do Horto e de todas as demais comunidades sujeitas ao arbítrio de remoções. Recentemente vi na Internet um vídeo onde o Prefeito diz que ‘METADE da vila autódromo deve ficar’. Cuidado, com esse Prefeito….. com ele é só por ESCRITO e mesmo assim corre o risco de não cumprir….. Embora o Horto e Tubiacanga sejam questões Federais com motivações diferentes para as remoções, são similares no arbítrio e na forma ditatorial como o Governo está tratando essas questões, que envolvem um grande numero de pessoas, dentre eles muitos IDOSOS e CRIANÇAS. Sigamos UNIDOS até a vitória, pois o que os governantes mais temem é o POVO exigindo seus direitos, principalmente em ano eleitoral.

  7. Pingback: Olimpíadas do Rio x Habitação popular: caso da Vila Autódromo | Sonia Rabello

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s