Domingo é dia de mobilização na comunidade do Coque, no Recife

No próximo domingo, dia 4 de agosto, a recém-criada rede Coque (R)Existe, realiza sua primeira grande ação na comunidade do Coque, localizada na região central do Recife, a partir das 8h. A iniciativa surgiu da união de moradores e lideranças da comunidade com organizações, instituições, centros de ensino, movimentos e ativistas. Durante todo o dia, serão realizadas rodas de diálogo e espaços lúdicos de integração entre a comunidade e o seu entorno.

De acordo com os organizadores, embora a comunidade do Coque seja classificada no zoneamento da cidade como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), as cerca de 40 mil pessoas que lá vivem vêm sendo removidas ou sofrendo ameaças de remoção de suas casas, do comércio local e de outros espaços de convivência social e urbana constantemente. A região possui um dos piores indicadores sociais da cidade em várias áreas: saúde, educação, cultura e saneamento. O grupo denuncia ainda que o poder público “vem sistematicamente realizando intervenções no bairro de modo a negar a memória de luta dos moradores, desconhecendo a história de vida de boa parte dessa população e estimulando um sentimento predatório e especulativo em torno da terra de quem vive lá.”

“Será um dia para potencializar toda a pulsação do Coque, tornar evidente a vida que existe aqui/ali. O Coque não é só uma favela. É um modo de viver e habitar a cidade.” Leia mais sobre a iniciativa na página da rede no Facebook: https://www.facebook.com/CoqueRExiste

SERVIÇO
Circuito Coque (R)Existe
Data: 4 de agosto de 2013
Horário: a partir das 8h
Local:  comunidade do Coque, Recife, Pernambuco.

POLOS DE ATIVIDADES NO COQUE:
Biblioteca Popular do Coque | Igreja de São Fransciso de Assis | NEIMFA | Praça da Piriquita  Academia da Cidade | Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque | Praça Barreto Junior

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://i.imgur.com/zV9Xx9G.jpg

MAPA DOS PÓLOS : http://bit.ly/1aXHVHl

2 comentários sobre “Domingo é dia de mobilização na comunidade do Coque, no Recife

  1. HORTOFOLIA PEO DIREITO À MORADIA

    Manifestação do HORTOFOLIA PELO DIREITO À MORADIA, com concentração no dia quatro de agosto ( domingo) a partir das 14:00hs, na Rua Pacheco Leão, 1235, no Horto, de onde seguiremos pelas ruas Pacheco Leão, Jardim Botânico até à Praça do Jockey.

    Foram convidadas várias comunidades que correm risco da remoção: Rocinha, Indiana, Vila Autódromo, pessoal do MNLM, Grupo Favela não se cala, etc… A intenção de fazermos um MEGA EVENTO, vamos nos fazer presentes para o Grande Prêmio Brasil, no Hipódromo da Gávea, com a presença dos excelentíssimos senhores, Prefeito e Governador da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro.

  2. Prezada Raquel Rolnik,
    Agradecemos pelo espaço concedido para fortalecer nossa resistência.Estamos aqui no Recife buscando criar esses diálogos e práticas que venham à materializar o direito à cidade e à moradia adequada tão bem defendida em sua atuação.
    Esperamos que possas em breve fazer uma visita ao Recife em breve.São muitas as lutas que vem sendo travadas aqui e o Coque é um dos espaços emblemáticos das disputas pelo espaço urbano,tão singular,mas tão universal também.
    Sua contribuição nos anima ainda mais
    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s