Culturas tradicionais paulistas e programação infantil são novidades na Virada Cultural

Em sua nona edição, a Virada Cultural de São Paulo incluiu em sua programação a participação de grupos representantes das culturas tradicionais de São Paulo e do Brasil. Um grande cortejo – formado por mais de 30 grupos de samba rural, afoxé, maracatu, jongo, congada, toré, entre outros – fará a abertura do evento. A concentração começará às 15h, no Vale do Anhangabaú, e o grupo seguirá pelas ruas do centro a partir das 17h em direção ao Minhocão.

Sem dúvida, a inclusão desses grupos na programação é uma verdadeira Virada. Revela, enfim, uma forte tradição popular do interior do Estado de São Paulo que pouca gente sabe que existe, colocando-a lado a lado com grupos já reconhecidos do Nordeste – como o bloco afro Ilê Aiyê, de Salvador, e o maracatu Piaba de Ouro, do mestre Salustiano, de Pernambuco.

Outra novidade é a programação infantil. Se antes ela acontecia de maneira dispersa, agora ganhou peso e transformou-se na “Viradinha Cultural”, que acontecerá no sábado das 15h às 20h no parque da Luz e no domingo a partir das 10h.

Por fim, não dá pra deixar de mencionar a homenagem a Paulo Vanzolini, que faleceu no dia 28 de abril. Eduardo Gudin dividirá o palco do Pátio do Colégio, no domingo, às 16h, com Ana Bernardo, Carlinhos Vergueiro, Cláudia Morena, João Macacão, Márcia e Maria Martha, cantores de grande importância na história de Vanzolini.

Mais informações:

Blog da Virada Cultural

Página no Facebook

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s