Documentário “555 Chocolatão” mostra processo de remoção de comunidade em Porto Alegre

Compartilho abaixo com vocês o documentário “555 Chocolatão”, filmado em 2011 por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre a Vila Chocolatão, uma ocupação numa área nobre do centro de Porto Alegre, que durou 25 anos, até que, no ano passado, um processo de reintegração de posse removeu a comunidade para uma região periférica da cidade.

O filme acompanhou o processo de remoção da comunidade, mostrando os últimos meses da Vila no centro de Porto Alegre e os primeiros momentos do local batizado de “Residencial Nova Chocolatão”, com vários depoimentos de moradores. A equipe que produziu o documentário diz que a recepção do filme na Vila foi bastante positiva e já pensa em realizar um segundo filme, mostrando a situação dos moradores um ano depois da remoção.

Equipe: Marcos Andrade Neves, Arthur Lang, Arlei Damo, Paola Morais, Talita Eger

2 comentários sobre “Documentário “555 Chocolatão” mostra processo de remoção de comunidade em Porto Alegre

  1. Muito interessante. É sempre bom prestarmos atenção em canais alternativos de informação, para sabermos o que realmente acontece no mundo. Agora, por favor, vamos parar de falar em “área nobre” quando falamos de locais que concentram maior quantidade de dinheiro. Nobreza não é isso.

  2. normalmente e infelizmente,falamos “la na favela ” e esquecemos que existem pessoas que lutam e querem que sejam reconhecidas as conquistas que cada familia faz para conquistarem um espaço e um trabalho digno dentro do que a vida proporcionou e do que cada um possa fazer para a sua comunidade e alterar esta situação com trabalho dentro e fora do seu lugar.Com isto podem se sentir reconhecidas por este trabalho e servirem de exemplo por seus atos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s