No Dia Mundial Sem Carro, celebrado no último sábado, 22 de setembro, a cidade de São Paulo registrou trânsito acima da média. O fato é que enquanto o transporte coletivo de massas realmente não for uma prioridade concreta, e enquanto houver políticas de promoção do uso do automóvel (via redução de IPI, por exemplo), que impulsionam a compra de carros sem parar, dificilmente abandonar o carro será uma opção individual para os moradores de São Paulo.
Confira abaixo algumas imagens do dia publicadas pela imprensa.
Em Brasília foi o mesmo, evento bacana, mas a cidade ainda precisa melhorar muito pra mais pessoas abrirem mão do carro. Fotos aqui –> http://www.facebook.com/media/set/?set=a.441411555899949.92977.263329003708206&type=3
Enfim, bicicletas sao ótimas, mas alguem deixar de sair de carro e parecer um “pobre”? Nao está na cabeça de nossa classe média. Nem na velha e nem na nova. Talvez amanhã se a sociedade americana aderir os daqui seguem a pista. Algumas arrogâncias sao petrificadas e estão sendo destruidas com chumaço de algodão..Nao somos terceiro mundo por acaso.
Só deve desmotivar a compra de carros quando houver uma clara melhora do transporte público, senão não tem sentido.
Tem muitas questões, como a proximidade de trabalho, casa, lazer, escolas, isso é um passo importante que precisa ser feito para diminuir a necessidade de deslocamentos. É claro que esse passo terá de vir junto com transporte coletivo bom. E nessas é importante colocar regras mais claras e que favoreçam o interese publico e não os empresários de onibus que lucram aos montes com nosso caos.
Interessante notar como a repercussão contrária à medida (ciclovias no sábado) foi muito grande, ao contrário do domingo quem tem tido boa receptividade após um início tumultuado. Foi positivo ter tensionado a situação na Av. Paulista (que, aliás, tem excelente acessibilidade…) pq entendo isso como uma forma de conscientização sobre o problema do uso excessivo do automóvel e da necessidade urgente de melhoria no transporte público coletivo.