Nas últimas semanas tenho recebido por e-mail várias denúncias de despejos ou ameaças de despejo. Uma delas é de uma ocupação na Avenida São João, no centro de São Paulo. A reintegração de posse do imóvel, que está abandonado há 20 anos, foi marcada pela Justiça para o dia 11 de setembro. Segundo os moradores, em reunião com os proprietários e com a Prefeitura, nenhuma alternativa viável foi oferecida às 85 famílias que hoje ocupam o imóvel. Uma nova reunião deverá ser realizada no dia 5.
Ontem, também no centro de São Paulo, a polícia fez uma reintegração de posse de um imóvel na Avenida Ipiranga. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, das 130 famílias que ocuparam o prédio 90 montaram acampamento na Av. São João. Elas dizem que a única alternativa oferecida pela prefeitura foram albergues distantes do centro, onde a maioria dos moradores trabalha e onde ficam as escolas em que as crianças estão matriculadas.
Em Minas Gerais, no município de Timóteo, cerca de 600 famílias estão ameaçadas de despejo nos bairros Limoeiro, Macuco e Recanto Verde. Em julho, a Justiça determinou a reintegração de posse dos terrenos, que pertencem ao município. A decisão chegou a ser suspensa, mas um juiz decretou novamente a desocupação da área. Parte da área ocupada, de acordo com a Defensoria Pública, é destinada à habitação de interesse social. Hoje, o despejo é iminente. Os advogados populares que defendem os moradores propõem a criação de uma comissão com participação das famílias e de todos os entes públicos envolvidos para que se encontre uma saída pacífica para a situação.
Não se faz uma reintegração de posse sem que sejam oferecidas alternativas de moradia adequada às famílias. Essa responsabilidade cabe não apenas ao Executivo, mas também ao poder Judiciário.
Raquel infelizmente uma seria de reintegrações de posse estão curso na cidade no dia 21 de agosto 40 famílias foram despejadas na Rua da Moóca. Amanha 60 famílias serem despejadas de cortiço no Bairro do Belém. Alem da Avenida Ipiranga há outra reintegração de posse marcada para o Dia 11 de setembro na avenida São João. Felizmente conseguimos suspender a reintegração no Imóvel do INSS da Rua Maria Domitila no Brss que também estava marcada para o dia 11/09. A luta continua. Dito CMP
http://www.portalflm.com.br/noticias/familias-sao-despejadas-com-violencia-juridica-e-policial/3102
RAQUEL – NESTES 30 ANOS DE LUTA PELA MORADIA EM SP EU JÁ VIVI MOMENTOS DIFÍCEIS, MAS POSSO DIZER QUE A REINTEGRAÇÃO DO HOTEL AQUÁRIOS DA AVENIDA SÃO JOÃO 601, NESTE DIA 16/09/14, TALVEZ TENHA SIDO UM DOS MOMENTOS MAIS TRISTES E MAIS AMARGOS DE NOSSA LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS E PELA REFORMA URBANA – HOJE NÓS ASSISTIMOS UM VERDADEIRO FESTIVAL DE HORROR – TRUCULÊNCIA E VIOLÊNCIA POLICIAL – AS, NUMA REINTEGRAÇÃO QUE FOI REALIZADA A FERRO E FOGO PELA POLICIA MILITAR – PESSOAS APANHARAM – CRIANÇAS E MULHERES FORAM ATINGIDAS POR BOMBAS DENTRO DO PRÉDIO – TEVE PESSOAS COM BRAÇOS QUEBRADOS – COM – PERNAS BRAÇOS E PEITOS ATINGIDOS POR BALAS DE BORRACHA – CRIANÇAS – BEBES – MULHERES E IDOSOS FORAM DETIDOS E CONDUZIDOS AO 3º DP – FORAM EXPOSTOS NO CHÃO DO POSTO DE GASOLINA NA RUA AURORA COM A AVENIDA RIO BRANCO – UMA CRIANÇA NUMA CADEIRA DE RODAS FOI CONDUZIDA AO DP DENTRO DE UMA VIATURA POLICIAL – DETIDA – A PORTA DA OCUPAÇÃO FOI ARROMBADA PELO CAMINHÃO DO CHOQUE – HOMENS MULHERES E CRIANÇAS RELATARAM QUE APANHARAM DENTRO DA OCUPAÇÃO…PRECISAMOS FAZER UM BALANÇO DESTE DIA COM MUITA INDIGNAÇÃO…QUERO PARABENIZAR O POVO QUE LUTOU E RESISTIU – A DEFENSORIA PUBLICA E SUA OUVIDORIA – TODA A GALERA DO GASPAR GARCIA – OS/AS DIRIGENTES DA UMM – DO MMRC – DO MNPR – A DIREÇÃO DA CMP – TODOS/AS PARLAMENTARES QUE APOIARAM A LUTA – O PADRE JULIO LANCELOTTI – TANTAS OUTRAS PESSOAS QUE LIGARAM – SE MANIFESTARAM E SOLIDARIZARAM NAS REDES SOCIAIS E TODA COORDENAÇÃO DA FRENTE LUTA QUE FORAM 10 – ESPECIALMENTE A NETI E A SILMARA, ESTA FOI UMA JORNADA QUE COMBATEMOS O BOM COMBATE …. NÓS NUNCA MAIS ESQUECEREMOS ESTE DIA…..
Raquel infelizmente uma serie de reintegrações de posse estão curso na cidade, no dia 21 de agosto 40 famílias foram despejadas na Rua da Moóca. Amanhã 60 famílias serão despejadas de um Cortiço no Bairro do Belém. Além da Avenida Ipiranga há outra reintegração de posse marcada para o Dia 11 de setembro na Avenida São João. Felizmente conseguimos suspender a reintegração no Imóvel do INSS da Rua Maria Domitila no Brás que também estava marcada para o dia 11/09. A luta continua. Dito CMP