Plano de Bairro da Vila Madalena será discutido nesta terça

Nesta terça-feira (7), às 19h, na Casa da Cidade, associações e moradores da Vila Madalena realizarão uma reunião para discutir um plano de bairro. A Vila Madalena, aliás, é um dos bairros da cidade que tem passado por um processo de intensa verticalização, além de mudanças de usos, com a presença de bares e ateliês. Vários movimentos estão procurando se articular para enfrentar este processo de forma planejada e participativa.

Vale ressaltar que o Plano Diretor de São Paulo prevê o desenvolvimento de Planos de Bairros, que deveriam ter sido promovidos pelas subprefeituras, mas nunca foram elaborados. Entretanto, projetos de grande impacto, como é o caso da construção do Parque Córrego Verde, na Vila Madalena, um parque linear cujas obras foram recentemente anunciadas pela Prefeitura, deverão ser implementados sem que exista um plano de bairro.

Com 1,6 km de extensão e 65 mil m², o projeto do parque inclui a construção de um piscinão, que, como os demais, foi projetado com o objetivo de conter as enchentes em épocas de chuva. Na verdade, a construção do piscinão estava programada para 2009, mas uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo interrompeu as obras, em favor de moradores preocupados com uma possível desvalorização de seus imóveis por conta da construção do reservatório.

Além do piscinão, a primeira fase do projeto inclui ainda o desenterramento de uma nascente próxima ao metrô Vila Madalena e a construção de uma praça que ficará sobre o piscinão, abrigando quadras esportivas, playground, terraço de esculturas e mirante. Estas intervenções fazem parte das compensações ambientais exigidas pela Prefeitura ao consórcio Via 4 para a construção da linha amarela do metrô.

Mas é importante lembrar que a Prefeitura adotou e vem implementando uma política de construção de parques lineares na cidade, proposta que faz parte, inclusive, do Plano Diretor de São Paulo, usando para isso recursos de compensações ambientais – como é o caso deste parque – ou de venda de solo criado (outorga onerosa do direito de construir).

Retomar o caminho das águas, recuperar estas áreas como áreas de lazer e convívio na cidade são indiscutivelmente pautas e intervenções importantes. A questão é – como sempre – a visão setorial. Parques desvinculados da forma de ocupação dos bairros e que deslocam moradores de seus assentamentos, como vem ocorrendo em outras regiões da cidade, nada têm a dizer sobre seu destino e podem gerar uma terra-de-ninguém.

Por esta razão, um processo de planejamento participativo local, como esta iniciativa da Casa da Cidade, parece não apenas oportuno, mas essencial.

4 comentários sobre “Plano de Bairro da Vila Madalena será discutido nesta terça

  1. Ótima notícia a do parque linear, e melhor ainda saber que isso será discutido pelos moradores. Pelo menos de vez em quando algo de bom no planejamento dessa cidade…

  2. Raquel, quero informar-lhe que coordenei o Plano de Bairro de Perus e já está em tramitação na Câmara Municipal deste 16 de julho de 2011, quando foi publicado no Diário Oficial recebendo o número 00331/2011, apresentado pelo Vereador Pólice Neto. A aprovação maciça em assembleias aberta à toda a população com votação formal indica que deverá ser aprovado pelos vereadores. Já tendo sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Em sendo aprovado por lei será o primeiro Plano de Bairro previsto pelo Plano Diretor em vigor. O meu site: http://www.candidomaltacamposfilho.com.br o publicou, assim como dois livros, “Plano de Bairro: no limite do seu bairro uma experiência sem limites” e ” Plano de Bairro: Perus em transformação” de autoria de Elisabeth Salgado e Guilherme Salgado, que versam sobre o referido Plano.

    Abraços

    Candido Malta Campos Filho – FAU-USP

  3. Estamos enfrentando também a possível construção de um piscinão em meu bairro, área urbanizada, com prédios e lojas, inclusive pretendem tirar uma área de lazer, um espaço comunitário (onde acontecem aulas de capoeira, cursos de artesanato, etc) e ainda 2 campos de futebol, como proceder para impedir essa construção, como aconteceu no caso da Vila Madalena?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s