Mais um incêndio em favela deixa 400 desabrigados. Enquanto isso, CPI chegará ao fim sem ter ouvido ninguém…

No próximo dia 8 de agosto, será encerrada na Câmara Municipal de São Paulo a CPI dos incêndios em favelas, sem que ninguém tenha sido ouvido sobre o assunto. A informação é da Rede Brasil Atual, que em notícia publicada hoje afirma que, em 4 anos, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 500 ocorrências de incêndios em favelas.

De acordo com a reportagem, na madrugada de hoje, mais um incêndio aconteceu. Desta vez foi na favela Humaitá, que fica na zona oeste da cidade, onde 400 pessoas estão desabrigadas.

Recentemente, uma leitora postou aqui nos comentários do blog a informação de que uma pessoa morreu na comunidade da Paz, em Itaquera, por conta de um incêndio causado por uma vela acesa. O morador usava a vela porque a Eletropaulo cortou as ligações clandestinas de energia elétrica na comunidade. Imagino que, talvez, esta seja mais uma forma de pressionar pela saída dos moradores de áreas no entorno do estádio Itaquerão… Por sorte, o incêndio não se alastrou, senão a tragédia poderia ter sido bem maior…

Como diz a reportagem da Rede Brasil Atual, muitos levantam a possibilidade de que estes incêndios sejam criminosos, a fim de “facilitar” a remoção de comunidades e “liberar” áreas para novos empreendimentos. É lamentável que a CPI não tenha feito esta investigação.

5 comentários sobre “Mais um incêndio em favela deixa 400 desabrigados. Enquanto isso, CPI chegará ao fim sem ter ouvido ninguém…

  1. Uma cidade de sítio, ser pequeno pode ser cruel! Como vemos somos retirados ou retirantes das áreas em expansão econômica, isso é mercado isso é o formato de desenvolvimento eurocêntrico adotado, deslumbro a nossa história de ocupação do espaço. Em Brasília onde tudo podia ser planejado temos favelas ou que é isso? É a adequação de educação, família, desenvolvimento com sociedade. Onde esta seu dever? Onde estão as regras da comunidade? O que queremos em meu quarteirão (meu=pertencimento/nossos=qualquer um)? Aonde perdemos o nosso direito a cidade Cartilha da ONU/5°FUM? Por que gastamos tanto recursos na Baia de Guanabara, tendo um problema na infraestrutura de captação de rejeitos fitossanitários que deslocam-se em natura! Temos alguma áreas em expansão, industria farmacêutica e as clinicas hospitalares com a privatização da saúde… Veja por si o que o Geografo Nilton Santos, reporta sobre o espaço e a circulação, sem aproximação não vai!

  2. As CPIs raramente dão em alguma ação concreta, convenhamos. Triste terem desperdiçado a oportunidade, já faz tempo que estes incêndios deviams ser investigados direito.

  3. Sustentar a “ordem e a desordem” Urbana, é parte da violência de extermínios de Famílias que disputam Espaços Territoriais que usam o fogo cruzado para expropriar, em grilagem urbana financeiras das Máfias da Terra. É comum na maioria dos Municípios do Brasil que “autoridades” fazem vistas grossas á Barbárie, sem nenhuma punição nos Poderes Públicos.
    Batemos no TETO, Mudar só uma revolução de costumes eleitorais, total local já.

  4. Ontem mesmo ocorreu outro incêndio que desalojou 220 famílias na zona leste de são paulo. Hoje, os moradores em protesto atearam fogo na linha 12 da CPTM e levantaram barricadas pq não estão sendo devidamente assistidos (como era de se esperar) a mídia simplesmente os trata como vândalos!! É absurdo o que está acontecendo, um nó na garganta que simplesmente não dá pra engolir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s