Fim de feira na Praça Roosevelt: feirantes, moradores e frequentadores protestam

No último fim de semana, moradores, comerciantes e frequentadores da Praça Roosevelt realizaram um protesto contra a decisão do prefeito Gilberto Kassab de retirar a feira livre que acontece no local todos os domingos há mais de 60 anos. Os manifestantes também recolheram mais de 3.500 assinaturas num abaixo-assinado que pede que a feira permaneça no mesmo local.

Foto: Marcos Ambrósio / Futura Press / AE

Em declaração à reportagem da Folha Online, um feirante afirma que no início do ano eles receberam notificação da Prefeitura dizendo que cada comerciante deveria procurar outras feiras para trabalhar. De acordo com o feirante, depois que o grupo se organizou e procurou o sindicato, a Prefeitura mudou de posição e agora diz que busca outro local para a feira nas proximidades da praça.

O portal do Estadão publicou trecho de uma nota da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em que o órgão afirma que o objetivo da ação é “melhorar a circulação de pedestres e garantir o ordenamento do espaço público no entorno da Praça Roosevelt”.

Mais uma vez, neste caso, percebemos como as decisões da Prefeitura são tomadas sem que ninguém seja ouvido. Esta é uma decisão que afeta a vida de comerciantes, moradores e frequentadores da praça, mas ninguém teve a chance de dizer o que pensa a respeito, de negociar e propor soluções alternativas. Além disso, a visão da Prefeitura relega as demais funções do espaço público e da rua aos imperativos da circulação de pessoas, como se esta fosse a única questão relevante.

É preciso destacar ainda a importância da organização da população, que, em São Paulo, cada vez mais tem protestado e reivindicado participação nas tomadas de decisão, propondo alternativas a medidas tomadas unilateralmente. Está mais do que na hora, portanto, de a Prefeitura começar a ouvir a população e a dialogar antes de tomar decisões.

6 comentários sobre “Fim de feira na Praça Roosevelt: feirantes, moradores e frequentadores protestam

  1. O nosso prefeito Kassab, deverie e ser kassado, na o fiscaliza a corrupicao, como exemplo o caso dos shopping. hoje 18-07-2012, no jornal sptv, teve muitas pessoas multadas, porque simplesmente fizeram, podas das arvores, que colocavsm em risco sua seguranca, e a prefeitura nao libera ou nao analisa a questao a tempo.

  2. Brasileiros, brasileiras, estrangeiros e estrangeiras: Por favor, quem está adormecido, alienado, em drogadicção, ou simplesmente é um analfabeto político, parem de culpar somente o Kassab, o Alckimim e a Dilma. O Lula já nos deixou uma grande lição quando, antes de ser eleito, já dizia que não bastava “ser presidente. É necessário governabilidade ou seja: pessoas em todas as “CASAS DO POVO” como câmaras, assembléias (principalmente as legislativas), senados, prefeituras e governos de estado para poder fazer algumas mudanças mais contundentes na política pública nacional a favor dos pobres, afinal, prá quem não sabe, pobreza é crime inafiançável aqui no Brasil, além de nenhum cidadão poder alegar desconhecimento das leis, com excessão dos silvícolas (vide C.C. (código civil) artigo 5º ou 6º.
    Falei!

  3. O que um prefeitozinho que permite uma parada gay em plena paulista pensa não interessa a população,a vontade do povo é que manda ,as feiras livre,é tradição,chega a ser cultural e é um momento de descontração,a desculpa para abastecer a casa de viveres,serve para se encontrar amigos e bater um papo informal,que fás bem a saúde,Só a coisa fofa do prefeito é que não sabe dessas coisas,nas próximas eleições e em outras vindouras lembremo nos desses tipos arrogantes que não entendem de nada, polítoco não é dono de coisa nenhuma,a função dele é faser a vontade do povo e não a dele.o povo tem que aprender a reivindicar ,lutar pelos seus direitos,praticar cidadania. ninguém elege alguém para ser dono e sim para faser a vontade do povo.

  4. Esse governo insiste em tirar as pessoas das ruas. O centro precisa de vida para sair da situação em que está, e nada é mais vivo e pulsante do que uma feira livre. Miopia incrível dessa administração.

  5. Pingback: Serra, o cara de pau, promete aumentar horário das feiras depois que sua cria, Kassab, fechou até feira livre | Maria Frô

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s