Plano Diretor participativo da FAUUSP será lançado nesta terça

Nesta terça-feira, dia 27, acontecerá o lançamento da publicação do Plano Diretor Participativo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), com uma mesa redonda, às 16h30, no auditório da faculdade. O objetivo do plano, previsto para o período 2011-2018, é orientar as intervenções que ocorrerão nos edifícios que a escola ocupa, envolvendo projetos de reforma, restauro, construção e adequação.

Desde 2009, com base na metodologia de construção dos planos diretores participativos de nossas cidades, a FAU vem construindo o seu Plano Diretor, através de um processo participativo que envolve alunos, professores e funcionários. Um conselho curador dos espaços da escola, tripartite, formado e dirigido paritariamente pelos três segmentos, vem coordenando todo o processo.

A proposta do Plano Diretor da FAU foi consolidada em junho do ano passado, num fórum que reuniu todos os segmentos da faculdade, incluindo ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários. Posteriormente, a proposta foi referendada pela Congregação da escola e consolidada na publicação que será apresentada e distribuída amanhã.

Nosso próximo passo é a implementação do Plano Diretor, que depende agora da realização de um concurso para a elaboração de um Plano de Massas, isto é, um plano que transformará as diretrizes do Plano Diretor em propostas concretas para os espaços da faculdade. Qualquer equipe poderá concorrer. A única exigência é que as equipes sejam coordenadas por um membro da comunidade FAU (estudante, funcionário ou professor, ou ex-estudante, ex-funcionário ou ex-professor). O edital do concurso será apresentado amanhã e o processo final de escolha das propostas também será participativo.

Outra ação necessária é a implementação de um Escritório-Oficina Técnico-Acadêmico, que terá como objetivo aproximar todos os processos de reforma e restauro dos prédios da FAU das experiências didáticas e acadêmicas de ensino. Uma equipe de transição já foi formada e uma reflexão sobre as primeiras experiências também serão apresentadas amanhã.

Uma importante ação prevista no Plano Diretor da FAU, que já está sendo colocada em prática, é a introdução do tema das reformas e intervenções nos espaços da FAUUSP nas disciplinas da faculdade. Neste semestre, já está sendo oferecida uma optativa com este objetivo.

Amanhã, portanto, teremos um momento especial para debater a implementação do Plano Diretor. A participação da comunidade FAU, mais uma vez, será muito importante.

2 comentários sobre “Plano Diretor participativo da FAUUSP será lançado nesta terça

  1. Como se dará a passagem das intenções a prática espacial? o que temos visto é uma grande distância entre a teoria e sua concretização. Qausi aspectos morfológicos podemos relacionar ao discurso espacial? Como o espaço político, participativo, se instrumentalizará? Seria aconselhável ouvir os conselhos do professo Villaça.

  2. Acho q o Lorenzo acompanhou esse debate mais de perto do que eu, mas no entanto, gostaria de registrar que acho de fundamental importância o evento amanhã, não apenas por trazer à USP um debate que transcende a FAU, mas tbm pelo aspecto político que esse processo representa.

    Ha muitos anos as universidades brasileiras lutam por mais democracia nas decisões dentro dos campus, e assim, considero de uma lucidez enorme esse plano diretor participativo. Enquanto ganho político para o debate sobre a universidade como um todo, teoria sempre acompanha a prática, por mais que essa não se transforme em substrato da realidade imediatamente!

    Tudo de bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s