Hidroanel metropolitano de São Paulo em debate na FAUUSP

Na próxima semana, durante três dias, entre 12 e 14 de março, o hidroanel metropolitano de São Paulo será objeto de palestras e debates no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Além disso, será aberta uma exposição sobre o tema que ficará em cartaz no salão Caramelo até o dia 21 deste mês. A programação inclui ainda o lançamento de um site sobre o assunto.

O evento é organizado pelo Departamento de Projeto da FAU e pelo grupo de pesquisa em projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas fluviais – Grupo Metrópole Fluvial. Veja abaixo a programação completa e leia o press release sobre o hidroanel preparado pelos organizadores.

PALESTRA 12 de março | segunda-feira |
14h30 às 18h30
14h30. Marcelo Romero. Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP.
15h00. Maria Cristina Leme. Vice-Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP.
15h30. Casemiro Tércio Carvalho. Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo.
16h00. Joaquim Riva. Engenheiro Naval. Consultor dos Estudos do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
16h30. Alexandre Delijaicov. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais – Grupo Metrópole Fluvial – FAUUSP.

DEBATE 13 de março | terça-feira |
14h30 às 18h30
Moderador: Professor Doutor Milton Braga. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais.
14h30. Nabil Bonduki. Professor Doutor do Departamento de Projeto da FAU USP. Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Governo Federal.
15h00. Frederico Bussinger. Membro do Conselho de Administração da EMPLASA, do Governo de Estado de São Paulo. Ex-diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo.
15h30. Renato Viégas. Presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento – EMPLASA, do Governo do Estado de São Paulo.
16h00. Ricardo Toledo Silva. Professor Titular do Departamento de Tecnologia da FAU USP. Ex-secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo.Membro do Conselho de Administração da EMPLASA e do Conselho de Orientação de Saneamento da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).
16h30. Mario Thadeu Leme de Barros. Professor Titular de Recursos Hídricos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP. Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da EPUSP. Assessor científico do CNPq, do FINEP, da CAPES e da FAPESP.
17h00. Marta Dora Grostein. Professora Titular do Departamento de História da FAU USP.Coordenadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole – LUME, da FAU USP. Membro do Conselhode Administração da EMPLASA, do Governo do Estado de São Paulo.
17h30. Renato Anelli. Professor Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP-SC. Ex-Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos da Prefeitura do Município de São Carlos – SP. Coordenador do projeto de pesquisa “Redes de Infraestrutura como estratégia urbanística”, com apoio CNPq e FAPESP.

CONVERSA 14 de março | quarta-feira |
14h30 às 18h30
14h30. Antônio Carlos Barossi. Professor Doutor do Departamento de Projeto da FAU USP.
Coordenador Geral do Laboratório de Projeto, do Grupo de Disciplinas de Projeto de Edificações. Membro do Conselho do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais.
15h00. Milton Braga. Professor Doutor do Departamento de Projeto da FAU USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais.
15h30. André Takiya. Arquiteto. Professor convidado do Departamento de Projeto da FAU USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de infraestruturas Urbanas Fluviais.
16h00. Nicolas Carvalho. Arquiteto formado pela FAU USP. Membro da equipe de Cultura e Extensão que elaborou os estudos de articulação arquitetônica e urbanística do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
16h30. Eduardo Gianni. Arquiteto formado pela FAU USP. Aluno da Pós-Graduação do PROCAM – USP. Membro da equipe de Cultura e Extensão que elaborou os estudos de articulação arquitetônica e urbanística do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
17h00. Eduardo Pompeo. Aluno da Graduação da FAU USP. Membro da equipe de Cultura e Extensão que elaborou os estudos de articulação arquitetônica e urbanística do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO NO SALÃO CARAMELO
(dos dias 12/03 até 21/03)

LANÇAMENTO DO SITE: metropolefluvial.fau.usp.br

8 comentários sobre “Hidroanel metropolitano de São Paulo em debate na FAUUSP

  1. Raquel,
    Escreva-nos um post sobre o hidroanel. Não faço a menor ideia do que seja este projeto e fiquei bastante curioso. O press-release não deu muitas especificações e deixou algumas dúvidas, principalmente para pessoas que não são da área, como eu.

  2. Hidroanel. Idéia linda. Até o nome é sonoro. Quem sabe daqui a 30 anos, se a cidade sobreviver ao Rodoanel na serra da Cantareira…

  3. Como vai se chamar a empresa de balsas.?? HidroSampa, SampaHidro, Balças Paulistanas, SPBalças.. quem manda um melhor..???

  4. Raquel, seria possível em termos técnicos (vamos esquecer a questão política e econômica do assunto),reconstruir por meio de canais os rios subterrâneos de São Paulo como o Anhangabaú, Saracura e Itororó, dentro de um amplo projeto de reorganização urbana sustentável na cidade?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s