Na última segunda-feira, a recém-inaugurada linha 4-amarela do metrô de São Paulo ficou fechada das 4h40 às 8h20 por conta de uma pane no sistema. Nos jornais, o Governo do Estado diz que está cobrando do consórcio ViaQuatro explicações sobre o problema e que possíveis punições serão avaliadas posteriormente.
O fato é que essa é a primeira vez que um consórcio privado está gerindo uma linha de metrô. A pane da segunda-feira, que prejudicou 75 mil pessoas, mostra claramente que há um desajuste entre a gestão privada da linha 4 e toda a gestão pública do metrô. Com a linha em funcionamento, esse é um problema que precisa ser equacionado com urgência.
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As linhas com gestão pública vivem entrando em pane també, só que tudo fica abafado, só quem é usuário é que sabe o que passa para chegar ao trabalho. Ai a primeira pane da gestão privada fazem maior alarde pra tira a atenção dos próprios problemas.. meleca 😛
Pois é, coisa administrada pelo governo nunca dá pane mesmo.
Raquel, se me permite, gostaria de compartilhar um post sobre a situação da Praça roosevelt, sua deterioração, reforma e especulação imobiliária. Como morador da Praça, venho acompanhando com apreensão as recentes mudanças na região.
http://www.tsavkko.com.br/2011/10/praca-roosevelt-polo-cultural-ate.html
As linhas administradas pelo metrô tem pane também, mas jamais fecham 1 linha inteira, pois conta com uma das melhores equipes de manutenção metroviária do mundo. Já a via 4 não investe em funcionários e por isso não consegue dar conta de um problema quaquer… É o que dá a bussca incessaante por lucro.
Olha, vamos aguardar alguns anos para que a administração da linha 4 mature. Trata-se de uma coisa única até o presente, portanto temos que relevar um pouco. Ademais, em tese, a concessão é um modelo que me agrada, já que pode e muito agilizar a feitura de novas linhas.
Nunca vi isso de “horario reduzido”, por meses e meses. Se inauguró, é porque funciona. Se não tiver certeza melhor fechamos e vamos embora. Melhor eu sigo com minha bike.
O problema Sr. Julio, é que o lucro que eles tem, garantido em contrato, não espera. Está saindo dos cofres públicos o dinheiro para eles terem seu lucro. Nada mais justo que penaliza-los quando as coisas não saem dentro do planejado.
Uma vez um amigo disse, ao entrar em uma sala de cinema onde se lia “projeção automatizada”: Significa que se quebrar, não tem ninguém pra ajeitar.
O novo trem da linha 4 da CCR, sem operador, funciona do mesmo jeito, como vimos nesse episódio: Se quebrar, não tem ninguém pra ajeitar…