Murar o rio de São Luiz do Paraitinga: proteção ou destruição?

A solução encontrada pelo governo do Estado de São Paulo para conter as enchentes em São Luiz do Paraitinga foi a construção de um muro de 2m de altura e grande extensão às margens do rio que banha a cidade. Nem mesmo moradores que perderam casas e estabelecimentos comerciais nas cheias de 2010 apoiam a ideia.

Não é preciso ser especialista em nada para perceber que o rio é parte integrante da paisagem e da vida da cidade e que um muro só servirá para destruir essa relação. Não é possível que não existam soluções para conter as cheias que não passem por essa agressiva intervenção.

Leia mais sobre o assunto na Folha Online.

6 comentários sobre “Murar o rio de São Luiz do Paraitinga: proteção ou destruição?

  1. Poxa vida, ainda existe gente disposta a matar a vida que atravessa nossas cidades.

    Li recentemente que em Tóquio foram construídos quilômetros de túneis para dar vazão à água de uma possível enchente na cidade.

    Não seria melhor começarmos a pensar em tecnologias como essa? Isso gera trabalho qualificado, gera qualidade de vida, gera um mundo novo, e não uma repetição de nossos fracassos.

  2. Pois é Raquel!!! Que triste isso…

    Eu sou moradora da cidade, vizinha do rio, perdi tudo e acho um absurdo esse muro!!! Como você mesma disse ele só servirá para destruir nossa relação com o rio…

    Estamos indignados e com certeza essa não é, nem de longe, a melhor solução!!!

  3. Os governantes tanto estadual como os federais não fasen nada pois a cidade e pequena e não gera votos nas eleições se acontecesse em são paulo campinas ououtras cidades com grande numeros de eleitores ja teriam resolvido o problema e ainda estão querendo aumento de salario desejo toda sorte do mundo a todos os moradores desta cidade tenho parentes ai e não os esqueço jamais deus abençoe a todos

  4. olá raquel também sou morador da cidade, tenho 17 anos, e minha cidade depois da enchente ficou destruida, como todos sabem, mas ela cresceu de uma maneira inusitada. A cidade esta voltando a ficar bonita, está trazendo um numero maior de turista, gostaria até de agradecer a administração da cidade, pois os cidadãos estão satisfeito.
    O muro q vc citou que irá fazer na cidade eu nao estava sabendo, se for o que já fizeram eu gostei, pois não esta prejudicando a cidade, e a visão do rio está mais bonita.

    David Adan

  5. olá Raquel!
    fui saber sobre a construção do muro, falei com a prefeita ,e não é bm um muro de 2 metros de altura, mas sim um pequeno muro de 1/2 metros de altura, para segurança de pessoas que vão pescar e demais ouras coisas.
    Ela tambem me disse que ela explicou para voce , no dia da inauguração da igreja das mercedes, como sera feito o muro.
    Gostei da ideia, tenho certeza que voces tamabem iram gostar.
    OBRIGADO!!!

  6. Tudo que não se tem uma boa cabeça pensante…nem soluções, muito menos boas propostas…se constroe um muro !!!!!!Cristina Mikilim-São Luiz do Paraitinga-sp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s