Pra quem está de férias: nossas cidades em verso e prosa

Enquanto estou na Argélia em mais uma missão como Relatora da ONU, vou deixar aqui no blog algumas sugestões de livros e filmes para quem está aproveitando as férias. Os títulos que selecionei trazem, como ponto em comum, a cidade como personagem. Comecemos com os livros.

1. “As cidades e as musas”, de Manuel Bandeira (Editora Desiderata)
Organizada por Antônio Carlos Secchin, esta antologia traz poemas sobre dois temas trabalhados por Bandeira em sua obra: as cidades e as musas, como avisa o título.  A parte que mais nos interessa aqui, obviamente, é a primeira. A coletânea traz poemas como “Evocação do Recife“, “Minha gente, Salvemos Ouro Preto” e “Vou-me embora pra Pasárgada“.

2. “Pela cidade”, de Guilherme de Almeida (Editora Martins Fontes)
Este livro traz as crônicas publicadas por Guilherme de Almeida, sob o pseudônimo de Urbano, na seção Pela cidade, do jornal Diário Nacional. Destinada às reclamações dos leitores sobre a cidade de São Paulo, a seção tornou-se por um tempo a mais lida pelos leitores.

3. “Cinzas do Norte”, de Milton Hatoum (Editora Companhia das Letras)
A obra é ambientada em Manaus, nos anos iniciais da ditadura militar, mostrando a criação da zona franca e o surgimento do bairro da Cidade Nova. O autor foi vencedor do prêmio Jabuti em 2006 com este livro.

Divirtam-se!

Um comentário sobre “Pra quem está de férias: nossas cidades em verso e prosa

  1. Excelentes sugestões! Sugiro, também, a leitura de “Não Verás País Nenhum” e “Zero”, de Ignacio de Loyola Brandão. São impressionantes as descrições da paisagem urbana nesses livros.

    Amilcar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s