CPI das Remoções investigará denúncias de violações em obras da Copa e das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Depois de uma grande movimentação da sociedade civil do Rio de Janeiro, o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Remoções na Câmara Municipal alcançou ontem as assinaturas necessárias para a abertura do processo.

O pedido foi apresentado há dois meses pelo vereador Eliomar Coelho e precisava de 17 assinaturas para ser protocolado na Câmara. No fim das contas, 19 vereadores, de diversos partidos, assinaram o requerimento.

A CPI deverá investigar denúncias de violações de direitos humanos nas remoções de comunidades em função das obras voltadas para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

A previsão é que a CPI seja instalada apenas em agosto, já que a câmara entrará em recesso.

Leia matéria do UOL sobre o assunto.

5 comentários sobre “CPI das Remoções investigará denúncias de violações em obras da Copa e das Olimpíadas no Rio de Janeiro

  1. Raquel, preciso de um contato com vc. Participei de uma audiencia pública em Itaguaí sobre a “realocação” de pescadores tradicionais para construção de mais um porto do Eike Batista.
    É uma história de arrepiar. A questão envolve direitos humanos, minorias, população tradicional misturado com ex-moradores do complexo do alemão…

  2. Professora,
    Os direitos humanos e à moradia , apesar direitos fundamentais esculpidos na nossa Carta Magna. Não são respeitados.
    Ainda, se falam em DEMOCRACIA E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

  3. Raquel, sendo você paulista e tão preocupada com o problema habitacional da cidade do Rio, poderia nos dizer como andam as remoções, não tão alardeadas, da rica região da marginal pinheiros próximo à Av. Engenheiro Berrini na capital paulista? Me lembro de há alguns anos ter visto várias comunidades na região, e hoje só vemos terrenos vazios sendo preparados para a construção de suntuosos arranha céus.
    Os moradores dessas áreas foram abduzidos???

  4. Raquel sou liderança comunitaria, participei ativamente da ocupação, desocupação e reassentamento das familias da ocupação zumbi dos palmares na avenida venezuela na praça mauá- rio de janeiro, Espero que a justiça seja feita pois as pessoas que lá habitavam foram levadas praticamente a força para zona oeste e os que não aceitaram que com certeza foram mais de 80% dos moradores receberam uma idenização de 20 mil e com certeza voltaram para as comunidades carentes e mais proximo ao centro do rio, afinal de contas eles precisam sobreviver e nestes condominios não dar para isto só se ver dividas e duvidas arespeito das contas a pagar( condominio , luz, telefone, gas, internet e segurança. Sou sua grande adimiradora, acho muito dificil se encontrar pessoas capazes de fazer o bem e ser do bem, estes adjetivos existem em você.
    sou sua fã e só não tenho carteirinha por que você não tem fã clube. Feliz 2012 e que Deus te ilumine.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s