As eleições para o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) de São Paulo acontecem no próximo domingo (19), das 8h às 17h, em cada uma das oito macrorregiões em que está dividida a cidade. Para votar é necessário apresentar documento com foto e título de eleitor (emitido até 27 de abril deste ano).
Na eleição, a população irá escolher 16 integrantes do Conselho Municipal de Política Urbana, sendo oito titulares e oito suplentes. Além destes representantes eleitos, compõem também o conselho 16 funcionários da prefeitura e 16 indicados pela administração municipal.
Busquei informações sobre a atual composição do CMPU e a periodicidade de suas reuniões no site da prefeitura e não encontrei, o que mostra que há problemas de transparência na atuação do órgão. A lista dos membros deveria estar acessível, assim como a agenda de discussões para que a população pudesse acompanhá-las.
É papel do conselho analisar e debater os relatórios anuais da Política Urbana, avaliar as questões relativas à aplicação do Plano Diretor Estratégico e acompanhar o planejamento e a política de desenvolvimento urbano do município, além de debater propostas para melhorar a cidade.
Para saber os locais de votação e os nomes dos candidatos de cada macrorregião, acesse o site da Rede Nossa São Paulo.
Apoio uma representação forte da “sociedade civil” neste Conselho, mas não vamos esquecer que ele é somente consultativo e que o histórico dele dos últimos anos se resume a uma piada.
Solicitei à Secretaria de Desenvolvimento Urbano a lista dos atuais membros do CMPU. Compartilho a lista com vocês no link abaixo:
Clique para acessar o lista-membros-cmpu-secretaria-municipal-de-desenvolvimento-urbano.pdf
Esta outra lista, que recebi via twitter, está bem melhor:
Clique para acessar o Portaria%20230.pdf