São Paulo realmente precisa do Itaquerão?

Quando falamos em Copa do Mundo no Brasil, um assunto difícil de abordar é a questão do estádio de São Paulo, que está inclusive ameaçando a participação da cidade no evento. Esse assunto é difícil porque envolve diferentes aspectos que, a meu ver, deveriam ser tratados separadamente: a necessidade de um novo estádio para São Paulo, a falta de um estádio para o time mais popular da capital e o futuro do bairro de Itaquera, na Zona Leste paulistana.

Em primeiro lugar, a cidade de São Paulo precisa construir um novo estádio para a Copa do Mundo? Não. O Morumbi poderia perfeitamente ser reformado para o evento, o que significaria economia de recursos financeiros. As razões da decisão da Fifa de não aceitar a reforma proposta pelo São Paulo, aliás, até hoje não ficaram claras. Aparentemente, há uma necessidade muito maior de gerar gastos de bilhões de reais do que de superar problemas técnicos.

Obviamente, o Morumbi tem problemas, a começar por sua localização. Some-se a isso o difícil acesso ao estádio por transporte público. Mas a implementação de um bom projeto de mobilidade seria um ganho para toda a cidade, não apenas para quem usa o Morumbi, seja em dias de jogos, seja em dias de shows, mas também para os moradores, trabalhadores e frequentadores da região.

A segunda questão é: o Corinthians merece ter o seu próprio estádio? Como clube de futebol mais popular da cidade, paixão e alma paulistana, o Corinthians merece, sim, ter seu estádio. Mas será que o estádio do Corinthians não é o Pacaembu? Além de ser extremamente bem localizado, com fácil acesso por metrô e ônibus, o Pacaembu é também o estádio mais bonito do Brasil em termos de arquitetura e inserção urbana. Uma parceria entre o Corinthians e a prefeitura de São Paulo poderia viabilizar esta solução, mantendo o estádio aberto ao público como deve ser. O Pacaembu merece o Corinthians e o Corinthians merece o Pacaembu.

Por fim, em relação à Itaquera: o bairro merece intervenções urbanísticas que proporcionem melhorias para a região? Claro que sim! Itaquera, um dos centros da Zona Leste, a região mais povoada – e historicamente negligenciada – de São Paulo, carece de investimentos urbanísticos há muito planejados e nunca implementados. Mas, seguramente, um estádio não tem a capacidade de transformação urbanística positiva que se quer vender com a construção do Itaquerão.

Em lugar nenhum do mundo, grandes estádios atraem grande densidade de usos e investimentos em seu entorno. Muito pelo contrário – no mais das vezes, acabam gerando uma zona morta ao seu redor, já que ocupam grandes áreas, exigem grandes espaços de estacionamento e áreas de escape e, assim, bloqueiam a urbanidade. Ou seja, uma intervenção urbanística em Itaquera é bem-vinda, mas não será o Itaquerão que proporcionará as melhorias de que o bairro precisa. Itaquera e a Zona Leste merecem algo muito melhor que um estádio que, após a Copa, se tornará um elefante branco.

Infelizmente, ao se misturar três questões muito distintas, esconde-se o que não se quer dizer e impede-se – pela paixão – de se tomar uma decisão a altura de São Paulo, dos corinthianos e dos moradores da Zona Leste.

Texto originalmente publicado no Yahoo! Colunistas.

54 comentários sobre “São Paulo realmente precisa do Itaquerão?

  1. Hei amiga já vi que futebol não é seu forte. O Corinthians tentou sim por muito tempo uma parceria pra administrar o Pacaembú, seja por concessão ou por parceria. Não conseguiu, Walter Feldman pouco ajudou.
    Agora que pisada de bola dizer que estádio não atrai investimentos em seu entorno! O Estádio do Morumbi e do Pacaembú foram contruidos no meio do nada! E hoje são os bairros mais valorizados de São Paulo.
    Agora dizer que o estádio do Corinthians será um elefante branco me deixou uma dúvida… vc mora em que país???

    • Pacaembue Morumbi sempre foram frentes de expansão do mercado imobiliário. Desde o começo, esse “nadas” foram loteados e comercializados para serem de alto padrão. A existência do estádio dentro destes bairro em nada tem a ver com sua valorização.

      Muito pelo contrário: veja o que as famílias, que vivem nestas áreas acham de ter torcedor fazendo barulho e ambulante vendendo cerveja, pensam sobre os estádios. Elas mal aceitam metrô perto de casa.

      Estádios de futebol não são, necessariamente, equipamentos ruins para o bairro, mas certamente não significam desenvolvimento e valorização: não como se defende para Itaquera. Se o projeto de uma instalação esportiva vai trazer algum impacto positivo, este o projeto deve ser implantado como um equipamento de usufruto da população local, com programas e esporte, recreação, programas comunitários, etc…dificilmente um estádio de futebol que abre duas vezes na semana faz isso.

      • Colega, pelos seus argumentos tenho certeza que é bambi. Eu moro no bairro e posso dizer com convicção, este estádio só está trazendo benefícios para a população local. Tudo melhorou, policiamento, ruas melhores conservados, presença do poder público.
        O problema é que vcs estão morrendo de inveja porque levaram um pé na bunda da “gente diferenciada” da Zona Leste. Mas, não fica tristinha não, aproveita e vai lá em Itaquera fazer seu protesto sentando nas estacas do Fielzão.

    • Tirando a do “elefante branco”, que foi de uma estupidez sem tamanho (engraçado e constrangedor…), no resto eu concordo com tudo.

      • o q me deixe muito revoltado e usarem 1 bilhão dos cofres publicos para um estadio para um time q só tem a maior torcida, pela falta de informação da população brasileira q e influenciada e não tem outros acessos,,,,sem contar a falta de tradição q tem nunca ganhou uma libertadores,,,, Raquel vc não manja nada de futebol !!!

    • A ferida no coração do Morumbi e do Pacaembu, são os estádios, desculpe-me mas com certeza esse tipo de investimento em Itaquera não é necessário, tampouco o investimento de mais de 400 milhões de reais dos cofres público (nosso dinheiro) em um projeto que não trará saúde, segurança,infra estrutura, etc. etc. etc…
      Com certeza você é corintiano para afirmar que esse elefante branco, trará benefícios para a população, concordo plenamente no ponto benefícios, o Ronaldo gorducho e a diretoria do Corinthians agradecem.
      Nós moradores da região, continuaremos nos ônibus e trens lotados, com a radial leste entupida de veículos, para trabalhar no centro de São Paulo.
      Itaquera continuará uma cidade dormitório com um elefante branco que trará, flanelinhas, assaltos aos transeuntes, quebradeira, barulho, confusão entre outros. Tais afirmações não são embasadas no achismo, basta pesquisar o histórico dos jogos nesses estádios por você mencionado, e inclusive desafio a entrevistar os morados da região do Morumbi e do Pacaembu e publique suas opiniões, verá que a grande maioria adoraria implodir os dois estádios e construir, escolas, parques, e biblioteca, que pode acreditar. É o básico para uma nação se tornar grande e soberano.
      “Dê pão e circo para o povo”
      Roma antiga: O povo mal tinha o que comer, mas se divertia com os espetáculos na Arena, onde gladiadores enfrentavam feras e aplaudia.
      Vamos todos aplaudir o Itaquerão, sem segurança pública, escolas, bibliotecas, saúde
      barriga vazia…

  2. Pra começo de conversa, alguém que nomeia o estádio do Corinthians de “Itaquerão” não deve ser levado a sério, pois é como se um jornalista escrevesse “Panetone” em vez de morumbi. Depois você não leva em conta a urbanização proporcionada por outros estadios de futebol, e não cita UM EXEMPLO do teu parecer. è lamentável que alguém com “diploma” venha fazer propaganda contrária e omita opiniões ou argumentos baseados não em raciocínios lógicos, mas em suposições urbanísticas, sendo que temos diversos exemplos (inclusive no estado de sp) contrários à vossa suposição. É ainda lamentável que alguém apareça em programas de tv a fim de ganhar ibope encima do nome do sccp, mas já estamos acostumados e vacinados quanto a isto. A população na verdade espera que pessoas lutem pelo bem da democracia, e vir falar de pacaembu agora que já está tudo resolvido é sinal de algo está errado.

  3. Márcio, tudo resolvido? Onde isso? cite um fonte de informação, não há nada resolvido, nem mesmo o projeto executivo do estádio.

    Raquel, por formação um arquiteto não é urbanista e vice versa? Se a ideia do Itaquerão fosse um projeto mal elaborado em questão urbanística ele já não poderia ter sido “barrado”?

    Vejo a Copa e a Olimpíada como eventos que mostram a capacidade do país em receber grandes eventos, os turistas vem para o Brasil com esteriótipos e aqui conhecem o Brasil que conhecemos, não necessariamente um país atrasado. As notícias que são veiculadas me passam a impressão que a Copa em São Paulo vai ser um “Esqueçam a ideia de grande metrópole, São Paulo é assim, desorganizada, tanto para organizar o evento quanto para melhorar o bairro escolhido!” Falta de respeito com quem vem de outros países para tomar um “choque de realidade”

      • E tudo resolvido quanto ao “itaquerão”: orçamento secreto, repasse de dinheiro público, projeto inexistente… A verdade é que nem faz diferença se o estádio fica pronto a tempo ou não; o abuso já está preparado. O bairro nada tem a ganhar, a cidade também não. Populismo sem-vergonha esse.
        E desqualificar o diploma da arquiteta e urbanista me parece uma fanfarronada: quem você está tentando defender com isso? O seu achismo vale mais do que a opinião profissional?
        Você, se não estiver recebendo o seu nessa roubalheira, não passa de massa de manobra.

  4. Pingback: São Paulo realmente precisa do Itaquerão? (via Blog da Raquel Rolnik) | Beto Bertagna a 24 quadros

  5. Há poucos dias comparei (inconscientemente) esta insanidade chamada “crescimento” do país as custas da devstação ambiental, moral e social com o milagre brasileiro, da década de 70.
    Agora, conscientemente vejo que realmente “Este é um país que vai pra frente”, como diriam Dom & Ravel.
    O quadro se completa com a (re) construção de estádios enormes e… Copa do Mundo. Aos corintianos não basta ter um estádio. Tem que servir de palco para a abertura da Copa do Mundo.
    Ainda bem que faltam só faltam mil e poucos dias….

    PS: Escrefva sobre direito de habitação para moradores tradicionais (Índios, Caiçaras, Quilomobola). Para eles um teto sem terras para plantar é o mesmo que não ter casa.

  6. Concordo com seu posicionamento, Raquel. E realmente parece que é preciso gastar alguns milhões ou bilhões para saciar acordos que nós não temos conhecimentos, como (quase) tudo acontece no Brasil.

    Um parque com museu aos moldes do Ibirapuera seria tão mais viável, interessante e merecedor para essa região.

  7. Analise sucinta e precisa Raquel – “O Morumbi poderia perfeitamente ser reformado para o evento, o que significaria economia de recursos financeiros. As razões da decisão da Fifa de não aceitar a reforma proposta pelo São Paulo, aliás, até hoje não ficaram claras.”

  8. Raquel,

    Tú é feia pra dedel.

    Para de ficar URUBUZANDO o Estádio do Corinthians, senão vc vai ficar com Nariz de Bruxa ou de Pinóquio e vai ficar mais feia ainda.

    KKKK
    Vc não entende nada de Futebol.
    Desses Estádio da Copa, anota aí, o do Corinthians é o único não vai ser elefante branco, pois tem 35 milhões de torcedos fanáticos.

    Veja o Panetone, Estádio do Timeco de Jardim Leonor, para que aquele tamanho todo se a torcidinha tem média de 9 a 10 mil. Era melhor ficarem com o campo da Lusa ou alugarem a fazendinha para mandarem seus jogos.

    Se não fosse pelos shows, o Morumbambi já teria falido novamente. Mas os Bambis não querem concorrência, Arena Palestra e Arena Corinthians vão tirar todos os grandes show de lá certamente, e, é esse o motivo do desespero dos Bambis estarem contra estas duas novas opções para a Cidade de São Paulo.

    • José, você é um ignorante e indelicado.

      Creio que esse espaço seja para a discussão sadia, troca de informações e aprendizado. Esse, definitivamente, não é seu lugar.

      (Somente minha opinião pessoal).

      • Que discussão sadia o que. Vc querem é porrada, falar mal do nosso Timão é a mesma coisa que falar de religião. Simplesmente não toleramos e se quiserem, podem ir morar em outro país se não concorda com a maioria que somos nós, os Corinthianos e que vcs burgayzes se explodam.

    • Você, José, é o retrato do Brasil: o povo morre de doenças evitáveis, as crianças não têm escola de qualidade, e se perde em debates sobre ‘futebol’ a pretexto de escancarar sua homofobia, seu atraso de pensamento, sua alienação dos problemas de uma cidade. Enquanto você discute ‘futebol’, com todo o seu ‘conhecimento’ do tema, os recursos do país são espoliados mais e mais, e a miséria não cede terreno.

      • E vc acha que é culpa do Corinthians. Vcs entregam R$ 180 bilhões para os banqueiros todos os anos e vem falar que é culpa do Corinthians!
        Ah, tenha dó bando de burgayz bambi.
        É por isso que o povão da ZL não dá bola para vcs, vcs são um bando de vagabundos que só querem prejudicar o nosso Timão.
        Vão trabalhar, vão fazer alguma coisa para o Brasil crescer.
        Dúvido que alguém nesse site já foi em uma Cidade Tiradentes e apertou a mão de alguma pessoa de lá.
        Vcs tem nojo de pobre e já nasceram com a alma impregnada de preconceito para com os menos favorecidos. Vcs não tem moral para falar nada!

    • nossa perdi um minuto da minha vida lendo o que o Jose escreveu. Creio que você esta discutindo com pessoas erradas companheiro!…é melhor você colocar as suas opiniões para os seus colegas de bar, pois precisamos debate serio, não de palhaços…

      • Todo mundo metido a intelectual….mais caga e peida igual a pobre que mora em favela…Brasil 1 País de Todos!

      • Os únicos patéticos revolucionários de buteco e de Internet são vcs.
        Vcs são muito ridículos. Tenho pena do Brasil que merecia gente melhor porque não adianta saber escrever se a alma é suja, corrupta, imoral e falsa.
        Distribuição de renda e igualdade são coisas que vcs não defendem e esse discurso é apenas de ANTI-CORINTHIANOS.
        Nem sei porque perco meu tempo discutindo com gente assim, mas, já que vcs postaram esse PORCARIA na Internet é porque queria polemica e briga.

    • Quando se precisa fugir dos argumentos e partir para grosseria é sinal que o debate acabou e começou o circo…
      Raquel, gosto muito do seu blog e concordo integralmente com sua análise sobre o estádio e a irresponsabilidade em construí-lo.

  9. Acho uma tremenda palhaçada essa copa no Brasil. Moro em Salvador e vi um estádio ser destruído para ser construído um padrão FIFA no lugar, detalhe, o estádio é rodeado de favelas. Esta mesma FIFA que quer porque quer transformar o futebol em um esporte chic (Ana Fani Carlos escreve lindamente sobre a transformação do futebol em objeto de consumo). Costumo dizer que as intervenções urbanísticas que nossas cidades irão receber são: companhia de lixo rodando o tempo inteiro para n ter lixo nas ruas, moradores de rua sendo despachados para sabe-lá-onde, linhas extras de ônibus e criação de rota alternativas e SETs bloqueando as ruas nos dias de jogos para “inglês” não vê nossos milhões de carros particulares engarrafando as nossas belas cidades. Teremos as “trasformonstrões” urbanísticas, ou seja, veremos mais uma vez o “jeitinho brasileiro” de fazer armengue em qualquer situação.

  10. Seu primeiro questão esquece que o Morumbi precisaria de R$ 700 milhões para serem reformados; desta forma, entre gastar isto numa reforma e fazer um novo estádio, melhor fazer um novo.

    Sua segunda questão também esquece que o Corinthians tentou de todo jeito esta alternativa, mas um vereador “são paulino” atrapalhou a idéia e moveu a camara dos vereadores contra esta idéia. Além disto, o fato de ser “tombado” impedia as melhorias. Além disto, a mesma gente “diferenciada” que mora no entorno talvez fosse contra o time do povo ocupar aquela casa como uma concessão pública. Por fim, os valores envolvidos tb seriam da ordem de R$ 700 milhoões.

    Por fim, seus argumentos sobre o Itaquerão na zona leste não são possíveis de serem provados agora. Vamos ver o que vai acontecer com a região. Algumas coisas boas é que nós da Zona Leste não iremos a Vila Sonia e nem a Higienopolis gastar nosso dinheiro, mas sim na Zona Leste. E isto deve sim fazer a diferença. Vamos ver daqui a 20 anos como estará o pedaço. O estádio não será um elefante branco, como o Engenhão, por exemplo, porque a maior torcida do Brasil, ocupará o estádio, como faz hoje no Pacaembú, onde qq joguinho metrequefe dá 20 mil pagantes.

  11. Fiquem tranquilos galinhadas, Vcs nunca terão estadio e muito menos um elefante. Lugar de gainha é no galinheiro da fazendinha!! rsrsrsrsrsrhahahahakkkkkk CHUPA GALINHADA VIRGEM 100TRADIÇÃO

  12. Wills,

    o desenvolvimento do Morumbi e do Pacaembú nada tem a ver com os estádios. Tanto é que a associação de moradores de ambos os bairros lutam contra a reforma do Pacaembu e o monotrilho do Morumbi.

    Marcio,

    o teu desrespeito à Raquel Rolnik revela tua ignorância urbanística e de espírito. O “diploma” dela certamente não se compra em nenhuma universidade mcdonalds.

    Raquel,

    concordo em tudo o que você disse. Só gostaria de lembrar que o Morumbi foi excluído por forças políticas obscuras, mas também iria necessitar de muita verba pública para poder abrir a Copa (abatendo impostos ou com empréstimo do BNDES). Outra coisa, o projeto de monotrilho que ligará o Aeroporto de Guarulhos ao Morumbi era um projeto para a Copa, porém mesmo após a exclusão do Morumbi, ele inexplicavelmente está de pé. Detalhe, o projeto está orçado em 3 bilhões de reais. Isso mesmo, 3 bilhões de reais.

    E pra finalizar, gostaria de lembrar que em São Paulo já está ocorrendo a reconstrução do estádio do Palmeiras. E que será uma operação 100% privada. Numa região com bom transporte público, muito próxima ao centro, com acesso a Avenidas importantes, à marginal Tietê e próximo ao terminal de ônibus intermunicipal e estação de metrô Barra Funda e ´também próximo ao Aeroporto Campo de Marte, muito utilizado por emissoras. Fora os shoppings ao lado, que oferecem vagas de estacionamento e praças de alimentação. Enfim, além de ser mais conveniente ao turista, seria também aos cofres de São Paulo. Mas parece que a lógica é outra..

    p.s o estádio do Palmeiras terá capacidade para 45 mil pessoas, não poderia abrir a Copa, mas poderia receber jogos de quartas de final.

  13. O maior erro do seu raciocínio:

    “Depois da Copa, o Itaquerão vai se transformar em um elefante branco…”

    Depois da Copa, o “Itaquerão” será o estádio com o maior público médio do Brasil.

    Eis o tamanho da desinformação aqui.

    Já outros estádios, como o de Brasília e outros…

  14. Ja falei no facebook mas vou repetir aqui.Um estádio do timão nunca será um elefante branco.Ele não está sendo construido para a Copa e sim para a torcida do timão (35 milhões de pessoas) .Em Itaquera é o local certo,pois o torcedor(povo) poderá assistir os espetáculos do timão mais barato(ingresso, comida, transportes etc…).O que será ,de fato, tramsformado( em elefante branco (já é inclusive) é o estádio dos bambis que esta as moscas.Somente quem não conhece a força
    do timão para fazer uma matéria deste naipe, brincadeira.

    • Sim. Então, que esse tal de ‘timão’ banque a história toda.
      Não questiono a construção de estádio particular, a causa da minha indignação é o uso de dinheiro público para isso.

      • Tiago, garanto que você não reclama quando a VW ganha isenção fiscal para ter algumas fábricas no Brasil, como na Bahia, por exemplo. Garanto que você não reclama quando os bancos ganham isenção fiscal para construir suas sedes milionárias e gigantescas. E essas são as empresas que mais ganham dinheiro no Brasil. Agora, quando é pra construir um estádio para o Corinthians (que time você torce?), o time dos pobres, ignorantes e chatos, as pessoas falam, falam e falam…
        Após a construção do estádio, o Corinthians vai pagar à prefeitura valores que hoje em dia não chegam, pois no terreno não existe nada. IPTU e todos os outros gastos mensais com um estádio, fazem o dinheiro ‘rodar’, já pensou nisso?

      • Claro que eu reclamo de tudo isso! Não facilito para eles não!
        Aliás… indecente a atuação da indústria automobilística. Deplorável o foro privilegiado com que contam os bancos.

        Igualmente deplorável o privilégio dado aos representantes do ‘esporte’.
        Eu particularmente desconheço o que signifique ‘torcer’. Por acaso significa anuência com a atitude questionável dos políticos dirigentes de clubes?

        Significa entrar em questões ferrenhas sobre temas irrelevantes (isto é, desempenho de times em campeonato)? É algum tipo de religião? Não entendo. Significa se vangloriar de façanhas alheias (isto é, de jogadores de futebol)?

        Não compactuo com time de futebol, eles que resolvam seus problemas sem minha ‘torcida’ e sem se apoderar do recurso público. Que tal saneamento básico, ao invés de estádio? Escola, parque, biblioteca? Para essas coisas você não ‘torce’?

        Estádio? Mais um? Os que já existem em São Paulo ficam às moscas a maior parte da semana, são usados duas vezes no máximo e não trazem benefício nenhum ao entorno.

        Quem defende apaixonadamente essa obra, com argumentos estapafúrdios como ‘Sou Corinthiano eô’ ou age de má fé, ou está sendo manipulado.

  15. Os comentários aqui são a maior prova de como misturam as coisas, mesmo. Ofensas pessoais andam lado a lado com isso, também. Não sou corinthiana e sim uma moradora da cidade. Acredito que o estádio não ficará vazio não, pois os torcedores realmente esperam há muito tempo para tê-lo, e também são bastante fanáticos, isso não se pode negar. Só não sei se isso se reverterá em ganhos para a área e população. Agora, o que há de muito distorcido neste processo todo é a forma como este estádio será viabilizado…licenças ambientais concedidas muito rapidamente, isenções fiscais recordes, entre outros.
    ps: E também não venha o amigo aí de cima falar que a Raquel escreve sua opinião em cima de “suposições urbanísticas”; querido, são fatos.

  16. Tudo resolvido com o dinheiro público para construção do estádio do corinthians: 420 milhões de reais da Prefeitura de São Paulo (incentivos fiscais , PL 288/11) + 400 milhões do BNDES (governo federal), além de outros milhões que serão gastos pelo poder público para construção dos acessos, infraestrutura etc. Agora, pergunto, e para as creches, não tem dinheiro?

  17. parece que todo mndo que comentou a favor é “curintiano” (obvio)

    1º moramos no Brasil… um pais onde as leis só estão no papal mesmo, quem vai financiar a obra o “timão”? façam mil favor nem se juntar os 4 grandes times de São Paulo iam ter grana pra financiar um obra deste porte, é LÓGICO que vai ter dinheiro publico nessa merda e tbm em todos os outros estadios da copa, não adianta tapar o sol com a peneira, o futebol hj é uma merda controlado por mafiosos, só não ve quem não quer

    otacilio caramba ta sabendo legal mesmo hein!!! espetaculos do timão??? e as escolas, a saude, a segurança e etc?? acho que é esse tipo de espetaculo que o “povo” quer ver

    e aposto e ganho que o morumbi ainda vai entrar na copa, quer apostar quanto???

  18. 1.O projeto do estádio inclui um hospital e uma escola.
    2.Elefante Branco e gordo é o Morumbi sem a presença do corinthians devendo ser desativado devido a sua baixíssima utilização. Sendo certo que a reforma do morumbi iria gerar custo maior que a construção em Itaquera devido ao altissimo custo das desapropriações.
    3.o pacaembu não suporta a quantidade de torcedores do corinthians , mas suportaria uma torcida menor, e menos frequentadora como a do São Paulo.
    4. Portanto a melhor opção para a cidade é a desativação do Morumbi, ou transformação da estrutura em aparelho publico de melhor utilidade,

  19. A construção do estadio em itaquera, com incentivo fiscais, o estadio do MORUMBI, foi com dinheiro público, ou vcs acham que um clube como spfc, fundado em 1930, ficando mais de 5 anos em inatividade, conseguiu construir, com todos problemas financeiros que estava atravessando, nada mais justo reparar, São Paulo precisa de um estadio que atenda a necessidade e demanda de locomoção, que gera riqueza para o estado e acima de tudo em uma região que precise de investimentos, O Itaquerão nunca será elefante branco, vai ser de um Clube mais popular do Brasil, diferentemente o de Brasilia, Manaus e Rio Grande do Norte, essas cidades sim, não tem ctimes para manter depois da copa, mas, o itaqueirão vai ser diferente, é a mesma coisa do flamengo no rio, pode doar o maracanã, diferente do Engenhão e Morumbi, pertence a clubes de pequenas torcidas, Corinthians, Flamengo e Bahia é time de massa, paixão, nação, nunca duvide do poder dessas torcidas…

    • Falou tudo André! o Fielzão já está estruturado e vai sair! com dinheiro publico SIM como foi o estádio do São Paulo, Laudo Natel, governador do estado e presidente do clube que articulou essa falcatrua após a prefeitura DOAR o Canindé pro timeco do Morumbi, esse VENDEU o estádio pra Lusa depois de conseguir o terreno e investimentos pro Panetone do governo do estado! FELIZMENTE chegou a nossa vez! embora não questione o governo do Lula, ao menos como um bom corinthiano, articulou a construção do NOSSO estádio! Pode chorar são paulino! seu reinado elitista-fascista acabou! O Fielzão será o ÚNICO estádio decente para uma copa do mundo em SP!

      http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/12/odebrecht-fecha-preco-para-obras-do-itaquerao-em-r-820-milhoes.htm

  20. Da pra ver que a senhora não entende nada de futebol mesmo, dizer que depois da copa, o estadio será um elefante branco, e o Corinthians? Não vai usar o estádio pra jogar? E você já ouviu falar que o Corinthians tem uma das maiores torcidas do mundo? Pode ver, quando passa jogo na tv la no fim do mundo, sempre tem uma bandeira do Corinthians perdida la no meio, agora imagine essa multidão se deslocando pra Itaquera para ver um jogo. Ir la no Morumbi é horrível, quem dera ir assistir a um jogo de Copa do Mundo. Vai ser uma zona morta la perto do estádio, como você diz? Eu que sou um leigo digo que não baseado em meu conhecimento de futebol, e no fim das contas, vamos ver quem tem razão.

  21. Impressionante como a classe media lula nao enxerga que é com esse tipo de obra inútil, faraônica e de interesse totalmente privado que ela, a queridinha do sr corinthiano lula vai pagar cada vez mais o pato pela incopentencia administrativa e despedicio de dinheiro publico! Ou alguém aqui acha que dá pra manter o nível de gasto publico do governo sem aumentar juros, inflação e impostos! Digo gasto publico mesmo, porque em nenhum lugar do mundo estádio é investimento!!! Va a monique e Berlim, veja o estádio olímpico, com mais de 70 anos, recebeu uma cobertura, uns banheiros e rebaixaram o gramado, pronto, ficou ótimo pra abertura da copa na alemanha. Agora veja de existe algum desenvolvimento no entorno dele….ZERO! Allianz arena em monique…ZERO! Estádio do Barcelona….ZERO….estádios nao desenvolvem nada a nao ser seus mini shoppings e praças de alimentação no interior, acabam com a vocação residencial de qualquer área e sao grandes barreiras e vazios urbanos. Quer desenvolver a ZL??? Construa um centro empresarial, polo industrial ou ate mesmo um parque….agora falar que o estádio vai fazer algo é a mesma coisa que falar que o Anhembi desenvolveu Santana, ou que o jóquei clube desenvolveu cidade jardim, ou ate mesmo que o pari existe por conta do caninde!….faça o favor de pensar sobre o que vc diz Andre, Jose, entre outros…futebol foi um esporte inventado pelos ingleses para aliviar a raiva e tensão dos escravos e colonizados na África, enquanto vcs julgarem qualquer questão com a paixão de um torcedor, vcs nunca vão ser cidadãos, e sim um bando de massa de manobra que acredita que Sanchez e lula querem o bem da nação através de um estádio!
    E outra antes de ofender uma das mais respeitadas Arquitetas e Urbanistas de nosso pais, alguém que sabe mais de Sp do que você imaginaria em quinze encarnações se matricule em algum mobral ou madureza.

  22. Desculpe-me, mas para comentar sobre futebol é preciso gostar, acompanhar as notícias, inteirar-se sobre o mundo do futebol. O seu texto é de alguém que possui formação técnica mas sem nenhum conhecimento sobre os aspectos que envolvem o futebol. Primeiramente, o Pacaembu nunca vai ser arrendado para nenhum clube de futebol, isso já foi discutido amplamente na imprensa, não a vontade política e também a Associação Viva Pacaembu, não o quer. Segundo, o direito do Corinthians construir um estádio é legítimo, pouco importa o que a cidade precisa ou não. O Corinthians está analisando apenas os seus interesses, uma arena gera uma série de recursos. Foi a Copa do Mundo que entrou a vida do Corinthians não o contrário.

  23. Pelo amor de DEUS! Não sei como alguém posta um texto tão tendencioso e ridículo como essa Raquel. Da onde que ela tirou essas informações? Baseada em quê? Porque será que perdeu alguns minutos da sua vida pra escrever merda? Será que ela é paulistana? O que comentar a respeito de uma postagem tão infeliz como essa mulher o fez. Para responder isso, vou postar uma postagem que eu li e faço questão que vocês que leu o comentário da Raquel Leia e tirem sua conclusões? Pra mim ela deve morar próximo do bairro do morumbi! Leiam!

    Matéria tirada do blogue!

    http://zlsp.blogspot.com/2011/06/fielzao-x-morumbi-itaquerao-e-revolta.html?spref=fb

    Colegas, mais uma batalha pelo desenvolvimento da Zona Leste está sendo travada, não bastava a TV Record, Rádio Record, Igreja Universal, agora, Juvenal e sua turma, Marco Aurélio Cunha e Aurélio Miguel, ambos do DEM, ambos do SPFC, tentam a todo custo atrapalhar a votação do projeto de isenção fiscal que colocará a Zona Leste definitivamente no Mapa Mundial.
    O engraçado de toda essa história é que os representantes do SPFC esquecem-se que conseguiram incentivos fiscais no município de Cotia para construção do seu CT das categorias de base, e, o DEM esquece-se que precisa de votos dos Corinthianos para vencer eleições aqui no Estado de São Paulo, e, mantendo esse tipo de posição clubística de seus representantes, estará expondo-se à derrotas futuras nos domínios da Fiel, que, lidera em todas as regiões do Estado, e, não costuma esquecer seus perseguidores, usando do voto como sua defesa. Se o DEM quiser ter algum sucesso, precisa governar pela maioria, assim como é a filosofia do PSDB e do PT.
    Analisem os fatos e observem que essa turma quer é a Abertura da Copa do Mundo bem longe de São Paulo, pois, para eles, se não for no Morumbi, não deve ser em São Paulo, contrariando o desejo da maioria dos verdadeiros Paulistas que ansiam por esse grande evento Mundial na maior Cidade do País.
    Os obstáculos políticos são grandes, mas, temos políticos engajados nesse projeto e a Zona Leste será muito beneficiada, segundo Marcos Cintra, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, teremos até R$ 30 bilhões de investimentos na região ao longo dos próximos 15 anos, trazendo
    milhares de vagas de emprego e melhorias para a Cidade como um todo.
    Com empregos na Zona Leste, o transporte público e o trânsito melhorarão automaticamente. Por exemplo, hoje, 21/06/2011, às 11:00 horas da manhã a Cidade de São Paulo apresentava um congestionamento de 230 Km. Isso é resultado de uma política equivocada e desastrada, ao longos dos anos, de favorecimento aos ricos, incentivando a instalação de empresas ao lado das residências destes no Morumbi e entorno, enquanto isso a Cidade agoniza e não tem solução viável de transporte público que resolva o problema. Esse modelo está falido e insustentável, a Cidade sucumbirá certamente nos próximos anos com congestionamentos de até 500Km, afastando de vez os investimentos, simplesmente porque deixamos de resolver hoje as seguintes questões:
    Como vamos fazer os indíces de poluição reduzirem se concentramos todos os negócios naquela região?
    Como vamos melhorar o trânsito se fazemos milhões de pessoas atravessarem 50Km da Cidade diariamente?
    Como vamos contribuir para a redução do consumo de combustível e energia não renováveis?
    Como vamos melhorar a qualidade de vida desses Paulistanos que gastam em média 5 horas por dia no trânsito, ou melhor, 55 dias do ano no trânsito, quando poderiam estar estudando ou desfrutando de algum lazer com seus familiares?
    Como vamos fazer Justiça Social negando à maioria da população melhores condições de vida?
    Como vamos diminuir a criminalidade mantendo esse modelo de favorecimento aos mais abastados?
    Enfim, essa gente não está a serviço do Povo, eles estão lutando pelo interesse de uma minoria que não pensa no bem maior da população nem do Município, estão preocupados com seus próprios interesses que estão muito além de rivalidades clubísticas e, com a ajuda da Imprensa Bambi, tentam denegrir a qualquer custo o Fielzão – Itaquerão.
    Devemos enfim parabenizar os políticos envolvidos na aprovação do projeto, sobretudo a liderança de Paulo Frange e as lideranças de PT, com exceções ainda não identificadas, e PSDB que estão unidos por esse grande benefício para toda a população Paulistana.

    Abaixo segue matéria do Estado de São Paulo sobre o investimento de R$ 31 bilhões de reais na Zona Leste com a Abertura da Copa do Mundo.

    “Dois anos atrás, o prefeito Gilberto Kassab (sem partido) costumava repetir que jamais usaria dinheiro público em um novo estádio para a abertura da Copa em São Paulo. Porém, um estudo feito pela consultoria Accenture e entregue à Prefeitura este ano o fez mudar de ideia. O documento, obtido pelo Estado, mostra que a cidade poderá ter um ganho econômico de R$ 30,75 bilhões até 2020 se sediar o evento no bairro de Itaquera – cerca de 10 vezes mais que o investimento necessário para a preparação do evento.
    O estudo foi feito com base em dados do Ministério dos Esportes, da própria Prefeitura e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Segundo a pesquisa, a abertura da Copa ali requer investimentos da ordem de R$ 3,17 bilhões, entre estádio, infraestrutura de transporte e obras no entorno. A visibilidade ganha pela capital e a criação de um polo econômico na zona leste, porém, acabariam atraindo mais R$ 15,55 bilhões de investimentos da iniciativa privada pelos próximos dez anos.
    Assim, entre gastos de infraestrutura diretos e indiretos, operação do estádio e aumento do turismo, o PIB da cidade poderá aumentar 10% até 2020 apenas com o impacto de receber a abertura da Copa – o estudo não contempla a hipótese de a cidade participar do evento sem receber o jogo inaugural. A expectativa é de que 34 mil empregos sejam criados.
    Turistas. Outro motivo que fez Kassab mudar de ideia foram os ganhos estimados em arrecadação – seriam cerca de R$ 6,5 bilhões na próxima década, entre impostos federais, estaduais e municipais. A fatia da Prefeitura nesse bolo seria algo em torno de R$ 985 bilhões – ou seja, quase o dobro do que deverá ser concedido de incentivo fiscal para a construção do estádio.
    Segundo o estudo, é esperado que 190 mil turistas estrangeiros e 270 mil turistas nacionais venham a São Paulo para assistir à Copa do Mundo caso a abertura seja na cidade. O total (420 mil) é maior do que o registrado até no evento que atualmente mais atrai visitantes para São Paulo – a Parada Gay, que recebe em média 400 mil turistas por edição.
    Outro benefício esperado com o estádio é o aumento do consumo em Itaquera por causa do salário dos trabalhadores. Só nesse período, 6 mil empregos temporários seriam gerados – o que incrementaria em R$ 73 o consumo na região leste da cidade.”

  24. Ai…ai… e a saúde pública continua ruim… a educação continua ruim (bem se vê)… e o povo continua imerso em arrogância e me parece que sedentos por mais arrogância. Construção do ‘itaquerão’ sim! uhu! Afinal, estamos no Brasil não é mesmo?!

    Raquel, concordo com vc. Parabéns pela colocação!

  25. Ufa! quanta bobagem!!!

    Seria melhor construir escolas e parques…seria…mas nos seus 325 anos nao construiu…se nao fosse o estadio itaquera teria apenas a indiferença dos que agora acha melhor uma creche do que estadio!!
    Ao dizer que o cara é indelicado( que de fato o é), nunca se preocupa de fazer tal observação, quando a indelicadeza é contra os moradores de bairros menos favorecidos ( vai estudar mobral, madureza, fanatico torcedor de esporte criado pelos inglezes para acalmar os pobres…etc)… quando nao complementam as piadas acham graça…no entanto quando um ‘ignorante’ faz comentarios grosseiros com uma letrada desinformada (ou pouco preocupada pra fazer um debate com maior profundidade dos fatos). Se o estadio nao ira trazer a curto prazo melhoria pro bairro, pelo menos é algo que obriga a fazer o minimo de investimento num bairro que gastam migalhas das verbas publicas. Assim ao longo prazo, o bairro ira melhorando e é isso que os moradores desejam. quanto aos “elegantes”, revejam seus pré-conceitos pra observar os dos outros. Pre- conceito contra rico é tão igual ao contra pobre!!!!

  26. Você está errada. Se fosse no Morumbi, os gastos no entorno passaria de 2 bilhões e em Itaquera não chegou a meio bilhão.

  27. Não me atreveria a contextar as palavras da arquiteta e urbanista, já que ainda sou uma estudante do mesmo curso. No entanto o que falta para todos que aqui comentaram são informações confiáveis. Cada um de vocês colocou seus argumentos e foi contextado por outros dados de outra pessoa que comentou! A culpa não é diretamente de todos nós, mas necessitamos de um mídia mais confiável e paciente para nos fornecer dados oficiais e políticos que tomem suas decisões ás claras, sem haver variáveis de mesmo assunto estatísticos, como são os valores gastos.

  28. Parabéns pelo artigo lúcido !
    Ainda quero ver os corintianos de classe média alta, destes que moram em Higienópolis e cia., público-alvo do novo estádio, descobrindo que ir até Itaquera para assistir jogo às 21h45 não é exatamente um “programão”…!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s