“Ciganópolis”: Berlusconi atiça preconceitos para tentar reverter possível derrota eleitoral em Milão

Matéria da BBC Brasil divulgada ontem na Folha Online mostra as estratégias do premiê Sílvio Berlusconi para ameaçar os italianos frente a uma possível derrota de sua coalizão nas eleições municipais de Milão, nos próximos dias 29 e 30.

De acordo com a matéria, Berulsconi acusa seus adversários de querer transformar a cidade em um “acampamento cigano”. O premiê diz que “Milão não pode se transformar em uma cidade islâmica, uma ciganópolis, cheia de acampamentos roma (ciganos), cercada de estrangeiros a quem a esquerda quer dar o direito de voto”.

Ciganos e muçulmanos representam hoje os grupos étnicos que mais são alvo de políticas xenófobas na Itália. A situação das comunidades ciganas em algumas cidades italianas é pior do que a de muitas favelas no Brasil ou na Índia. A resposta governamental às demandas dessa população tem sido nula. Quando não, significa a expulsão do país, pura e simplesmente.

Em fevereiro participei, em Praga, na República Tcheca, de um seminário internacional sobre comunidades ciganas e acesso à moradia na Europa. Clique aqui para ler o post que escrevi à época sobre este assunto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s