Promotor considera ilegal construção de túnel entre a Roberto Marinho e a Imigrantes

Na semana passada, foi realizada uma audiência pública sobre a operação urbana Água Espraiada. Segundo matéria divulgada no Jornal da Tarde, o promotor de Habitação Maurício Antonio Ribeiro Lopes afirmou, na ocasião, que a construção do túnel entre a avenida Roberto Marinho e a rodovia dos Imigrantes “fere os princípios da legalidade e constitucionalidade” e estaria “pegando carona” no projeto.

Segundo o representante do Ministério Público, 79% do traçado da obra estaria fora do perímetro original da Operação Urbana. Um novo projeto foi enviado à Câmara Municipal em janeiro e pretende remover 10 mil famílias para a construção do túnel que, como bem destacou o promotor, não contemplará o transporte público coletivo, assim como muitas outras obras de “melhoria viária” já realizadas.

Infelizmente, as operações urbanas, que prometeram ser espaços de transformações urbanísticas includentes e de promoção do repovoamento de determinadas regiões, têm revelado estratégias diametralmente opostas a estas.

Clique aqui para ler a matéria completa.

5 comentários sobre “Promotor considera ilegal construção de túnel entre a Roberto Marinho e a Imigrantes

  1. E você teria alguma informação sobre o outro túnel que se pretende fazer, o túnel da Sena Madureira? Este é outro túnel que prioriza o transporte particular e, segundo o projeto, ficará a 70 cm do tunel do metrô linha azul que passa na Av. Domingos de Morais.

    Desde já aceite meus sinceros agradecimentos.

    Mara M. de Andréa

  2. Absurdamente incorreta esta obra que tenta ser aprovada na camara a qualquer custo!
    A minha pergunta é: Por que não manter o projeto original?
    O túnel seria construido sem a necessidade de remoção de 10.000 familias que pagam IPTU e terão suas casas perdidas para a prefeitura para que a mesma conceda os terrenos as grandes concessionárias,fazendo com que a prefeitura ganhe bilhões e nós moradores desapropriados jamais teremos nossos imóveis pagos justamente.
    Cada povo tem o governo que merece!

  3. Como não prioriza o transporte público? A obra é básica para a construção da linha 17 do metrô. É bom se informar…

  4. Sou morador nas proximidades da av. Roberto Marinho, tenho a dizer que este projeto existe a mais de 50 anos, inicialmente chamava-se anel viário, o perímetro onde devera passar esta avenida fora invadido por estas 10 mil famílias, onde não pagam nem água, luz, IPTU e nem tão pouco TV por assinatura, tenho pra mim que o consumo destes é subdividido para nos moradores que pagamos devidamente nossos impostos. Sem contar que o bairro não houve melhorias por estes 50 anos, na esperança de que um dia esta avenida viesse e desapropriasse nossas casas, hoje mesmo que nossas casas saiam, seremos felizes se derem andamento a esta obra tão esperada, já não é sem tempo.

  5. Sou morador da região do Jardim Aeroporto e concordo integralmente com o comentário do Sr. Gilberto, este projeto existe há décadas e não dá mais para impedir o desenvolvimento de uma região por causa de pessoas que invadiram lugares inapropriados para moradia. Da mesma forma que estes moradores tem direito a uma moradia digna, eu também tenho direito de ver minha região melhorada e beneficiada com obras como esta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s