Site registra informações e imagens sobre uma São Paulo que talvez desapareça

Descobri recentemente mais um site muito interessante sobre a nossa cidade: o São Paulo Antiga. Inspirado em experiências como o Lisboa Abandonada, de Portugal, e o argentino Basta de Demoler, o site une jornalismo, história, arquitetura e fotografia com o objetivo de arquivar e divulgar mudanças nas construções e na própria história da nossa cidade.

De acordo com os idealizadores do projeto , a cidade de São Paulo vem sofrendo constantes transformações e pouca preservação. A primeira mudança drástica foi a perda do seu aspecto colonial quando, no auge do ciclo cafeeiro, a cidade foi praticamente demolida para a construção de uma outra com ares mais europeus. Esta “nova” cidade também não resistiu e praticamente muito pouco ainda resta para contar a história.

A ideia do projeto, portanto, é ajudar na preservação e conservação da nossa história. O público pode colaborar através do envio de denúncias e imagens sobre bens abandonados ou em risco. A equipe do site faz uma análise do caso e, se julgá-lo pertinente, publica notícias e imagens.

8 comentários sobre “Site registra informações e imagens sobre uma São Paulo que talvez desapareça

  1. A Vila Santa Catarina era uma grade fazenda de uns espanhois.Sua sede era um casarão perto da igreja Santa Catarina. O mesmo foi demolido e construido um posto de saúde. Que pena! pois o proprio poder publico não preserva a memoria de um bairro.Eu era criança e qdo. passava em frente, admirava aquele casarão, que o tempo se encarregou de destruir.

  2. Muito boa a indicação.
    Conheci o Douglas Nascimento (autor do site em questão) ano passado, quando precisei de uma ajuda para levantar a história de uma casa no meu bairro, Bom Retiro.
    Já se iam 10 anos que não descobríamos nada do que queriamos e ele em poucos dias levantou a história. Foi muito gentil conosco.
    Vê-lo aqui me deixa muito feliz!

  3. Poie é…e não só São Paulo. Recife, mais do que qualquer outra tem como hábito não preservar sua memória. Aqui dia-a-dia se destrói, se reconstrói , se transmuta. O passado parece vergonha… as gestões ajudam e a população…não enxerga.

  4. Pingback: Site registra abandono e obras embargadas de São Paulo | Blog das Cidades - por Adriana Delorenzo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s