No Morro do Querosene, comunidade se manifesta por acesso à fonte de água

Durante todo o dia de ontem, o Morro do Querosene, na zona oeste de São Paulo, foi palco de intervenções artísticas e culturais que buscaram chamar a atenção para um problema que a comunidade vem enfrentando: o bloqueio do acesso a uma fonte de água existente no bairro. Um muro foi construído em 2008 pelo proprietário de um terreno onde passa a estrada que leva até a fonte.

Segundo moradores, essa é uma fonte histórica, situada em local onde passaram antigas trilhas indígenas. Ainda não se sabe exatamente a origem dessa fonte, mas talvez ela de fato possa contar sobre um período da história da cidade que deixou poucos vestígios. É preciso pesquisar mais a respeito.

Desde 2004, foi aberto no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) um processo de tombamento do local onde fica a fonte. Os moradores reivindicam a desapropriação do terreno para a construção de um parque.

É preciso garantir a existência e a integridade dessa fonte enquanto não são concluídos os estudos sobre suas origens. Além disso, independente da conclusão desses estudos, trata-se de uma área que tem relação histórica com a comunidade e que precisa ser preservada.  A garantia do acesso público, portanto, é fundamental.

Leia mais em matéria da Folha de São Paulo e da Agência Brasil.

2 comentários sobre “No Morro do Querosene, comunidade se manifesta por acesso à fonte de água

  1. olá professora! gostei muito do seu blog e admiro seu trabalho. Sou estudante de Geografia e gostaria de saber se vc tem algum material falando sobre a questao das cidades livres e fechadas, no contexto do confinamento urbano.
    Desde já agradeço!
    abraços

  2. Oi, professora! sou eu, a Luciene do AUP. Sou moradora do Morro do Querosene.🙂 obrigada pela divulgação e pelo apoio à nossa causa. Abraços!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s