Prefeito de Manaus despreza demanda por moradia digna

Hoje fui surpreendida por uma matéria do Estadão sobre uma discussão do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, com uma mulher que mora em uma área de risco da cidade. À alegação da moradora de que não poderia deixar o local porque não havia outro para onde ela pudesse ir, o prefeito respondeu com um “Então morra!”.

A discussão foi exibida pela TV Amazonas e já está disponível no youtube. Abaixo, segue também a matéria do Estadão.

”Então morra”, diz prefeito

Amazonino discute com moradora de área de risco de Manaus e ironiza origem paraense

22 de fevereiro de 2011

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), discutiu ontem com a moradora de uma comunidade onde uma mulher e duas crianças morreram soterradas. O prefeito disse que as pessoas na comunidade Santa Marta, na zona norte da capital do Amazonas, ajudariam a prefeitura “não fazendo casas onde não devem”.

Uma moradora não identificada retrucou, destacando que “a gente está aqui, porque não tem condição de ter uma moradia digna”. Exaltado, o prefeito então respondeu: “Minha filha, então morra, morra.”

A moradora retrucou. Disse que, se é assim, “então vamos morrer todos”. Amazonino então perguntou sua origem. Quando a moradora respondeu que havia vindo do Pará, o prefeito encerrou a discussão dizendo: “Então pronto, está explicado.”

A discussão foi ao ar, na íntegra, no jornal do meio-dia da TV Amazonas, repetidora da TV Globo, e foi colocada no site de vídeos YouTube. O Estado procurou a moradora que aparece no vídeo no início da tarde de ontem, mas ela havia saído para trabalhar. A Assessoria de Imprensa da prefeitura informou que a Defesa Civil está cadastrando as pessoas na área de risco para providenciar casas alugadas.

Vaias. Em 26 de novembro do ano passado, durante visita a Manaus do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mendes foi vaiado durante seu discurso. “Nunca na minha vida sofri esse tipo de constrangimento. Se o Amazonino não tiver a aprovação do povo, vocês vão ter outro prefeito, porque eu vou sair”, reclamou o prefeito de Manaus, depois da vaia, referindo-se a ele mesmo. “Eu vou mandar fazer uma pesquisa. Se for negativa, renunciarei ao meu mandato.”

5 comentários sobre “Prefeito de Manaus despreza demanda por moradia digna

  1. é infelismente até o prefeito é mau educado e sem dginidade,imagina a cidade adiministrada por esse monstro, qual é o insentivo que dá para melhória do nossa cidade é lamentavel.

  2. É realmente chocante como um representante do Governo pode expressar uma opinião como essa, com tamanha agressividade.
    O mais triste é que se trata de uma visão mascarada de nossa elite, a mesma elite que afirma não ver problemas em esquadrões da morte em SP, e que realmente declara, sem maiores dilemas, que pobre deveria morrer.
    Durante as eleições presidenciais deste ano passado, me impressionei com o tamanho do ódio de classes que se desmascarou no Brasil, e estas declarações de Amazonino mostram mais uma vez este ódio e violência.

    Agora, é inaceitável que ainda tenhamos Prefeitos como Amazonino que não assumem o direito à moradia digna!
    É também inaceitável que ele possa declarar isso na Televisão e sair impune!
    E é ainda mais inaceitável, que assistamos a declarações como esta e que nos calemos, bestializados.

    Obrigada Raquel, pelo blog sempre maravilhoso.

  3. é incrivel como ainda hj no brasil tenhamos tantas desigualdades se fala tanto em crescimento mais ninguem ve que o norte do brasil parace um pais a fora eu moro na regiao sul do brasil na fronterira com o paraguay e vejo o descaso do brasil aki como se aki fosse terra de ninguem se aqui somos os ultimos imagem no norte do brasil devem vir depois de ajudar o planeta
    esse e o pais que vivemos devemos aproveitar que esta sendo discutido o estatuto da cidade que completa 10 anos e fazer com que os politicos cumpram o estatuto nao para os ricos mas para todos

  4. sem querer ser advogado do diabo ja sendo..

    voces acham mesmo que manaus tem que dar casa para todo cidadao de outros estados quem venham morar nesta cidade?

    acho q foi isso que o prefeito quis expressar , moramos em um pais com imensas dificuldades para resolver os problemas em nossas cidades, agora voces imaginem o programa venha para manaus e ganhe uma casa…

    acho que o nosso pais esta assim por causa de pessoas como voces, formadores de opiniao, intelectuais de biblioteca, tendenciosos

    o prefeito foi indelicado, talvez pelo calor do momento, da pessoa se recusar a sair de uma situaçao de risco, mas voces sao pouco inteligentes e nao analisam os dois lados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s