Depois de vários protestos contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo, a Câmara Municipal atendeu a solicitação dos manifestantes e realizará uma audiência pública sobre o assunto, neste sábado (12), às 9h, na própria casa. Além de discutir o aumento da tarifa de ônibus – que passou de R$ 2,70 para R$ 3,00 – também entrará na pauta o aumento da tarifa do metrô, que passará a custar R$ 2,90 neste domingo.
Um dos principais elementos que incide no custo do transporte coletivo, no entanto, é a sua forma de gestão. O projeto de implantação dos corredores de ônibus em São Paulo não apenas não foi implantado integralmente, como também aquilo que foi implantado não corresponde ao conceito de corredor em sua plenitude, já que os corredores acabaram sendo ocupados por uma quantidade enorme de linhas sem a devida racionalização.
Isso acontece em função do enorme poder que as concessionárias de ônibus têm na política municipal. E não é só em São Paulo. Em grande parte das cidades brasileiras os interesses das concessionárias de ônibus se sobrepõem ao interesse público de um transporte adequado para todos. E esse é um dos principais limites para o melhoramento do transporte coletivo em todo o país.
“Isso acontece em função do enorme poder que as concessionárias de ônibus têm na política municipal.”
E não é isso verdade para todas as instancias que o governo atua? As fabricas de cigarro, os labaratórios médicos, os grandes hopitais privados… todos tem seus interesses em primeiro lugar, à frente da saúde pública.
E não só nos transportes ou saúde. O governo não é para defender os interesses das pessoas. Atualmente ele defende os interesses das empresas.
Enquanto for assim, o resto é só resultado disso.
Você tem razão. E não é mesmo só em São Paulo. Em Belo Horizonte as concessionárias de ônibus são extremamente influentes nas decisões políticas municipais. Os rodoviários da região metropolitana de BH estão planejando paralisações nos próximos dias..
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