Ciganos: discriminação e precariedade em plena Europa

Na semana passada participei em Praga, na República Checa, de um seminário sobre comunidades ciganas e acesso à moradia nos países europeus. Os relatos que escutei no evento são chocantes: favelas precárias em vários países, reassentamentos em áreas de risco – próximos a aterros sanitários e áreas industriais poluídas, dificuldades de acesso à educação e à saúde.

A discriminação a essas comunidades vem de longa data e, inclusive, gerou o extermínio de grandes proporções de população cigana durante a Segunda Guerra Mundial. Essa discriminação continua claramente marcada por uma dimensão territorial, que se agrava neste momento de crise econômica na Europa.

Em 2005, países europeus que têm grandes contingentes populacionais romani (este é o nome da etnia) firmaram um compromisso com o objetivo de melhorar a situação de suas comunidades através de políticas de inclusão social. Em algumas comunidades autônomas da Espanha, como Andaluzia, Navarra e País Basco, estas políticas têm avançado, embora a incerteza quanto a seu futuro – em função da crise – também esteja presente.

Para ler minha apresentação no evento como Relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, clique aqui (em Inglês).

Para saber mais sobre a Decade of Roma Inclusion, a articulação de países europeus que mencionei acima, clique aqui.

2 comentários sobre “Ciganos: discriminação e precariedade em plena Europa

  1. Da mesma forma, aqui no RN, os ciganos do Grupo Calon são tratados como escória da sociedade. Não são respeitados em seus direitos fundamentais e lhes faltam escolas, apoio na saúde, educação e na garantia de moradia. Apontamos os erros dos europeus e convivivemos com um estado insensível e inócuo com relação aos nômades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s