Contra o aumento da passagem de ônibus, manifestantes têm ocupado as ruas de São Paulo nas últimas semanas

Ontem aconteceu mais uma manifestação, convocada pelo Movimento Passe Livre, contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo. No dia 5 de janeiro, a tarifa que custava R$ 2,70 passou a custar R$ 3,00.

O aumento foi de 11%, bem superior à inflação de 2010 na cidade, que foi de 6,4% segundo a Fundação Insituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Outras 17 cidades brasileiras reajustaram o preço da tarifa neste início de ano.

A de São Paulo é a mais cara do país e o serviço de transporte público na cidade é precário e não tem apresentado sinais de melhora.

O próximo ato contra o aumento da passagem em São Paulo está marcado para acontecer no dia 3 de fevereiro, às 17h, na avenida Paulista, com concentração no Masp.

Ao final da manifestação de ontem, um grupo de vereadores recebeu representantes do MPL na Câmara Municipal. Os manifestantes entregaram uma carta na qual solicitam a realização de uma audiência pública para tratar do tema.

O fato é que nenhum debate público foi feito pela prefeitura antes do aumento. A imprensa também pouco tem debatido o assunto.

Ainda assim, entre 3 e 4 mil pessoas vêm participando dos protestos a cada semana. No dia 13 de janeiro, a primeira manifestação terminou em confronto com a polícia. Veja neste vídeo imagens da repressão policial aos manifestantes:

Além das manifestações de rua, o MPL já organizou debates públicos e mobilizações pela Internet, como o twitaço de hoje, que colocou a hashtag #contraoaumento entre as primeiras do ranking de assuntos no Brasil.

Para mais informações, acesse o site do movimento: http://saopaulo.mpl.org.br/

5 comentários sobre “Contra o aumento da passagem de ônibus, manifestantes têm ocupado as ruas de São Paulo nas últimas semanas

  1. nesse momento de conforto econômico e anestesia social no BR, uma manisfestação legítima por uma causa de interesse público nao deveria acabar nisso.
    há uma crise se anunciando na europa. protestos contra aumentos dos governos europeus estão cada vez mais frequentes.
    a população do egito se revolta contra um presidente ha 30 anos no poder. a população pressiona os governos da grécia e espanha pela deserdom da fanfarra no poder e em sp cobra-se a tarifa mais cara do país sem um transporte público dígno para a população.
    e a polícia volta-se contra a sociedade novamente, o q é absolutamente irracional, pois se trata de uma luta em prol de um benefício comum a todos. quem levantou-se e foi as ruas gritar por justiça e direito para a massa, levou tiro.

  2. depois que a dilma começou a governa o nosso país as coisas começou a aumenta…..o aumento do onibus foi horrivel e daqui a pouco vai aumenta de novo… isso é muito injusto

  3. temos que fazer manisfestação contra ,um governo autoritario,do kassab,todos os setores,artesãos,funcionarios publicos,estão se ferrando neste governo,na hora do voto,não vamos cair no mesmo erro,fora psdb,fora kassab,só massacrou o povo trabalhador de ~sao paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s