São vários os motivos dos atrasos nas obras dos aeroportos brasileiros

As obras de ampliação de nossos aeroportos são absolutamente fundamentais e estão incluídas nos compromissos assumidos não apenas pelo governo federal, mas também pelos governos estaduais e as prefeituras com relação à preparação do Brasil para a Copa de 2014. O problema é que as obras estão muito atrasadas.

Em cada caso, há uma situação diferente. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, começou em 2005 sua obra de ampliação, contestada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que avaliou que a obra estava superfaturada e mandou reduzir drasticamente o valor, que passou de R$ 350 milhões para R$ 250 milhões. E agora que as obras deviam finalmente começar, como haverá diminuição da capacidade de pousos e decolagens durante pelo menos três meses, as companhias aéreas estão fazendo de tudo para adiá-la porque não querem reduzir o número de vôos. Então esta é a questão em Cumbica.

Mas há cidades em que as obras também estão atrasadas, mas por outros motivos, como é o caso do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Há quanto tempo estamos ouvindo falar da terceira pista deste aeroporto? A Infraero está fazendo um processo de licitação, mas não existe ainda um projeto básico, ninguém sabe onde vai ser a pista, e nem muito menos há licença ambiental. Então mesmo que uma empresa ganhe a concorrência para fazer as obras, ela não poderá começar agora porque essas obras não estão aprovadas.

Outro caso é o do aeroporto de Congonhas. Primeiro, há toda uma tensão entre o aeroporto e a cidade de São Paulo, entre a prefeitura e os moradores do entorno, que não querem ampliação de pistas nem aumento no número de vôos porque sabem que isso vai significar um impacto maior na região e, muitas vezes, como ocorreu com a ampliação do aeroporto de Porto Alegre, essas obras envolvem remoções e reassentamentos. Então a relação com a população, que precisa ter equacionados seus problemas de moradia, e com as prefeituras que vão se envolver nessa questão, torna ainda mais complexas essas obras e essas operações.

Evidentemente, questões como essas existem em qualquer parte do mundo. Mas há uma diferença básica no Brasil, que é o problema do planejamento de obras. Quer dizer, se existe um planejamento e ele precisa estar absolutamente acertado entre Anac, Infraero, prefeituras e companhias aéreas, no dia de começar as obras, é preciso que elas realmente comecem. Mas isso infelizmente não acontece. A situação mais comum entre nós é que cada um faça seu planejamento sem combinar com os demais envolvidos.

3 comentários sobre “São vários os motivos dos atrasos nas obras dos aeroportos brasileiros

  1. O que falta realmente são ações preparatórias bem planejadas, com tempo, com cuidados e com respeito à legislação. Sabemos que há morosidade e ineficiência na burocracia pública e os órgãos responsáveis tanto pela execução quanto pela fiscalização das obras parecem mirar sempre lados opostos. Mas tudo isso, todos os problemas bem relatados nesse artigo poderiam ser minimizados se houvesse eficácia na gestão das ações preparatórias. Parece que no Brasil, primeiro pensam em reservar dinheiro no orçamento – e só depois correm para fazer os projetos de engenharia e os estudos que comprovam a viabilidade ambiental, financeira, econômica e técnica. Abraço e parabéns pelo texto.

  2. SEJA DITO A VERDADE, NO GOV FHC O POVO VIAJAVA DE ÔNIBUS GRANDESTINO NA MAIORIA DAS VEZES , NO GOV. LULA AS PESSOAS DE BAIXA RENDA ESTÃO ULTIZANDO OS AVIÕES POIS AS SUAS TARIFAS SÃO BARATAS, OS CONGESTIONAMENTOS EM AEROPORTOS EM TODO BRASIL .DEVIDO AO CRESCIMENTO NO NUMEROS DE PASSAGEIROS NÃO ACOMPANHOU SEU CRESCIMENTO DA DEMANDA.

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