Além de lançar seu website, a Relatoria divulgou também seu primeiro boletim, reproduzido abaixo e disponível também em inglês e espanhol.
Para baixar o pdf em português, clique aqui.
Se preferir, baixe em Inglês ou em Espanhol.
Está no ar o site da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Lá você encontra os relatórios e demais documentos preparados pela relatoria, além de notícias sobre o tema. Esperamos assim facilitar o acesso às informações referentes ao trabalho da relatoria, criar um espaço de referência sobre o tema e um canal de comunicação direta com o público. Para tanto, esperamos receber contribuições e notícias de todos os lugares do mundo. Sejam bem-vindos!
* Atividades previstas para o semestre:
Na primeira quinzena de setembro, a Relatoria estará em missão ao Cazaquistão; e no final de outubro, fará uma missão no Banco Mundial.
Envie-nos informações e contatos sobre a questão do direito à moradia nestes locais!
* Relatório temático em elaboração:
Estamos elaborando um relatório – que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos em março de 2011 – sobre a situação do direito à moradia no âmbito dos processos de reconstrução pós-desastres e/ou conflitos.
Se você tem referências e informações sobre o direito à moradia nestas situações, envie para nós!
* Ajude a construir o trabalho da relatoria:
Para entrar em contato, enviar notícias e informações: clique aqui.
* Saiba mais:
Para ler os relatórios das missões já realizadas e dos enfoques já trabalhados pela Relatoria, clique aqui.
Este boletim é um projeto da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada e contém informações não oficias.
Relatora (desde maio de 2008) – Raquel Rolnik
Para receber o boletim, envie e-mail com a palavra ”CADASTRAR” no assunto para: contato@direitoamoradia.org
Para deixar de receber o boletim, envie e-mail com “DESCADASTRAR” no assunto para: contato@direitoamoradia.org
Espero que a capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, seja contemplada com o trabalho dos técnicos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, sem a intervenção dos órgãos públicos que só visam o progresso acelerado para privilégios políticos e obras faraônicas; temos o desastre de conviver, em pleno centro da cidade com a modernidade das autopistas que ligam o centro ao aeroporto de Confins e, a rua Itapecerica, centro histórico, entregue à miséria do tráfico de drogas, prostituição, casarões desmoronando e miseráveis espalhados pelas calçadas.
Bem, a cidade está aquém de São Paulo e Rio de Janeiro, nossos guetos são muitos e nossa memória coletiva está se diluindo em interesses privados.
Depois de 26 anos como bacharel em Comunicação Social (Jornalismo), em veredas de jornal impresso, produção em Tv Educativa e Universitária, docência em Universidades particulares e pública, só vejo uma saída: a rodoviária ou o aeroporto, uma vez que aqui só acontece o já acontecido, embora o futuro seja promissor.
Quero pensar o Brasil dos filhos de meus netos e minhas ferramentas são a comunicação, a educomunicação e a ética cidadã.
Obrigado por suas informações, afinal tenho amig@s em São Paulo, RJ, Brasília e até aqui em BH.