Uma cidade saudável precisa oferecer condições adequadas de saúde para a população

Amanhã será celebrado o Dia Mundial da Saúde, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde.  E o tema da campanha este ano é ‘Mil cidades, mil vidas’. Serão realizados eventos em todo o mundo, inclusive na cidade de São Paulo. A ideia é mostrar às autoridades que elas são parte determinante para a disseminação da saúde, proporcionando áreas que sirvam de estímulo à prática de exercícios.

Entre os critérios que definem uma cidade saudável, além da existência de espaços que permitam a prática de esportes ao ar livre, está o oferecimento de condições adequadas de saúde para a população. Entre as condições mais precárias de saúde no meio urbano, destaca-se a questão dos acidentes e das mortes no trânsito. Uma cidade saudável é uma cidade que tem um baixo índice de acidentes e mortes no trânsito.

Infelizmente, esse não é o caso de São Paulo. O último dado da Secretaria Municipal de Saúde, de 2006, mostra que naquele ano 1.500 pessoas morreram em acidentes no trânsito, metade delas atropeladas. Esse número é muito significativo e revela uma das dimensões da questão da saúde na cidade. Além de outros aspectos, como o alcoolismo, a dependência de drogas, a poluição, a obesidade e outras complicações de saúde em função do não uso do corpo na cidade e da falta de espaços adequados para a prática esportiva.

São Paulo tem evoluído em relação à criação de espaços, mas não de maneira satisfatória. Estamos vendo dois movimentos importantes acontecendo na cidade. Um vem dos próprios cidadãos. As pessoas estão cada vez mais procurando os espaços da cidade para praticar exercícios, caminhar, correr, andar de bicicleta. Os parques e os espaços que existem estão cada vez mais utilizados e isso é um movimento claro por parte dos cidadãos. A outra dimensão é o quanto a cidade está se transformando para acolher esse movimento. Sim, começamos a ter ciclovias, começamos a pensar neste assunto, começamos a investir nos parques, mas isso ainda é absolutamente insuficiente em relação à demanda que temos na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s