Cidade Limpa 2 vai regulamentar a iluminação em São Paulo. Infelizmente fios e cabos continuam de fora

A prefeitura de São Paulo, através da Emurb, anunciou que vai regulamentar a iluminação na capital paulista, tanto de estabelecimentos públicos, como de particulares. A Lei Cidade Limpa 2, como está sendo denominada, ainda não foi enviada para a câmara municipal, então ainda não conhecemos bem o seu formato.

Sabemos que a ideia é trabalhar experimentalmente na Avenida Paulista com uma nova regra para a iluminação, tanto de edifícios públicos quanto privados, em sua maioria edifícios comerciais. Hoje não há uma regra para esta questão. A iluminação depende da iniciativa de cada um e, portanto, ela varia. Alguns edifícios de São Paulo já têm uma iluminação cênica, que é aquela iluminação embaixo, com holofotes, que valoriza a fachada. Além disso, há algumas iniciativas, como projetos específicos de iluminação da Rua Oscar Freire, muito pontuais. Mas, como regra geral, isso não existe na cidade de São Paulo.

É bem-vinda, portanto, a ideia de trabalhar a iluminação da cidade, com o objetivo de aumentar a segurança. Em muitas cidades do mundo hoje já se separa o que é iluminação de pedestres, que é uma iluminação mais baixa, iluminando a calçada e a área onde as pessoas estão circulando; e uma iluminação geral para veículos, que é muito mais alta e não serve para propiciar sensação de segurança ao pedestre. Então, trabalhar esta questão pode, de fato, aumentar a segurança.

No entanto, eu acho estranho que, ao trabalhar a valorização da paisagem – primeiro foram os anúncios, agora vem a iluminação –, não se fale de um dos aspectos que mais atrapalha a paisagem de são Paulo, que é a enorme quantidade de fios e cabos passando pela cidade.  Isso causa uma enorme interferência na paisagem e pelo jeito este tema não está sendo abordado. Não foi no Cidade Limpa 1, nem está sendo no Cidade Limpa 2.

A Avenida Paulista é um bom exemplo de como a ausência de fios já melhora muito a paisagem. Existiu na cidade, há duas gestões, uma meta e um projeto sobre esta questão, mas até agora nada foi feito. Há uma relação bastante complicada e importante com os concessionários, já que todos são concessionários privados, tanto de luz, no caso a Eletropaulo, como de cabos, de TV e internet. Recentemente, com o problema das chuvas, com quedas de árvores etc, vimos muita interrupção de energia e problemas seriíssimos na rede em função da existência dessa fiação aérea. Então me parece que o Cidade Limpa 2 deveria também trabalhar prioritariamente a questão dos fios e cabos.

3 comentários sobre “Cidade Limpa 2 vai regulamentar a iluminação em São Paulo. Infelizmente fios e cabos continuam de fora

  1. “…que é a enorme quantidade de fios e cabos passando pela cidade”.

    De fato algo que nunca entendi em São Paulo. Como ainda não levaram isso para o subterrâneo, como aconteceu no RJ, por exemplo.
    Abss!

  2. O pior, Raquel, é que não precisávamos nem resolver a questão dos anúncios – já bastava estimular a melhoria das fachadas que já existiam; a meu ver essa é mais uma lei para transformar a cidade num lugar feio e cinzento, que ela está se tornando por opção dessa administração e dos que fazem planejamento público para ela.

  3. Eu tenho a impressao de que ha cerca de tres anos a prefeitura tentou alguma coisa em relacao aos fios e cabos. Eu trabalhava no JT na epoca e fiz uma materia a respeito, mas confesso que nao me lembro dos detalhes. So lembro de que ninguem conseguia me responder quem ia pagar pelo aterramento, o que parece a resposta para a falta de continuidade do projeto. O dinheiro necessario para aterrar os cabos era tao grande que eu sempre duvidei que fosse dar certo. Mas vale recuperar essa historia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s