Santana do Parnaíba encenou sexta e sábado sua tradicional Paixão de Cristo

Na série de indicações sobre a Semana Santa, a última cidade sobre a qual falei foi Santana do Parnaíba, que sexta e sábado apresentou sua tradicional encenação da Paixão de Cristo.

Santana do Parnaíba, a 40km da capital, apresentou sexta e sábado sua tradicional encenação da Paixão de Cristo, com mais de 70 atores e 500 figurantes, numa cerimônia que dura duas horas e meia junto à barragem Edgard de Souza, no Km 40 da Estrada dos Romeiros. Santana do Parnaíba é também uma cidade patrimônio histórico do Estado de São Paulo, um dos primeiros assentamentos da nossa região que ainda tem uma arquitetura setecentista e que vale a pena conhecer.

Muitas pessoas nem sabem que existem algumas atrações como esta. Além de Santana do Parnaíba, na tradição bandeirista em São Paulo existem várias regiões como esta, a aldeia dos Carapicuíbas, Embu, entre outras. Acho que todas elas preservam no seu centro histórico um pouco dessa tradição, que está também misturada com a tradição religiosa, já que todas essas cidades se constituíram a partir de uma ocupação organizada pela religião. Então a história dessas cidades tem muito a ver com as celebrações religiosas populares aqui no nosso Estado de São Paulo.

Um comentário sobre “Santana do Parnaíba encenou sexta e sábado sua tradicional Paixão de Cristo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s