Traçado do trem bala levanta polêmica e prazo para consulta pública é ampliado

O traçado do trem bala que vai unir Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, em 511 quilômetros de trilhos, foi divulgado há algumas semanas. Ele gerou emoções positivas e negativas, com alguns querendo o trem mais perto e outros mais distante.

Há muita polêmica em São José dos Campos, pois o traçado ocupa uma região conhecida como Banhado, uma área de mata atlântica bem no centro da cidade. Já existe muita briga na cidade para não deixar nada ocupar esta área, e agora vem o projeto do trem bala e passa bem em cima do Banhado.

Outra questão é onde será construída a estação de São Paulo, prevista para o Campo de Marte. Ele já tem um uso hoje, para aviação e helicópteros, que precisaria ser deslocado para outro local, pois uma cidade como São Paulo precisa desse serviço. E o acesso é difícil. Outra alternativa seria o Terminal Barra Funda, que já é intermodal, com trem, metrô e ônibus, e tem fácil acesso.

Em função dessa polêmica e muitas outras, a consulta pública que ia terminar nesta segunda, 17, foi prorrogada até 15 de setembro. Qualquer pessoa pode entrar no site do Trem de Alta Velocidade, ou no da Agência Nacional de Transportes Terrestres, e conhecer todo o traçado.

É difícil de baixar e demora muito, não está fácil olhar esse projeto. Mas é importante o cidadão tomar conhecimento, para que as decisões sobre o traçado não sejam tomadas por alguém que não está pensando qual seu impacto na cidade.

O projeto prevê que 18% do traçado seja feito por túneis, que significam 31% do custo da obra, orçada em 35 bilhões de reais. E boa parte dos que pedem alterações no trajeto querem mais trechos subterrâneos.

O trem bala é prometido para 2014, quando será realizada a Copa do Mundo. Mas há dúvidas que ele esteja pronto até lá, e mais dúvidas ainda sobre se este custo vale a pena, se com esse dinheiro não seria melhor fazer muito, mas muito mais metrô na região metropolitana de São Paulo.

Um comentário sobre “Traçado do trem bala levanta polêmica e prazo para consulta pública é ampliado

  1. Querida Raquel,

    Parabéns pelo seu Blog ! Obrigada por me avisar da criação. Fico muito feliz em poder acompanhar suas opiniões sobre assuntos tão caros!
    Vou incluí-lo nos “Favoritos”.

    Bjs,

    Vanja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s