Cidades precisam de banheiros públicos limpos e bem cuidados

Um ouvinte me disse que tem morrido de vergonha de passear com suas duas filhas pequenas e ver gente urinando nas ruas, nos cantos e nas árvores. Isto ocorre principalmente porque São Paulo é uma cidade sem banheiros públicos.

A Prefeitura divulgou nesta semana que vai tentar montar um novo sistema de sanitários públicos. A idéia é fazer parcerias com estabelecimentos comerciais para que bares, restaurantes e lojas possam abrir seus banheiros ao público em troca de uma publicidade, dizendo que aquele banheiro é patrocinado.

Segundo a Prefeitura, trata-se de mais uma tentativa para resolver essa questão, já que algumas foram feitas e sempre surgem problemas de depredação e mau cheiro.

Não consigo avaliar se os banheiros público-privados, como estes que estão sendo propostos, darão certo ou não. Tampouco se a placa de publicidade é um estímulo suficiente para que uma empresa abra seu banheiro para uso público e gratuito.

Mas outro dia eu usei um banheiro público no Rio de Janeiro, em Copacabana, e fiquei absolutamente impressionada, pois era limpo e bem cuidado. Simples, sem nenhuma sofisticação. Era pago, custava 50 centavos, e era um banheiro impecável.

Não vejo porque não seria possível manter uma rede de banheiros com um pouco de investimento, cuidado e gestão. A cidade precisa de banheiros. É algo absolutamente necessário na medida em que se promove o uso mais intenso das áreas centrais e o transporte a pé.

Fico pensando nas pessoas que têm uma necessidade maior de ir ao banheiro, como as grávidas e os idosos. Como é que fazem para circular na cidade sem ter acesso a esse tipo de equipamento?

Não sei qual é a situação dos banheiros de todo o município do Rio de Janeiro. Mas estes que eu vi e pude utilizar, na orla de Copacabana, me pareceram excelentes. Se é possível lá, por que não seria aqui?

Leia a opinião dos médicos sobre a falta de banheiros públicos.

7 comentários sobre “Cidades precisam de banheiros públicos limpos e bem cuidados

  1. Na orla só é possível porque é turística. O encaminhamento de investimentos pela administração pública às “áreas prioritárias” impede esse tipos de banheiros públicos. Em rodoviárias, alguns shoppings, lugares de grande acesso do público é possível encontrar banheiros, muitas vezes pagos. No rio, na orla da Barra tbm tem banheiro pago. Não sei… acho que essa coisa de fazer necessidades da rua, está mais para falta de educação do que pela falta de banheiro em si. Mas não desconsidero a importância de mais banheiros.

  2. eu acho que a falta de banheiros nas cidades esta directamente relacionada com a questao da urbanizacao.e incomcebivel que os urbanistas do nosso seculo se excusem de pensar num aspecto tao importante quanto a construcao dos sanitarios pub;licos e definitivamente esse e um papel que esta a cargo do municipio e enquanto nada for feito continuaremos a asssistir a essa vergonha que tem se tornado um rito nas nossas cidades.tao comum que ja parece normal

  3. Raquel,venho pesquisando a respeito de banheiros pulbicos, pois minha cidade,Fortaleza/Ce esta com um projeto de implatar esse banheiros pelo centro da cidade e praças.
    Foi nessas pesquisas pela internet que encontrei seu blog.
    Você conhece alguma empresa(s) pelo Brasil que fabricam esse tipos de banheiro automatizado ou nao automatizado, esses que a gente ver em alguns paises como Inglaterra,Estados Unidos.

    Aguardo ansiosamente.

    Obrigado pela atençao.

  4. Oi aqui em Belo Horizonte perto da Praça da Estação, montaram em uma loja “banheiros limpos”, onde tem banheiros para homens e mulheres e é cobrado 0,50 centavos. Achei muito interessante, pois vc paga, mas tem um banheiro limpo para utilizar, principalmente, porque sempre tem eventos nessa praça e os banheiros químicos são horríveis.

  5. As ruas urinadas e defecadas já fazem parte da cultura do país, se não fosse consentido existiram banheiros públicos bem cuidados pela cidade, o cidadão muitas vezes sem alternativa é obrigado a fazer as necessidades pelos cantos nas ruas, porque não existe opção mesmo!
    Não é culpa do povo, as pessoas são empurradas para estas práticas, mas isto é de conhecimento geral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s