Finalmente o trem da CPTM chegará até o aeroporto de Guarulhos

No final do mês passado, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo anunciou que estenderá o trem da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) até Guarulhos, incluindo o aeroporto de Cumbica. Finalmente uma decisão sensata sobre o assunto, infelizmente com pouca repercussão na mídia.

O novo trem sairá do Brás e chegará a Cumbica em 23 minutos. As obras deverão ficar prontas até 2014. Por muito tempo o governo do Estado hesitou em levar a rede da CPTM até o aeroporto de Guarulhos.

A ideia inicial era que o trem da CPTM chegasse apenas até a região do Cecap Zezinho Magalhães e que um outro trem – o chamado expresso aeroporto – fizesse a ligação até Cumbica, com um serviço diferenciado, mais confortável, saindo da estação da Luz direto para o aeroporto.

O projeto seria feito através de uma PPP (parceria público-privada) e teria uma tarifa bem salgada, na época estimada em torno de R$ 35,00, bem mais cara que os R$ 2,90 do trem da CPTM. Com esse valor, portanto, o expresso aeroporto não atenderia em absoluto nem a população de Guarulhos nem mesmo os trabalhadores do aeroporto que se deslocam diariamente entre as duas cidades.

Com o anúncio do projeto do trem-bala pelo governo federal, que também faria uma ligação direta entre São Paulo e Cumbica, partindo da estação da Luz, a ideia do expresso aeroporto ficou inviabilizada e foi engavetada. O fato é que, até agora, a própria viabilidade do trem-bala permanece incerta.

Mas o mais importante é que tenhamos o trem comum para a cidade de Guarulhos, que tem mais de 1 milhão de habitantes, e o aeroporto de Cumbica, onde trabalham mais de 28 mil pessoas, inserindo a cidade no sistema de transporte coletivo de massas, já que os trens estão ligados à rede de metrô.

O desafio agora é lutar para que os trens da CPTM – que hoje funcionam com intervalos de 6 minutos, superlotados e lentos – alcancem um melhor padrão de qualidade e conforto sem que para isso seja preciso inventar um negócio milionário. Alguns trechos que já passaram por reformas mostram que é possível melhorar o desempenho e o conforto dos trens dessa rede.

Leia mais sobre este assunto na Folha Online.

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25 comentários sobre “Finalmente o trem da CPTM chegará até o aeroporto de Guarulhos

  1. Raquel, que ótima notícia para fechar minha semana!

    Sei que também querem colocar em pauta a contrução de um cptm entre Campinas e São Paulo.

    Acho excelente. Trabalho em Campinas e todos os dias é um drama se transportar entre as cidades com ônibus, principalmente aos fins de semana. Pedágios caros e rodoviária cheia (mesmo saindo ônibus de 5 em 5 minutos). Nos feriados o tempo de espera pra pegar um ônibus chega a ser maior que o da viagem, fora os congestionamentos.

    Acho que será excelente pra quem viaja e pra quem quer trafegar dentro de São Paulo.. um CPTM Guarulhos e um Campimnas, tirará um contingente de transeuntes sem precedentes das ruas.

    • uma cidade com o sp nao ter um metro ate o aeroporto internacional e uma das maiores vergonhas do brasil…pais ridiculo e lamentavel

  2. Raquel, temos que ser honestos, a CPTM melhorou DEMAIS, hoje são 6 minutos e com um carro que pega a plataforma inteira (bem maior que o Metro) mas a uns 5 anos era só metade da plataforma e até meia hora de intervalo.

    Mas mesmo comprando mais trens, ela só vai ter um alívio quando a linha amarela chegar na Luz e a Lilas na sta Cruz.

    Aliás, a CPTM, alterou seu estatuto para poder participar de licitaçoes das linhas ferreas intermunicipais, que estao nas maos do governo federal, para poder seguir sua vocaçao, que é ligar as cidades com trens.

    E se o governo federal usasse esse dinheiro do trem bala, pra reformar a rede de trilhos do estado de sao paulo, colocando trens que andem na mesma velocidade dos carros, seria um dinheiro bem melhor gasto e nao coisa pra gringo ver.

  3. Prezada Raquel. Agora que descobri o seu blog, o visitarei com frequência. Bem, como todas as coisas que se movem por trilho no Brasil, prefiro VER PARA CRER, sobre essa nova linha da CPTM. Por enquanto, é uma promessa. Se não se encaixar na demanda do Itaquerão… talvez atrase. E quanto ao trem-bala: sua viabilidade deixou de ser incerta. Aliás, sempre foi uma certeza: não tem viabilidade NENHUMA! Insanidade que só os insanos vêem como viável… Abraço!

  4. Ainda assim, falta alguma coisa. Os dois principais aeroportos de São Paulo precisam de uma ligação expressa via trem, retirando das ruas os ônibus das empresas que fazem o trajeto, além de vans e automóveis levando e trazendo passageiros. Atualmente esse percurso é feito em cerca de uma hora, hora e meia com transito congestionado. Um trem expresso levaria cerca de vinte minutos. Além disso a alta concentração de passageiros por m² desestimula a opção pelo sistema metrô/trem.

  5. Ótima notícia.

    Do ponto de vista urbanístico é possível fazer uma ligação por trilhos entre essa estação da CPTM no aeroporto de Guarulhos e o bairro dos Pimentas, conhecido por ser o mais populoso da cidade? Caso positivo, é uma obra que caberia dentro do orçamento municipal?

    Obrigado.

  6. O compartilhamento das vias com trens de carga continua sendo um dos grandes empecilhos à diminuição do tempo de espera entre as composições da CPTM . Enquanto não for feito o anel ferroviário metropolitano (em estudo desde a década de 50) será bem difícil conseguir melhorias nesse quesito além das que já foram obtidas recentemente.

  7. Realmente é um boa notícia, mas é uma pena termos que esperar mais quatro longos anos p/ que seja eleito um outro prefeito p/ Guarulhos e que venha engavetar esse projeto, se arrastando novamente como vem sendo desde sempre… Quero estar errada, mas parece apenas como alguém que da um doce na mão de uma criança e depois tira…. É lamentável…
    Mas minhas dúvidas são o seguinte:
    Gostaria de saber o por que em todas as notícias que venho pesquisando diz que essas obras p/ o trem em Guarulhos vai apenas até o Parque Cecap??? Assim como o terminal recentemente inaugurado e operando? é apenas por motivos do Aeroporto e da copa de 2014? E os outros bairros como a periferia não podem ter acesso ao trem?? Pois deveriam estender essas obras até a estação de trem de São Miguel por exemplo passando por todos os bairros dando acessibilidades ao cidadão trabalhador que mora e trabalha muito mais distante do Centro de Guarulhos e que todos os dias enfrenta um trânsito infernal na Rod. Pres. Dutra sendo prejudicado pelo congestionamento também em muitos pontos dentro dos bairros de Guarulhos. Portanto não somos menos importantes que quem mora no Cecap que diga-se de passagem o Cecap tem hj a melhor estrutura em transporte em Guarulhos. Viabilizar o bairro Cecap visando o Aeroporto internacional por causa da Copa de 2014 ok, mas desmerecer a real necessidade dos cidadãos Guarulhenses que acordam muito cedo p/ trabalhar a duas hs de casa, por puro interesse próprio alegando não ter verbas necessárias p/ as obras, é demais!!! Quem sabe se os “rombos” nos cofres públicos de Guarulhos e se os parlamentares não recebessem esse chamado “super salário” R$ 614 milhões de pagamentos acima do teto e outros “rombos” não divulgados e cada centavo pago em impostos devidamente revertidos tbm ao transporte público juntamente com os governos de São Paulo e Guarulhos e empresas públicas e privadas, poderiam então de fato complementar o custeio das obras de metrô e trens p/ Guarulhos?? Acorda Brasil! Dinheiro tem pq pagamos os impostos e ai de quem não pagar… mas o problema é que ele vai parar nas mãos de maus administradores…

  8. conversei com um funcionario de plataforma da cptm e perguntei se o trem da linha diamente(itapevi) iria ate o bras conforme no mapa metropolitano e ele disse que tem projeto e que a estaçao julio prestes seria desativada. isso confere?
    Ele me disse tambem que a linha 7 em breve so iria ate a barra funda porque o linha 11 vai ser extendido ate palmeiras barra funda.

  9. o negocio é comprar rapido apartamentos perto do aeroporto,…pois se a ideia realmente se efetivar… o bairro de cumbica vai ficar carissimo… sorte a minha… comprei um ape por 85 mil…. ate 2014 conseguirei mais de 170 nele…

  10. Prezados, o assunto é muito sério . A cidade de São Paulo precisa urgente de trilhos para o aeroporto de Guarulhos e o de Campinas. Também acho que o trem de alta velocidade é necessário pois o transito aéreo e também o da via Dutra já chegou a um limite de saturação.O governo precisa trabalhar rápido.
    Saudações a todos.

  11. Prezados, bom dia, esta obra já deveria estar pronta. Uma vergonha o que as pessoas passam no trânsito para chegar a Guarulhos e Campinas.Felicidades a todos que usam este percurso.
    Marcos Mattar

  12. Os governantes deste país acham que os eleitores vivem na era passada.Burros ignorantes e incautos politicamente falando.Por favor senhores governantes não subestimem a inteligência dos seus eleitores. Sabemos muito bem que essa obra da Cptm só vai sair por causa da copa.Subtamente o governo Federal obrigou os governos; estadual e municipal a realizar obra tão importante para a população da cidade de Guarulhos.Agora provem individualmente o interesse por nós guarulhense de que a oitava economia Brasileira merece o melhor, até porque as eleições já estão as portas

    • sr Audeny, Guarulhos. Osasco, São bernardo, Diadema, Mauá , Santo Andre, Ribeirao Pires, são governados pelo PT 20 anos porque eles nunca fizeram nada nada no transporte, saude , prefeituras com as maiores arrecadações de impostos do pais se cada uma fizesse pelo menos uma linha de trem e um hospital cada 10 anos hoje seriam 1º mundo
      o prefeito de Guarulhos mora em guarulhos?
      Moacir de Oliveira

  13. Boa tarde,

    A Cidade de Guarulhos é uma vergonha, o prefeito atual Almeia é o pior prefeito que a cidade já viu, um monte de obras sem logica, quer dizer tem logica sim dinheiro jogado fora pelo ralo, nossa cidade está em estado de calamidade pública, a maioria das ruas com asfalto quebrado, obras como a rodoviaria do Parque Cecap que foi feita pra nada, só tem fantasma naquele lugar, agora estão jogando mais um pouco de dinheiro fora reformando uma coisa que nem foi usada, fizeram um UPS no Jardim Lenize/Soberana e fecharam o Posto de Saúde do Jardim Jão João, quer dizer descobre um santo para vestir outro.
    Uma cidade que tem tantas empresas, arrecada um dos maiores impostos de São Paulo e não ter mêtro e uma vergonhaaaaaaaaa, um absurdo, pior que isso agora querem trazer o trêm só até o aeroporto daqui a 4 anos, parece que se a copa não fosse no Brasil o pais ia ficar do mesmo jeito até quando, onde que está o nosso dinheiro de impostos, onde que está o dinheiro dos impostos das empresas, cadê o nosso dinheiro onde foi parar, está na cueca de quem? gente nossa cidade era pra ser uma cidade linda e maravilhosa com toda imfra-estrutura, com bom atendimento da saúde, nos trasnportes em tudo, temos vários bairros que não tem asfalto e quando tem está mais furrado que uma peneira, as rua estão cheias de tartarugas parece que o prefeito tem algum parente com fábrica de tartaruga sei, o trevo de Bonsucesso é outra vergonha, o engenheiro que fez o projeto daquele trevo vou te falar em, merece tirar o chapéu para ela, gente precisamos acordar e fazer alguma coisa pela cidade, eleitores precisamos fazer alguma coisa só depende de nós.

  14. Se assentarem os trilhos já estará bom. Depois, a gente pode usar aquele carrinho para duas pessoas que tem uma espécie de pedal em forma de gangorra que é acionado com as mãos!!!

  15. sera que é verdade?
    um trem para guarulhos é ótimo, depois de tanto tempo pegando onibus cheios até o tucuruvi para chegar até a luz .

  16. Fico contente com essa noticia de que o trem vai chegar ate a região do aeroporto de guarulhos ainda mais eu que gosto de trens, quando vim morar aqui em guarulhos lamentava aqui não ter esse meio de transporte. o lamentável e ele ir só ate o aeroporto poderia se estender os trilhos e prolonga-lo ate a região do jardim são joão com o final da linha no bairro presidente Dutra. o lamentável e a incopentencia de alguns políticos como por exemplo os prefeitos do pt que governam a cidade de guarulhos a 13 anos construindo os seus elefantes brancos como por exemplo o novo viaduto no centro de guarulhos que liga nada com nada,quis fazer bonito e no fim construiu um viaduto no lugar errado,quando o certo seria ter construído esse novo viaduto no trevo de bonsucesso e assim acabar com aquela vergonha que o trabalhador cansado depois de um dia de serviço e obrigado a perder 40 minutos a uma hora só para atravessar um pequeno trecho de centenas de metros ,vamos ver se a população de guarulhos acorda e saia desse efeito hipinótico que o LULISMO deixou.

  17. Parece até piada, um município como Guarulhos não ter trem nem metrô. Enquanto as empresas de ônibus de Guarulhos bancarem as eleições fica difícil. Esta é a verdade.

  18. O trem vai chegar até Guarulhos, mas a maior parte da população que utiliza o transporte público não terá acesso, pois ele deveria chegar no mínimo até o Trevo do Bonsucesso, caso contrário, somente uma parcela será beneficiada…

  19. Porque não fazem no traçado da Via Dutra o Veículo Leve sobre Trilhos, isso atenderia Guarulhos e região com baixo impacto ambiental e facilitaria o acesso de diversos trabalhadores as empresas situadas em torno da Via Dutra, principalmente diminuindo o trânsito da Dutra que é terrível.

  20. Proposta de implantação em São Paulo de trens expressos urbanos com composições pendulares de dois andares (double decker) para locais de alta demanda:

    * Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)
    -5 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca).
    ~183 mil pass/dia (2014)

    Expresso Oeste Sul (Linha 8 Diamante)
    -4 +2 estações (Barueri, Carapicuíba, Osasco e Pinheiros), com previsão de prolongamento até Tamboré e Alphaville.
    ~216 + 44 mil pass/dia (2014)

    * Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)
    -6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).
    ~416 mil pass/dia (2014)

    São Paulo Cumbica (Linha 13 Jade)
    -n estações (São Paulo, aeroporto de Cumbica).
    ~80 mil pass/dia (2014)
    Espero que os burocratas não cometam a mesma insensatez que ocorreram com as linhas 4-Amarela, e 5-Lilás, no quais foram especificadas bitolas e alimentações elétricas divergentes das existentes, assim ficariam bloqueadas as integrações em “Y” como esta por ocorrer nas integrações da estação Chácara Klabin das linhas 5-Lilás com a 2-Verde entre outras, nas quais os usuários tem que obrigatoriamente fazer transbordo nestas estações se desejarem prosseguir viagem.

    *Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.
    Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;
    – Para a altura da carruagem (h~=4,3m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.
    – Poderá existir a necessidade de investimento na repotêncialização de algumas subestações, e a capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-68, e dormentes de concreto.
    – Adequação e reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro.
    – Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega, (exceto se a estação for curvilínea) não recomendável.
    – Potência= ~ 3000 kW.
    – Atendimento de poucas estações (caso da linha 8).
    – Demanda pequena (no caso das linhas 7 e 8).
    – Existência de linha disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)
    – Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).
    – O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).
    – No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.
    – Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (Incluindo as do tipo piso rebaixado).

  21. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André).
    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade (Guarulhos) com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.
    Portanto concordo com as críticas da professora urbanista Raquel Rolnik a respeito da superposição de traçado (ferrovias paralelas) entre TAV, Expresso Aeroporto e Trem para Guarulhos.
    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que será feita, outra opção teria como destino, no mínimo até a Barra Funda utilizando composições de dois andares (double decker), que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a sobrelotada Linha 12-Safira (Imagine a cena, que situação humilhante e vexatória com as pessoas tentando transitar com as malas e bagagens dentro de um vagão destes) .
    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração e expansão, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão “planejando” outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

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